Expectorante caseiro para tosse: opções e como tomar

Atualizado em outubro 2023
Evidência científica

O xarope de cebola com mel é uma excelente opção caseira para aliviar a tosse pois possui propriedades expectorantes que ajudam a descongestionar as vias aéreas, eliminando mais rapidamente a tosse persistente e o catarro.

A cebola contém quercetina, podendo ajudar no combate à gripe a combater a gripe, resfriado, amigdalite, tosse, asma e as alergias de forma natural, enquanto que o mel é considerado antisséptico, antioxidante e expectorante, ajudando a fortalecer o sistema imune, combatendo vírus e bactérias.

Este xarope de cebola pode ser preparado em casa, sendo útil contra gripe e resfriado em adultos e crianças, no entanto, não é recomendado para bebês e crianças com menos de 1 ano, por causa da contraindicação do mel nessa idade devido ao risco de botulismo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais opções

Algumas opções de xarope caseiro para aliviar a tosse são:

1. Xarope de cebola com mel e limão

Ingredientes

  • 3 cebolas;
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • Suco de 3 limões.

Modo de preparo

Ralar a cebola ou colocar a cebola num processador de alimentos para retirar apenas a água que solta da cebola. A quantidade de mel que deve ser usada deve ser exatamente igual a quantidade de água que saiu da cebola. Depois deve adicionar o limão e deixar num recipiente de vidro fechado descansando durante cerca de 2 horas.

2. Xarope de cebola com mel

Ingredientes

  • 1 cebola grande;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Cortar a cebola em 4 partes e colocar a cebola para ferver juntamente com a água em fogo baixo. Depois de cozida, deve-se deixar a cebola descansando por cerca de 1 hora, devidamente tampada. Depois deve coar a água da cebola e adicionar o mel, misturar muito bem. Guardar num recipiente de vidro bem fechado. 

Como tomar

As crianças devem tomar 2 colheres de sobremesa do xarope durante o dia, enquanto os adultos devem tomar 4 colheres de sobremesa. Pode-se tomar todos os dias, durante 7 à 10 dias.

No entanto, apesar de possuir propriedades expectorantes e antissépticas, o xarope caseiro não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, sendo apenas um complemento. Conheça outras opções de remédios caseiros para tosse.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Onde e por quanto tempo armazenar o xarope?

O xarope de cebola para tosse deve ser guardado em um recipiente de vidro limpo, seco e com tampa, na geladeira, por no máximo 1 semana. Após esse período, qualquer quantidade não utilizada do xarope, deve ser descartada.

Além disso, é importante sempre observar o aspecto do xarope antes de utilizá-lo, como alteração na cor ou presença de bolor, por exemplo. Caso tenha alguma alteração, é recomendado não usar o xarope e descartá-lo imediatamente.

Confira no vídeo a seguir outros remédios caseiros para tosse:

youtube image - Remédios Caseiros para a Tosse