Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Metotrexato

O metotrexato é um remédio indicado no tratamento contra o câncer, psoríase e artrite reumatoide, no entanto ele também é amplamente usado em caso de gravidez ectópica, mas sempre sob orientação médica. Este remédio destrói as células, impedindo seu crescimento, a multiplicação das células e consequentemente, o crescimento do tumor.

Este remédio pode ser encontrado em forma de comprimido ou injeção e pode ser pode ser encontrado nas farmácias com os nomes de Miantrex, Biometrox ou Reutrexato, por exemplo. 

Para que serve

O metotrexato pode ser usado em caso de artrite reumatoide grave; leucemia linfócita aguda; linfoma de Burkitt; linfoma não Hodgkin; linfossacroma; micose por fungos em estágio avançado; psoríase grave; tumor trofoblástico; alguns tipos de câncer, como no coriocarcinoma uterino, corioadenoma destruens e mola hidatiforme, câncer de pulmão de pequenas células, câncer de cabeça e pescoço, de mama, osteosarcoma, como forma de tratamento coadjuvante de tumores sólidos inoperáveis.

Modo de uso

O metotrexato é um remédio que só pode ser utilizado em clínicas e hospitais. Quando por via oral o metotrexano deve ser sempre ingerido juntamente com alimento, e quando a administração for injetável, em adulto injeção no quadrante superior esquerdo da nádega; em crianças, na parte lateral da coxa.

Efeitos colaterais mais comuns

Este medicamento pode causar aborto ou mal formação fetal. As reações mais comuns incluem inflamação na boca, diarreia, náusea, vômito, necrose tubular, anemia, urticária, hepatite aguda, tosse seca não produtiva, febre, tosse, dor torácica, dispneia, r anemia, anemia aplástica, pancitopenia, leucopenia, neutropenia ou trombocitopenia  Também pode causar manchas escuras na pele ao ficar exposto ao sol. 

O tempo necessário de esperar para engravidar após o uso desse medicamento varia entre 3 meses a 1 ano. Esse tempo deve ser respeitado mesmo que seja o homem a tomar este medicamento.

Contraindicações

Está contraindicado em caso de Gravidez risco X, o que significa que leva ao aborto e também não deve ser usado na amamentação porque passa para o leite materno. Também não deve ser usado na insuficiência renal e quando indicado para o tratamento da psoríase não deve ser usado por indivíduos que consomem álcool, em caso de hepatite alcoólica ou outra doença crônica do fígado, em caso de HIV+, diminuição da atividade da medula óssea, redução das células de defesa do corpo, diminuição da coagulação e da quantidade de hemácias. 

Este medicamento não deve ser usado no combate ao câncer em caso de mulheres em idade fértil, porque pode levar ao aborto.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...