Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Metotrexato

O metotrexato em comprimidos é um remédio indicado no tratamento da artrite reumatoide e da psoríase grave que não responde a outros tratamentos. Além disso, o metotrexato também está disponível em injetável, utilizado na quimioterapia para o tratamento do câncer.

Este remédio está disponível na forma de comprimido ou injeção e pode ser pode ser encontrado nas farmácias com os nomes de Tecnomet, Enbrel e Endofolin, por exemplo. 

Para que serve o Metotrexato

Para que serve

O metotrexato em comprimidos está indicado no tratamento da artrite reumatoide, já que apresenta efeitos sobre o sistema imunológico, diminuindo a inflamação, sendo a sua ação notada a partir da 3° semana de tratamento. No tratamento da psoríase, o metotrexato diminui a proliferação e a inflamação das células da pele e seus efeitos são notados de 1 a 4 semanas após o início do tratamento.

O metotrexato em injetável é indicado para tratar a psoríase grave e os seguintes tipos de câncer:

  • Neoplasias trofoblásticas gestacionais;
  • Leucemias linfocíticas agudas;
  • Câncer pulmonar de células pequenas;
  • Câncer de cabeça e pescoço;
  • Câncer de mama;
  • Osteossarcoma;
  • Tratamento e profilaxia de linfoma ou leucemia meníngea;
  • Terapia paliativa de tumores sólidos inoperáveis;
  • Linfomas não-Hodgkin e linfoma de Burkitt.

Como usar

1. Artrite reumatoide

A  dose oral recomendada pode ser de 7,5 mg, uma vez por semana ou de 2,5 mg, a cada 12 horas, por três doses, administradas como um ciclo, uma vez por semana.

As posologias de cada esquema devem ser ajustadas gradualmente para alcançarem uma resposta ótima, mas não devem exceder uma dose semanal total de 20 mg. 

2. Psoríase

A dose oral recomendada é de 10 - 25 mg por semana, até que uma resposta adequada seja alcançada ou, alterativamente, de 2,5 mg, a cada 12 horas, por três doses.

As posologias em cada esquema podem ser ajustadas gradualmente para alcançar resposta clínica ótima, evitando exceder a dose de 30 mg por semana.

Para casos de psoríase grave, em que é usado o metotrexato injetável, deve ser administrada uma dose única de 10 a 25 mg por semana, até obtenção de resposta adequada. Saiba identificar os sintomas da psoríase e quais os cuidados essenciais que deve ter.

3. Câncer

A faixa de dose terapêutica do metotrexato para indicações oncológicas é muito ampla, dependendo do tipo de câncer, peso corporal e condições do paciente.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o metotrexato em comprimidos são dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos, febre, vermelhidão na pele, aumento do ácido úrico e redução no número de espermatozoides, aparecimento de úlceras na boca, inflamação na língua e na gengiva, diarreia, redução na contagem de glóbulos brancos e plaquetas, insuficiência renal e faringite.

Quem não deve usar

O Metotrexato em comprimidos é contra-indicado para pacientes com alergia ao metotrexato ou a qualquer componente da formulação, grávidas, lactantes, pessoas com o sistema imunológico comprometido, disfunção grave no fígado ou nos rins e alterações nas células sanguíneas como redução das contagens de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem