Expectorante caseiro para tosse: opções e como tomar

O xarope de cebola com mel é uma excelente opção caseira para aliviar a tosse pois possui propriedades expectorantes que ajudam a descongestionar as vias aéreas, eliminando mais rapidamente a tosse persistente e o catarro.

A cebola contém quercetina, podendo ajudar no combate à gripe a combater a gripe, resfriado, amigdalite, tosse, asma e as alergias de forma natural, enquanto que o mel é considerado antisséptico, antioxidante e expectorante, ajudando a fortalecer o sistema imune, combatendo vírus e bactérias.

Este xarope de cebola pode ser preparado em casa, sendo útil contra gripe e resfriado em adultos e crianças, no entanto, não é recomendado para bebês e crianças com menos de 1 ano, por causa da contraindicação do mel nessa idade devido ao risco de botulismo.

Xarope de cebola com mel e limão

Ingredientes

  • 3 cebolas;
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • Suco de 3 limões.

Modo de preparo

Ralar a cebola ou colocar a cebola num processador de alimentos para retirar apenas a água que solta da cebola. A quantidade de mel que deve ser usada deve ser exatamente igual a quantidade de água que saiu da cebola. Depois deve adicionar o limão e deixar num recipiente de vidro fechado descansando durante cerca de 2 horas.

Xarope de cebola com mel

Ingredientes

  • 1 cebola grande;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Cortar a cebola em 4 partes e colocar a cebola para ferver juntamente com a água em fogo baixo. Depois de cozida, deve-se deixar a cebola descansando por cerca de 1 hora, devidamente tampada. Depois deve coar a água da cebola e adicionar o mel, misturar muito bem. Guardar num recipiente de vidro bem fechado. 

Como tomar

As crianças devem tomar 2 colheres de sobremesa do xarope durante o dia, enquanto os adultos devem tomar 4 colheres de sobremesa. Pode-se tomar todos os dias, durante 7 à 10 dias.

No entanto, apesar de possuir propriedades expectorantes e antissépticas, o xarope caseiro não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, sendo apenas um complemento. Conheça outras opções de remédios caseiros para tosse.

Confira no vídeo a seguir outros remédios caseiros para tosse:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • SEGURO SOCIAL DE SALUD - ESSALUD - GOBIERNO DEL PERÚ. Jarabe natural preparado con miel de abeja, ajos y kión ayuda a prevenir el asma. 2017. Disponível em: <http://www.essalud.gob.pe/essalud-jarabe-natural-preparado-con-miel-de-abeja-ajos-y-kion-ayuda-a-prevenir-el-asma/>. Acesso em 18 jan 2022
  • MANOHAR, Sai et al. Natural products as home-based prophylactic and symptom management agents in the setting of COVID-19. Phytother Res. 34. 12; 3148-3167, 2020
Mostrar bibliografia completa
  • YERO, Rut. Evaluación de la calidad del jarabe 10 % del bulbo fresco de Allium cepa L. para el tratamiento de afecciones respiratorias. Trabajo de Curso Farmacia Dispensarial , 2019. Universidad de Oriente.
  • CONSORCI DÁTENCIÓ PRIMÀRIA DE SALUT DE L´EXAMPLE. MANEJO DE SíNTOMAS EN PEDIATRíA . 2012. Disponível em: <http://www.capsbe.cat/media/upload/pdf/manejo_sintomas_ped_editora_25_12_1.pdf>. Acesso em 18 jan 2022
  • CAN (COMMUNITY AGROECOLOGY NETWORK). Plantas medicinales del pubelo maya en tiempos de COVID-19. 2020. Disponível em: <http://canunite.org/wp-content/uploads/2020/11/Plantas-Medicinales_FNL.pdf>. Acesso em 18 jan 2022
  • UGARTE, Ramón. Tratamiento del catarro. Evidencia científica. An Pediatr Contin. 11. 4; 197-203 , 2013
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Remédios Caseiros para a Tosse

    03:28 | 1436032 visualizações