Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar e tratar o nariz quebrado

A fratura do nariz acontece quando há a quebra dos ossos ou cartilagens devido a algum impacto nesta região, como acontece por quedas, acidentes de trânsito, agressões físicas ou esportes de contato, por exemplo.  

Geralmente, o tratamento procura diminuir a dor, o inchaço e o sangramento do nariz com o uso de analgésicos ou antiinflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, por exemplo, seguido de uma cirurgia para realinhamento dos ossos. A recuperação costuma ocorrer em cerca de 7 dias, mas, em alguns casos, outras cirurgias podem precisar ser feitas pelo otorrino ou cirurgião plástico para correção total do nariz.

Como reconhecer que o nariz está quebrado

Os principais sintomas de de fratura no nariz são:

  • Dor e inchaço no nariz;
  • Manchas roxas no nariz ou em volta dos olhos;
  • Sangramento do nariz;
  • Muita sensibilidade ao toque;
  • Deformidade do nariz;
  • Dificuldade para respirar pelo nariz.

As crianças apresentam menor risco de fratura no nariz, porque seus ossos e cartilagens são mais flexíveis, mas, geralmente, são causadas por quedas.

Em bebês, os ossos do nariz podem fraturar no momento do parto e, neste caso, é identificado pela deformidade do local, e a cirurgia para correção deverá acontecer o mais rápido possível, para evitar que o nariz fique permanentemente torto ou com dificuldades respiratórias. 

Como identificar e tratar o nariz quebrado

O que fazer em caso de suspeita de fratura

No caso de suspeita de fratura, é aconselhado:

  • Fazer uma compressa fria no nariz, por cerca de 10 minutos, para diminuir a dor e o inchaço;
  • Não mexer ou tentar colocar o osso no lugar, porque isto pode piorar a lesão;
  • Usar medicamentos analgésicos, como dipirona ou paracetamol ou antiinflamatórios, como ibuprofeno para alívio da dor;
  • Observar se há sangramento, e, se o nariz estiver sangrando, deve-se permanecer sentado ou com a cabeça inclinada para frente e respirar pela boca. Se o sangramento for intenso, pode ser colocada uma gaze ou algodão para tampar a narina, sem empurrar muito. Não virar a cabeça para trás, para que o sangue não acumule na garganta, e não assoar o nariz, para não piorar a lesão. Veja mais detalhes aqui

Se o inchaço não melhorar em algumas horas após a realização da compressa fria, é aconselhado ir ao pronto socorro. O médico irá detectar a fratura do nariz através da avaliação clínica, podendo ser necessário o Rx para confirmar, e avaliar quando será necessário fazer a cirurgia.

Quando é preciso fazer cirurgia

A cirurgia é indicada sempre que ocorre uma fratura com desvio dos ossos do nariz. Após o tratamento inicial para reduzir o inchaço, que pode ser entre 1 e 7 dias, é feita uma cirurgia para reposicionamento dos ossos.  O tipo de cirurgia e de anestesia vai depender de cada caso e cada paciente. Em caso de fraturas graves, a cirurgia pode ser feita de imediato.

Após a cirurgia, é feito um curativo especial, que pode ser com gesso ou algum material rígido, para ajudar na fixação dos ossos e pode permanecer por cerca de 1 semana. 

A recuperação da fratura no nariz é rápida em, geralmente, cerca de 7 dias. No entanto, os esportes com risco de provocar nova fratura devem ser evitados por 3 a 4 meses, ou segundo indicação do médico.

Possíveis complicações

Mesmo após todo o tratamento, algumas complicações ainda pode surgir devido a fratura do nariz, que também devem ser corrigidas por medicamentos ou cirurgia. As principais são:

  • Marcas roxas na face, devido ao acúmulo de sangue após o sangramento;
  • Diminuição do canal do nariz, que pode dificultar a passagem do ar, devido a cicatrização irregular;
  • Obstrução do canal lacrimal, que impede a passagem das lágrimas, por alterações na cicatrização;
  • Infecção, devido a abertura e manipulação do nariz durante a cirurgia.

Em até 1 mês, a fratura do nariz deve estar completamente solucionada, e o inchaço desaparece completamente. No entanto, a pessoa pode ainda ter uma alteração da forma e do funcionamento do nariz na respiração e, por isso, pode precisar ser avaliado por um otorrino ou cirurgião plástico, já que poderão ser necessárias outras cirurgias no futuro. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...