Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cirurgia de adenoide

A cirurgia de adenoide é realizada quando as adenoides estão inchadas e inflamadas e a criança tem sintomas como rinite e sinusite frequentes, roncos e dificuldade para respirar que não melhoram com uso de antibióticos.

A cirurgia de adenoide é feita com anestesia geral e dura ceca de 30 minutos. As adenoides e amígdalas, que geralmente são retiradas juntas, são removidas pela boca sem necessidade de cortes na pele.

Recuperação da cirurgia de adenoide

A recuperação da cirurgia de adenoide dura cerca de 2 semanas e durante esse tempo é importante:

  • Manter repouso e evitar movimentos bruscos com a cabeça;
  • Comer alimentos frios e líquidos, pelo menos, durante 3 dias;
  • Evitar locais com aglomeração como shoppings;
  • Evitar o contato com pacientes com infecções respiratórias;
  • Tomar os antibióticos, de acordo com indicação do médico.

Durante a recuperação a criança pode sentir alguma dor, principalmente, nos 3 primeiros dias e, para isso, o pediatra pode receitar remédios analgésicos, como Paracetamol.

Além disso, deve-se levar a criança ao hospital se apresentar febre superior a 38º ou sangramento pela boca ou nariz.

Como é feita a cirurgia de adenoide

Normalmente, a cirurgia para adenoide é feita com anestesia geral e, por isso, a criança deve fazer jejum completo de 8 horas. Durante a cirurgia, que dura cerca de 30 minutos, o médico retira as adenoides através da boca, não sendo necessário fazer cortes na pele.

Geralmente, a cirurgia de adenoide é feita depois dos 6 anos, mas nos casos mais graves, como apneia do sono, que consiste na parada da respiração durante o sono, o pediatra pode sugerir a cirurgia antes dessa idade.

Em alguns casos pode ser recomendado cirurgia para adenoide, amígdalas e ouvido, uma vez que as amígdalas e o ouvido têm tendência para infeccionar também.

No final da cirurgia para adenoide, a criança pode voltar para casa após 8 horas ou ficar internada durante uma noite, para reverter os efeitos da anestesia.

Riscos da cirurgia de adenoide

Os riscos da cirurgia de adenoide incluem sangramento, infecção, complicações da anestesia, vômitos, febre e inchaço do rosto.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...