Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é carne no nariz, o que causa e como tratar

A carne no nariz, ou carne esponjosa no nariz, é um termo popular utilizado que normalmente se refere ao surgimento do inchaço das adenoides ou dos cornetos nasais, que são estruturas da parte interna do nariz que, quando estão inchadas, dificultam a passagem do ar para os pulmões. Por causa disso, é comum que a pessoa respire a maior parte do tempo pela boca, evitando inspirar pelo nariz.

Uma vez que pode ser uma condição bastante desconfortável, é recomendado consultar um otorrinolaringologista para iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com cirurgia ou uso de medicamentos anti-inflamatórios e anti-alérgicos, por exemplo.

O que é carne no nariz, o que causa e como tratar

Quais são as causas

A carne no nariz pode surgir na infância e, nesses casos, geralmente é provocada pelo aumento das adenoides, que são glândulas do sistema imunológico que crescem até os 6 anos e depois desaparecem. Já no caso dos adultos, a carne no nariz pode ser causada pela hipertrofia de cornetos, que é o inchaço dos cornetos nasais, que são as estruturas responsáveis por filtrar e umidificar o ar que entra pelo nariz. Veja as opções de tratamento para hipertrofia de cornetos

Entretanto, em alguns casos, a pessoa pode nascer com carne no nariz devido a fatores genéticos ou alterações do desenvolvimento destas estruturas.

Principais sintomas

A presença de carne esponjosa no nariz provoca sintomas como:

  • Roncos;
  • Sensação de nariz sempre entupido;
  • Respiração pela boca;
  • Sono inquieto;
  • Pausa na respiração durante o sono;
  • Mau hálito;
  • Lábios secos ou rachados;
  • Infecções frequentes de garganta e ouvido;
  • Resfriados frequentes.

Além destes sintomas, a carne no nariz pode ainda gerar crescimento de dentes tortos, voz fanha e irritabilidade nas crianças. Ao surgirem esses sintomas, é recomendado consultar o pediatra, clínico geral ou o otorrinolaringologista que examinará a parte interna do nariz com auxílio de um pequeno tubo com câmera, que é um exame chamado nasofibroscopia. Entenda como é feito o exame de nasofibroscopia.

Estes sintomas podem piorar com a poluição, uso de cigarro, rinite alérgica crônica e infecções por bactérias, fungos e vírus, pois podem aumentar o inchaço das partes internas do nariz.

Tipos de tratamento

O tratamento depende da idade da pessoa, das causas e do tamanho da carne no nariz. Na maioria dos casos, o médico poderá indicar tratamentos como: 

1. Medicamentos

Alguns medicamentos podem ser indicados pelo médico para reduzir o inchaço da carne esponjosa no nariz, como corticoides para aplicar nas narinas ou remédios anti-inflamatórios e anti-alérgicos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da rinite alérgica. Em alguns casos, junto com a carne no nariz, a pessoa pode ter uma infecção bacteriana na amígdala e, desta forma, o médico poderá prescrever o uso de antibióticos. 

2. Cirurgia

Quando o tratamento com os medicamentos não diminuem a carne esponjosa no nariz e prejudicam muito a passagem do ar, o médico poderá indicar a realização de uma cirurgia. A adenoidectomia é a cirurgia de retirada das adenoides e a turbinectomia é a retirada parcial ou total dos cornetos nasais, sendo que essas cirurgias são indicadas para aliviar os sintomas da carne no nariz.

Essas cirurgias são realizadas em um hospital, com anestesia geral e, na maioria das vezes, a pessoa pode voltar para casa no dia seguinte. Após essas cirurgias a recuperação é rápida e o médico poderá receitar antibióticos e analgésicos, que previnam infecções e aliviem a dor.

Além disso, depois da realização da cirurgia é necessário que a pessoa fique de repouso por alguns dias e evite alimentos duros e quentes. É recomendado comunicar ao médico rapidamente caso surjam sintomas de febre ou sangramento no nariz ou boca, já que estes sinais podem indicar o desenvolvimento de complicações. Veja mais sobre como é a recuperação da cirurgia de adenoide.

3. Tratamento natural

O tratamento natural ou caseiro pode ajudar a aliviar os sintomas de carne no nariz, sendo que pode ser feito junto com uso de medicamentos e após a cirurgia. Esses tratamentos baseiam-se na manutenção de uma dieta saudável, rica em alimentos que contém ômega 3, pois têm ação anti-inflamatória, e alimentos que ajudam a aumentar a imunidade como aqueles que contém vitamina C, selênio e zinco. Veja aqui os alimentos que fortalecem a imunidade

Possíveis complicações

Se não for tratada conforme recomendação médica, a carne no nariz pode aumentar e acabar impedindo a passagem do ar pelo nariz, causando dores de cabeça intensas, problemas de sono e repetidas infecções de garganta e ouvido. 

Bibliografia >

  • MD SAUDE. Adenoides. Disponível em: <https://www.mdsaude.com/otorrinolaringologia/adenoides/>. Acesso em 30 Out 2019
  • MEDICAL NEWS TODAY. What to know about enlarged adenoids. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/324519.php>. Acesso em 30 Out 2019
  • HEALTH LINE . Enlarged adenoids. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/enlarged-adenoids#treatment>. Acesso em 30 Out 2019
  • PEREIRA, Lara et al. Prevalence of adenoid hypertrophy: A systematic review and meta-analysis. Sleep Medicine Reviews. Vol.38. 101-112, 2018
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA CÉRVICO-FACIAL. Guideline de Infecções das Vias Aéreas Superiores. 2017. Disponível em: <https://www.aborlccf.org.br/imageBank/guidelines_completo_07.pdf>. Acesso em 30 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem