Chá e xarope de agrião para tosse (e como preparar)

Atualizado em julho 2022
Evidência científica

Uma boa forma de combater a tosse, gripes e resfriados é usar o agrião, para preparar o chá ou o xarope, pois possui propriedades medicinais expectorantes, descongestionantes e antitussígenas, devido ao óleo de mostarda presente na sua composição, além de vitaminas C, A, ferro e potássio, que são importantes para fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, o agrião possui uma substância chamada gluconasturcósido, que atua no combate de bactérias que causam infecções no corpo, mas não afetam a flora intestinal, mantendo o sistema digestivo saudável.

No caso de crianças e mulheres grávidas deve-se primeiro conversar com o médico antes de usar esse remédio caseiro. Além disso, no caso da tosse não melhorar ou for acompanhada de outros sintomas, como febre, mal estar, catarro verde ou falta de ar, por exemplo, é importante consultar o clínico geral ou pneumologista, para que seja identificada sua causa e, se necessário, iniciar o tratamento mais adequado. Vejas as principais causas de tosse com catarro

Imagem ilustrativa número 1

Para usar o agrião para combater a tosse, deve-se utilizá-lo fresco, pois a forma desidratada perde suas propriedades medicinais. 

1. Chá de agrião

O chá de agrião pode ser consumido de 2 a 3 vezes por dia, de preferência morno, para ajudar também a eliminar as secreções das vias respiratórias.

Ingredientes

  • ½ xícara (de chá) de folhas e talos de agrião picados;
  • 150 mL de água;
  • 1 colher de sopa de mel (opcional).

Modo de preparo

Colocar a água para aquecer e quando levantar fervura, desligar o fogo. Adicionar o agrião e tampar, deixando a mistura descansar por cerca de 5 a 10 minutos. Coar, adoçar com mel e beber morno. Veja também como usar o tomilho para combater a tosse e a bronquite

No caso de pessoas alérgicas ao mel, própolis ou pólen, não se deve adicionar o mel no chá.

2. Xarope de agrião com mel

O xarope de agrião com mel é uma boa opção para combater a tosse, pois além das propriedades medicinais do agrião, o mel ajuda a reduzir a inflamação, lubrificar a garganta, aliviar a tosse e o catarro.

Ingredientes

  • 1 maço de folhas e talos de agrião lavado;
  • 1 xícara de água;
  • 1 xícara de chá de mel.

Modo de preparo

Bater no liquidificador 1 maço de agrião fresco, como a água. Em seguida, colocar em uma panela e acrescentar o mel. Levar a mistura ao fogo brando até engrossar e adquirir uma consistência viscosa. Apagar o fogo, e colocar o xarope em um frasco de vidro limpo e seco. Recomenda-se tomar 1 colher de sopa desse xarope, até 3 vezes ao dia.

Para higienizar corretamente o frasco de vidro e evitar a contaminação do xarope por micro-organismos que fazem com que ele estrague rápido, deve-se deixar o frasco em água fervente durante 5 minutos, deixando secar naturalmente com a boca virada para baixo sobre um pano limpo.

Por conter mel, esse xarope não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao mel, própolis ou pólen. Neste caso, pode-se substituir o mel por 85 g de açúcar mascavo.

3. Xarope de agrião e abacaxi

O xarope de agrião e abacaxi, além de possuir as substâncias expectorantes e descongestionantes do agrião, também possui bromelina, que é uma substância presente no abacaxi, com propriedades mucolíticas, que ajudam a dissolver o catarro, aliviando a tosse.

Ingredientes

  • 200 g de nabo;
  • 1/3 do molho de agrião picado;
  • 1/2 abacaxi cortado em rodelas;
  • 2 beterrabas picadas;
  • 600 mL de água;
  • 1/2 xícara de mel.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e depois levar a mistura ao fogo baixo durante 40 minutos. Esperar amornar, coar, adicionar 1/2 xícara de mel e misturar bem. Tomar 1 colher de sopa desse xarope 3 vezes ao dia. Para a criança, a medida deve ser de 1 colher de café, 3 vezes ao dia.

Esse xarope não deve ser usado por mulheres grávidas ou por pessoas alérgicas ao mel, própolis ou pólen.

Veja mais receitas para combater a tosse no vídeo a seguir:

Vídeos relacionados