Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Rinoplastia: como é feita e como é a recuperação

Novembro 2019

A rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, é um procedimento cirúrgico que é feito na maioria das vezes com fins estéticos, ou seja, para melhorar o perfil do nariz, alterar a ponta do nariz ou diminuir a largura do osso, por exemplo, e deixar o rosto mais harmonioso. No entanto, a rinoplastia também pode ser feita para melhorar a respiração da pessoa, sendo normalmente realizado após a cirurgia para desvio de septo.

Após a rinoplastia é importante que a pessoa tenha alguns cuidados para que a cicatrização aconteça de forma adequada e sejam evitadas complicações. Por isso, é recomendado que a pessoa siga todas as recomendações do cirurgião plástico, como evitar esforços e usar o curativo pelo tempo determinado.

Rinoplastia: como é feita e como é a recuperação

Quando é indicada e como é feita

A rinoplastia pode ser feita tanto para fins estéticos quanto para melhorar a respiração, sendo, por isso, normalmente realizada após correção do desvio de septo. A rinoplastia pode ser realizada para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Diminuir a largura do osso nasal;
  • Alterar a direção da ponta do nariz;
  • Melhorar o perfil do nariz;
  • Alterar a ponta do nariz;
  • Reduzir narinas grandes, largas ou arrebitadas,
  • Inserir enxertos para correções da harmonia facial.

Antes de realizar a rinoplastia o médico recomenda a realização de exames de laboratório e pode indicar a suspensão de algum remédio que a pessoa possa estar fazendo uso, pois assim é possível verificar se há alguma contraindicação e seja garantida a segurança da pessoa.

A rinoplastia pode ser feita tanto sob anestesia geral ou local, principalmente, e, a partir do momento que a anestesia tem efeito, o médico realiza um corte no interior do nariz ou no tecido entre as narinas para levantar o tecido que recobre o nariz e, assim, poder ser feita a remodelação da estrutura do nariz de acordo com o desejado pela pessoa e com o planejado pelo médico.

Após remodelação, as incisões são fechadas e é feito um curativo com gesso e tampão Micropore para dar sustentação ao nariz e facilitar a recuperação.

Como é a recuperação

A recuperação da rinoplastia é relativamente simples e dura em média 10 a 15 dias, sendo necessário que a pessoa permaneça com o rosto enfaixado nos primeiros dias para que o nariz fique apoiado e protegido, facilitando a cicatrização. É normal que durante o processo de recuperação a pessoa sinta dor, incômodo, inchaço no rosto ou escurecimento do local, no entanto isso é considerado normal e costuma desaparecer à medida que acontece a cicatrização.

É importante que durante o período de recuperação a pessoa não seja exposta muito frequentemente ao sol, para evitar manchar a pele, durma com a cabeça sempre para cima, não use óculos de sol e evite fazer esforços por cerca de 15 dias após a cirurgia ou até liberação médica.

O médico pode recomendar o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios após a cirurgia para aliviar a dor e o desconforto, que devem ser usados por 5 a 10 dias ou de acordo com a recomendação do médico. De forma geral, a recuperação da rinoplastia dura entre 10 e 15 dias.

Possíveis complicações

Por ser um procedimento cirúrgico invasivo e que é feito sob anestesia geral ou local, pode haver algumas complicações durante ou após o procedimento, apesar de não ser frequente. As principais possíveis alterações da rinoplastia são ruptura de pequenos vasos do nariz, presença de cicatrizes, alteração da cor do nariz, dormência e assimetria do nariz.

Além disso, podem surgir infecções, alteração da passagem de ar pelo nariz, perfuração do septo nasal ou complicações cardíacas e pulmonares. No entanto, estas complicações não surgem em todas as pessoas e podem ser solucionadas.

Para evitar as complicações, é possível remodelar o nariz sem que seja necessário fazer cirurgia plástica, podendo isso ser feito com maquiagem ou usando modeladores de nariz, por exemplo. Veja mais sobre como remodelar o nariz sem cirurgia plástica.

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA. Cirurgia de Nariz. Disponível em: <http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/face/cirurgia-de-nariz/>. Acesso em 21 Nov 2019
  • ACADEMIA BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA DA FACE. Rinoplastia. Disponível em: <https://www.abcpf.org.br/public-area/79>. Acesso em 21 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem