Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tomar vitamina C e quais os benefícios

A vitamina C de 1g efervescente está indicada para a prevenção e tratamento da deficiência desta vitamina, que tem inúmeros benefícios e está disponível em farmácias com os nomes comerciais Redoxon, Cebion, Energil ou Cewin, por exemplo, com um preço que pode rondar entre 9 e 14 reais.

Em alguns casos, os suplementos alimentares com vitamina C podem conter outras substâncias, como o zinco, vitamina D ou equinácea, por exemplo, que também fortalecem o sistema imune.

Como tomar vitamina C e quais os benefícios

Quais os benefícios

A vitamina C funciona como uma importante vitamina antioxidante, que participa em várias reações metabólicas no organismo, como o metabolismo de ácido fólico, fenilalanina, tirosina, ferro, histamina, metabolismo de carboidratos, lipídios, proteínas e carnitina.

Esta vitamina é também muito importante na síntese de colágeno, razão pela qual está muitas vezes presente nos suplementos de colágeno. O colágeno é essencial para a manutenção da pele, mucosas, ossos, dentes e preservação da integridade dos vasos sanguíneos.

Além disso, desempenha também um papel fundamental no funcionamento do sistema imune, já que contribui para a proteção das células contra a ação dos radicais livres, bem como de espécies reativas de oxigênio, que são gerados pela resposta inflamatória. A vitamina C também é necessária para o bom funcionamento dos glóbulos brancos, sua movimentação, eliminação de vírus e bactérias e cicatrização de feridas.

Veja quais os principais sintomas de falta de vitamina C.

Para que serve

Por todos os benefícios que apresenta, a vitamina C efervescente é indicada como suplemento vitamínico nas seguintes situações:

  • Reforço do sistema imune;
  • Antioxidante;
  • Cicatrizante;
  • Auxiliar nas doenças crônicas;
  • Dietas restritivas e inadequadas;

Além disso, pode também ser usada como auxiliar nas anemias com carência de alguma vitamina ou mineral. Conheça os principais tipos de anemia e como tratar cada uma delas.

Como tomar

Geralmente, a vitamina C efervescente está disponível em diferentes doses, podendo estar associada a outras substâncias, como o zinco ou vitamina D e a posologia deve ser determinada pelo médico mediante a necessidade, história clínica da pessoa e idade. Existem ainda formulações de vitamina C que podem ser dadas a crianças e a grávidas, que têm dosagens mais baixas.

A posologia da Vitamina C efervescente em adultos e crianças maiores de 12 anos é de 1 comprimido efervescente, que equivale a 1g de vitamina C por dia, diluído num copo de água com cerca de 200 mL, em qualquer horário. No entanto, antes de fazer este tratamento, deve-se falar primeiro com o médico.

Quem não deve utilizar

A vitamina C efervescente não deve ser utilizada em pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes do medicamento, pessoas com história de pedra nos rins por oxalato ou com eliminação de oxalato na urina, pessoas com insuficiência renal grave ou falência renal, com hemocromatose ou menores de 12 anos.

Além disso, também não deve ser usado em grávidas ou mulheres amamentando, a não ser que seja indicado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Embora seja raro, podem ocorrer alguns efeitos colaterais como diarreia, náuseas, vômitos e dores gastrintestinais e abdominais e reações alérgicas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...