Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Xaropes expectorantes infantis

Os xaropes expectorantes para criança só devem ser utilizados se recomendados pelo médico, especialmente em bebês e em crianças com menos de 2 anos de idade.

Estes medicamentos ajudam a fluidificar e a eliminar o catarro, tratando a tosse com expectoração mais rapidamente e podem ser comprados em farmácias, assim como os xaropes fitoterápicos, que são também bastante eficazes. 

Alguns remédios caseiros à base de mel, tomilho, anis e alcaçuz também podem auxiliar no tratamento e podem ser facilmente preparados em casa.

Xaropes expectorantes infantis

Expectorantes de farmácia

Alguns dos expectorantes de farmácia que o médico pode receitar são:

1. Ambroxol

O ambroxol é uma substância que auxilia na eliminação da expectoração das vias respiratórias, alivia a tosse e desobstrui os brônquios e, devido ao seu leve efeito anestésico local, alivia também a garganta irritada pela tosse. Este medicamento começa a fazer efeito cerca de 2 horas após a ingestão.

Para crianças, deve-se optar pelo xarope infantil de 15 mg/5mL ou solução em gotas de 7,5mg/mL, também conhecido por Mucosolvan Xarope Pediátrico ou gotas, sendo a posologia recomendada a seguinte:

Ambroxol xarope 15mg/5 mL: 

  • Crianças abaixo de 2 anos: 2,5 mL, 2 vezes ao dia;
  • Crianças de 2 a 5 anos: 2,5 mL, 3 vezes ao dia;
  • Crianças de 6 a 12 anos: 5 mL, 3 vezes ao dia.

Ambroxol gotas 7,5mg/mL:

  • Crianças abaixo de 2 anos: 1 mL (25 gotas), 2 vezes ao dia; 
  • Crianças de 2 a 5 anos: 1 mL (25 gotas), 3 vezes ao dia;
  • Crianças de 6 a 12 anos: 2 mL (50 gotas), 3 vezes ao dia.

As gotas podem ser dissolvidas em água, com ou sem alimentos. 

2. Bromexina

A bromexina fluidifica e dissolve as secreções e facilita a sua eliminação, aliviando a respiração e reduzindo o reflexo da tosse. Este remédio começa a fazer efeito cerca de 5 horas após a administração oral.

Para crianças, deve-se optar pela bromexina em xarope de 4mg/5mL, também conhecida por Bisolvon Expectorante Infantil ou Bisolvon solução em gotas de 2mg/mL, sendo a posologia recomendada a seguinte:

Bromexina xarope 4mg/5mL:

  • Crianças de 2 a 6 anos: 2,5 mL, 3 vezes ao dia; 
  • Crianças de 6 a 12 anos: 5 mL, 3 vezes ao dia.

Bromexina gotas 2mg/mL:

  • Crianças de 2 a 6 anos: 20 gotas, 3 vezes ao dia;
  • Crianças de 6 a 12 anos: 2 mL, 3 vezes ao dia.

A bromexina não é recomendada para bebês e crianças com menos de 2 anos de idade. Saiba quais as contra-indicações e efeitos colaterais deste medicamento.

3. Acetilcisteína

A acetilcisteína tem uma ação fluidificante das secreções mucosas e ajuda também na limpeza dos brônquios e eliminação do muco. Além disso tem também uma ação antioxidante.

Para crianças, deve-se optar pela acetilcisteína em xarope de 20mg/mL, também conhecida por Fluimucil Xarope Pediátrico, sendo a posologia recomendada de 5mL, 2 a 3 vezes ao dia, para crianças com idade superior a 2 anos. Este medicamento não é recomendado para bebês e crianças com menos de 2 anos de idade.

4. Carbocisteína

A carbocisteína age melhorando a depuração mucociliar e reduzindo a viscosidade das secreções do trato respiratório, facilitando a sua eliminação. A carbocisteína começa a fazer efeito cerca de 1 a 2 horas após a administração.

Para crianças, deve-se optar pela carbocisteína em xarope de 20mg/mL, também conhecida por Mucofan Xarope Pediátrico, sendo a posologia recomendada de 0,25 mL por cada kg de peso corporal, 3 vezes ao dia, para crianças com idade superior a 2 anos.

Este medicamento não é recomendado para bebês e crianças com menos de 2 anos de idade e deve ser usado com cautela em crianças menores de 5 anos.

5. Guaifenesina

A guaifenesina é um expectorante que ajuda a fluidificar e eliminar a expectoração em tosses produtivas. Assim, o catarro é expelido de maneira mais fácil. Este remédio tem uma ação rápida e começa a fazer efeito cerca de 1 hora após a administração oral.

Para crianças, a posologia recomendada do xarope de guaifenesina é a seguinte:

  • Crianças de 2 a 6 anos: 5mL a cada 4 horas.
  • Crianças de 6 a 12 anos: 7,5mL a cada 4 horas.

Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos de idade. 

Xaropes expectorantes infantis

Expectorantes naturais

Os fitoterápicos com ação broncodilatadora e/ou expectorante são também eficazes no alivio da tosse com expectoração, como é o caso do xarope de Guaco da Herbarium ou o xarope de Hedera helix, como o Hederax, Havelair ou Abrilar xarope, por exemplo. Saiba como tomar o Abrilar.

O Melagrião também é um exemplo de um fitoterápico que tem na sua composição diferentes extratos de plantas, também eficazes no tratamento da tosse com catarro. Saiba como usar o Melagrião.

Estes medicamentos não devem ser usados em bebês e crianças com menos de 2 anos, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Xaropes expectorantes infantis

Expectorantes caseiros

1. Xarope de cebola e mel

As resinas da cebola têm uma ação expectorante e antimicrobiana e o mel ajuda a soltar a expectoração e a acalmar a tosse.

Ingredientes

  • 1 cebola grande;
  • Mel q.b.

Modo de preparo

Picar a cebola em pedaços pequenos, cobrir com mel e aquecer numa panela tapada, em lume brando, durante cerca de 40 minutos. Esta mistura deve ser guardada numa garrafa de vidro, no frigorífico. As crianças devem tomar cerca de 2 colheres de sobremesa do xarope durante o dia, durante 7 a 10 dias.

2. Xaropes de tomilho, alcaçuz e anis

O tomilho, a raiz de alcaçuz e as sementes de anis ajudam a soltar a expectoração e a relaxar o trato respiratório e o mel ajuda a acalmar a garganta irritada.

Ingredientes

  • 500 mL de água;
  • 1 colher de sopa de sementes de anis;
  • 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz seca;
  • 1 colher de sopa de tomilho seco;
  • 250 mL de mel.

Modo de preparo

Ferver as sementes de anis e raiz de alcaçuz na água, numa panela tapada, durante 15 minutos. Retirar do lume, juntar o tomilho, tapar e deixar em infusão até arrefecer e depois coar e juntar o mel, aquecendo a mistura para dissolver o mel.

Este xarope pode-se conservar num frasco de vidro, no frigorífico, durante 3 meses. Pode-se sar para criança uma colher de chá sempre que necessário.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem