Para que serve o xarope Melagrião

janeiro 2019

O Melagrião é um xarope fitoterápico expectorante que ajudar a fluidificar as secreções, facilitando a sua eliminação, reduz a irritação da garganta, comum em gripes e resfriados, e acalma a tosse.

Este xarope pode ser usado em crianças a partir dos dois anos de idade e em adultos e pode ser comprado em farmácias por um preço de cerca de 20 reais.

Como usar

A posologia do Melagrião depende da idade da pessoa:

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: 15 mL a cada 3 horas;
  • Crianças entre os 7 e 12 anos: 7,5 mL a cada 3 horas;
  • Crianças entre os 3 e 6 anos: 5 mL a cada 3 horas.
  • Crianças entre os 2 a 3 anos: 2,5 mL a cada 3 horas.

Este medicamento não deve ser usado por bebês e crianças com menos de 2 anos de idade. 

Quem não deve usar

Este medicamento não deve ser usado por pessoas que tenham hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula, com úlceras gástricas ou intestinais ou com doença renal inflamatória.

Além disso, o Melagrião também não é aconselhado a crianças menores de 2 anos, grávidas e mulheres que estejam a amamentar e a diabéticos, devido à presença de açúcar na composição.

Veja outros xaropes usados para o tratamento da tosse seca e produtiva.

Possíveis efeitos colaterais

Geralmente, o Melagrião é bem tolerado, no entanto, em caso de superdosagem podem ocorrer distúrbios gastrointestinais, como vômitos ou diarreia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em janeiro de 2019.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.