4 xaropes caseiros para bronquite (e como fazer)

Atualizado em outubro 2023
Evidência científica

Alguns xaropes caseiros para bronquite, como o xarope de tomilho ou o xarope de agrião e abacaxi, têm ação anti-inflamatória e expectorante, que ajudam a diminuir a inflamação nos brônquios e a eliminar o catarro mais facilmente, aliviando a tosse.

A bronquite é uma inflamação nos brônquios que pode ser aguda ou crônica e causada por gripes, resfriados ou outras infecções respiratórias, resultando em sintomas como falta de ar, dificuldade respiratória ou chiado ao respirar.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os xaropes para bronquite são uma boa opção para aliviar a tosse naturalmente, e podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico, com bombinhas, comprimidos ou xaropes de farmácia. Veja a lista completa dos principais xaropes para bronquite.

Imagem ilustrativa número 1

4 xaropes caseiros para bronquite

Os xaropes caseiros para bronquite são uma opção natural para aliviar a tosse ou aumentar a eliminação do catarro e podem ser usados para complementar o tratamento médico.

1. Xarope de cebola e limão

O xarope caseiro de cebola e limão tem propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que ajudam a eliminar as secreções presentes nas vias respiratórias, sendo uma boa opção natural para combater a tosse causada pela bronquite.

Esse xarope não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • 1 cebola grande;
  • Suco puro de 2 limões;
  • ½ xícara de açúcar mascavo;
  • 2 colheres de mel.

Modo de preparo

Cortar a cebola em rodelas e colocar em um recipiente de vidro juntamente com o mel, depois adicionar o suco de limão e o açúcar mascavo. Após misturar tudo, tampar o recipiente com um pano e deixar descansar durante um dia inteiro. Coar o xarope resultante e o remédio caseiro está pronto para ser usado.

Deve-se tomar 1 colher deste xarope, 3 vezes ao dia. Além disso, é recomendado comer cebola crua, em saladas por exemplo, e consumir mel.

2. Xarope de agrião e abacaxi

O xarope caseiro, preparado com abacaxi e agrião, possui propriedades expectorantes e descongestionantes que diminuem os sintomas da bronquite e tosse assim como os outros ingredientes, e por isso é um ótimo complemento terapêutico para bronquite. Confira os principais sintomas de bronquite.

Ingredientes

  • 200 g de nabo;
  • 1/3 do molho de agrião picado;
  • 1/2 abacaxi cortado em rodelas;
  • 2 beterrabas picadas;
  • 600 mL de água;
  • 1/2 xícara de mel.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e depois levar a mistura ao fogo baixo durante 40 minutos. Esperar amornar, coar, adicionar 1/2 xícara de mel e misturar bem. Tomar 1 colher de sopa desse xarope 3 vezes ao dia. Para a criança, a medida deve ser de 1 colher de café, 3 vezes ao dia.

Esse xarope não deve ser usado por mulheres grávidas ou por pessoas alérgicas ao mel, própolis ou pólen.

3. Xarope de gengibre com canela

O xarope de gengibre com canela possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e expectorantes, por conter gingerol na sua composição, o que ajuda a combater a tosse com catarro causada pela bronquite.

Ingredientes

  • 1 pau de canela ou 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1 xícara da raiz de gengibre sem casca fatiado;
  • 85 g de açúcar;
  • 100 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água com o açúcar, mexendo até dissolver completamente o açúcar. Desligar o fogo, adicionar o gengibre e a canela, e mexer. Guardar o xarope em um frasco de vidro limpo e seco. Tomar 1 colher de chá do xarope de gengibre com canela 3 vezes ao dia.

O xarope de gengibre com canela não deve ser usado por pessoas com problemas de coagulação ou que usem remédios anticoagulantes, pois pode aumentar o risco de sangramentos e hematomas. 

Além disso, o uso deste xarope deve ser evitado por grávidas se estiverem próximo ao parto ou em mulheres com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenham risco de hemorragias.

4. Xarope de tomilho

O xarope de tomilho é rico em substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, como timol, carvacrol, cimeno e linalol, com ação expectorante, que permitem a eliminação do catarro aliviando a tosse da bronquite alérgica.

Ingredientes

  • 1 ramo de tomilho seco ou fresco;
  • 3 xícaras de água,
  • ½ xícara de mel.

Modo de preparo

Adicionar o tomilho e água em um recipiente e ferver em fogo baixo até que a água evapore, diminuindo um terço da quantidade inicial. Desligar o fogo e deixar repousar por cerca de 3 minutos. Em seguida, quando estiver morno, retirar o ramo de tomilho e adicionar o mel. 

Tomar uma colher de chá do xarope sempre que necessário e guardar em um frasco de vidro limpo e seco, na geladeira, por até 2 meses. Outra forma de utilizar o tomilho para bronquite é na forma de chá. Saiba como preparar o chá de tomilho para bronquite

O xarope de tomilho não deve ser usado por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, por pessoas com doenças no fígado ou que usam remédios anticoagulantes como varfarina ou clopidogrel, por exemplo.

Além disso, por conter mel, esse xarope não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao mel, própolis ou pólen. Neste caso, pode-se substituir o mel por 85 g de açúcar.