Pregabalina engorda?

“Desde que comecei a tomar pregabalina engordei muito! Será que foi por causa do medicamento?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Psiquiatra perto de você

O aumento de peso é uma reação relativamente comum para quem toma pregabalina. Um efeito do medicamento que pode colaborar para o aumento de peso é o aumento do apetite, que faz com que a pessoa coma mais e acabe ingerindo mais calorias.

A pregabalina também pode causar aumento de peso por deixar o intestino mais preso, inclusive podendo até causar obstrução intestinal. O risco é maior com o uso simultâneo de medicamentos opioides para dor, como morfina e derivados.

Para diminuir o risco de engordar com o uso da pregabalina, converse com o seu psiquiatra ou o médico que receitou o medicamento. Ele pode optar por ajustar a dose do medicamento - doses menores causam reações adversas com menos frequência. Caso o efeito não seja atingido, ele pode optar pela associação de outros medicamentos com o mesmo efeito, em vez de aumentar a dose de pregabalina. Além disso, cuidados com a dieta e exercícios físicos são indicados.

A pregabalina pode ser usada por adultos para o tratamento de dor crônica, epilepsia, fibromialgia ou transtorno de ansiedade.

94% dos leitores acham este conteúdo útil (142 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Psiquiatra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.