Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cirurgia de adenoide

A adenóide é um conjunto de tecidos linfáticos que estão localizados na região entre a garganta e o nariz e é responsável por reconhecer vírus e bactérias e produzir anticorpos, protegendo, assim, o organismo. No entanto, as adenoides podem crescer muito, ficando inchadas e inflamadas e causando sintomas como rinite e sinusite frequentes, roncos e dificuldade para respirar que não melhoram com uso de antibióticos, sendo necessária a realização de cirurgia. Veja quais são os sintomas de adenoide e quando retirar.

A cirurgia de adenóide é simples, feita com anestesia geral e dura ceca de 30 minutos. As adenóides são removidas pela boca, sem necessidade de cortes na pele, e a cirurgia pode ser feita junto com outros procedimentos cirúrgicos, como a retirada das amígdalas ou cirurgia para desvio de septo nasal. Entenda o que é e como é feita a cirurgia para desvio de septo.

Cirurgia de adenoide

Como é feita a cirurgia de adenoide

Normalmente, a cirurgia para adenoide é feita com anestesia geral e, por isso, a pessoa deve fazer jejum completo de 8 horas. Durante a cirurgia, que dura cerca de 30 minutos, o médico retira as adenóides através da boca, não sendo necessário fazer cortes na pele. Em alguns casos pode ser recomendado cirurgia para adenoide, amígdalas e ouvido, uma vez que as amígdalas e o ouvido têm tendência para infeccionar também.

A cirurgia de adenoide pode ser feita a partir dos 6 anos, mas nos casos mais graves, como apnéia do sono, em que há parada da respiração durante o sono, o médico pode sugerir a cirurgia antes dessa idade.

A pessoa pode voltar para casa após algumas horas, normalmente até o efeito da anestesia passar, ou ficar internada durante uma noite, para que o médico acompanhe a evolução do paciente.

A cirurgia de adenóide não interfere no sistema imune, pois há outros mecanismos de defesa no corpo. Além disso, é raro que haja novamente crescimento da adenóide, no entanto é mais comum de acontecer após cirurgia em bebês, pois a adenóide ainda está em fase de crescimento.

Riscos da cirurgia de adenoide

Os riscos da cirurgia de adenóide incluem sangramento, infecção, complicações da anestesia, vômitos, febre e inchaço do rosto, que devem ser imediatamente comunicados ao médico.

Recuperação da cirurgia de adenoide

A recuperação da cirurgia de adenoide dura cerca de 2 semanas e durante esse tempo é importante:

  • Manter repouso e evitar movimentos bruscos com a cabeça;
  • Comer alimentos pastosos, frios e líquidos durante 3 dias ou de acordo com a orientação do médico;
  • Evitar locais com aglomeração, como shoppings;
  • Evitar o contato com pacientes com infecções respiratórias;
  • Tomar os antibióticos, de acordo com indicação do médico.

Durante a recuperação a pessoa pode sentir alguma dor, principalmente, nos 3 primeiros dias e, para isso, o médico pode receitar remédios analgésicos, como Paracetamol. Além disso, deve-se ir ao hospital caso hajafebre superior a 38º ou sangramento pela boca ou nariz.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...