A venlafaxina geralmente não causa ganho de peso significativo, embora isso possa acontecer em algumas pessoas. Isso acontece porque esse antidepressivo atua equilibrando substâncias do cérebro ligadas ao humor e à ansiedade. Em muitos casos, o pequeno aumento de peso percebido durante o tratamento pode estar relacionado à recuperação do apetite e do bem-estar, e não necessariamente a um efeito direto do remédio.
Em média, o aumento pode chegar a cerca de 2 quilos após longo tempo de uso, mas isso varia de pessoa para pessoa. Por outro lado,também existem pessoas que relatam perda de apetite ou de peso, já que esses também são efeitos colaterais possíveis do medicamento. Veja os principais efeitos colaterais da venlafaxina.
Porém, se estiver tomando venlafaxina e sente alterações no peso, não deve interromper o tratamento por conta própria, pois isso pode causar sintomas de abstinência e prejudicar o tratamento. É que converse com o seu médico ou um psiquiatra, que poderá avaliar a situação e ajustar o tratamento.