Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Xarope de cebola para tosse com catarro

O xarope de cebola é uma excelente opção caseira para aliviar a tosse pois possui propriedades expectorantes que ajudam a descongestionar as vias aéreas, eliminando mais rapidamente a tosse persistente e o catarro.

Este xarope de cebola pode ser preparado em casa, sendo útil contra gripe e resfriado em adultos e crianças, no entanto, não é recomendado para bebês e crianças com menos de 1 ano, por causa da contraindicação do mel nessa fase.

O mel é indicado porque é considerado anti-séptico, antioxidante expectorante e calmante. Ele ainda ajuda a fortalecer o sistema de defesa natural do corpo, combatendo vírus e bactérias. Já a cebola contem quercetina, que ajuda a combater gripes, resfriados, amigdalite e tosse, asma e alergias, de forma natural. Juntos esses ingredientes ajudam a eliminar o catarro, e a pessoa a se recuperar mais rápido.

Xarope de cebola com mel e limão 

Xarope de cebola para tosse com catarro

Opção 1:

Ingredientes

  • 3 cebolas
  • cerca de 3 colheres de sopa de mel
  • sumo de 3 limões

Modo de preparo

Ralar a cebola ou colocar a cebola num processador de alimentos para retirar apenas a água que solta da cebola. A quantidade de mel que deve ser usada deve ser exatamente igual a quantidade de água que saiu da cebola. Depois deve adicionar o limão e deixar num recipiente de vidro fechado descansando durante cerca de 2 horas.

Opção 2:

Ingredientes

  • 1 cebola grande
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 copo de água

Modo de preparo

Cortar a cebola em 4 partes e colocar a cebola para ferver juntamente com a água em fogo baixo. Depois de cozida, deve-se deixar a cebola descansando por cerca de 1 hora, devidamente tampada. Depois deve coar a água da cebola e adicionar o mel, misturar muito bem. Guardar num recipiente de vidro bem fechado. 

Como tomar

As crianças devem tomar 2 colheres de sobremesa do xarope durante o dia, enquanto os adultos devem tomar 4 colheres de sobremesa. Pode-se tomar todos os dias, durante 7 à 10 dias.

Saiba como preparar xaropes, chás e sucos muito eficazes no combate à tosse de adultos e crianças no vídeo a seguir:

Quando a tosse com catarro é grave 

A tosse é um reflexo do corpo que serve para limpar as vias aéreas, e o catarro também é um meio de defesa que serve para conduzir os vírus para fora do corpo. Assim, a tosse com catarro não deve ser vista como doença, mas como uma resposta natural do organismo na tentativa de eliminar um microorganismo presente no sistema respiratório.

Assim, o segredo para eliminar a tosse e o catarro consiste em ajudar o corpo a combater os vírus e outros micro-organismos que estejam causando esse desconforto. Isso pode ser feito fortalecendo o sistema imune, através de uma alimentação saudável, que contenha vitaminais e minerais, importantes na recuperação, como vitamina A, C e E, por exemplo. Frutas, verduras e leguminosas são indicadas, mas também é importante ingerir bastante líquidos para ajudar a fluidificar o catarro, para que seja eliminado de forma mais fácil. 

A febre é um sinal de alerta de que o corpo está se esforçando para combater os invasores, no entanto, quando ela está muito alta provoca mal estar e pode causar outras complicações. Uma pequena subida da temperatura corporal ativa ainda mais o sistema imune e ajuda a impedir a proliferação dos micro-organismos, assim, só é necessário baixar a febre, quando ela está acima de 38ºC medidos na axila.

Em caso de febre acima de 38ºC um médico deve ser consultado porque a gripe ou resfriado pode ter se agravado, dando início a uma infecção respiratória, que pode precisar do uso de antibióticos, e nesse caso os remédios caseiros não serão suficientes para a pessoa se recuperar.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...