Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Menarca: o que é, sinais e duração

A menarca corresponde à primeira menstruação da mulher, que normalmente ocorre durante a adolescência, entre os 10 e 15 anos de idade, mas que pode variar de acordo com o estilo de vida e histórico de menstruação das mulheres da família.

A menarca é o primeiro sinal de que o organismo da mulher está preparado para gerar filhos, havendo mudanças corporais, psicológicas e sociais. Saiba tudo sobre a primeira menstruação.

Menarca: o que é, sinais e duração

Sinais da Menarca

A menina pode perceber que a primeira menstruação está próxima quando nota leve inchaço, dor na região abdominal e sinais psicológicos, como tristeza, irritação ou aumento da sensibilidade, por exemplo. Além disso, a menina pode perceber crescimento dos pêlos pubianos, das mamas, aumento dos quadris e de peso.

A menina pode perceber também a saída de secreção esbranquiçada ou amarelada da vagina algumas meses antes da menarca, podendo assim se preparar para a primeira menstruação através do uso de absorventes diários ou levando absorvente consigo dentro da bolsa.

A menarca é geralmente escura ou marrom, devido às alterações hormonais. A duração da primeira menstruação varia de mulher pra mulher, mas geralmente o fluxo é fraco e dura aproximadamente 3 dias. É comum o ciclo ser irregular no primeiro ano e a próxima menstruação acontecer  2 ou 3 meses após a menarca.

Mudanças após a menarca

A menarca é considerada um evento central da puberdade feminina e marca o inicio de inúmeras mudanças corporais como o desenvolvimento das mamas, aumento de peso, desenvolvimento dos órgãos genitais , aparecimento de pêlos pubianos e nas axilas e aumento dos quadris. Veja quais são as mudanças corporais da adolescência.

Após a menarca, a menina não é mais vista como uma criança e sim como uma jovem, na família e nos grupos sociais suas responsabilidades aumentam. Além disso, a grande produção de hormônios caracterizam essa fase com aparecimento de conflitos internos, de oscilações de humor e de impulsividade.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar