Contrave é um remédio indicado para perda de peso, nos casos de obesidade ou sobrepeso, pois possui bupropiona e naltrexona na sua composição que agem no cérebro reduzindo e controlando o apetite.
E esse remédio permite perder até 10% do peso em 12 meses quando associado a uma dieta saudável e prática de exercício físico regular. Além disso, o Contrave permite reduzir o perímetro da cintura, prevenindo diabetes ou doenças cardíacas, por exemplo.
O Contrave é aprovado pela ANVISA e pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de cápsulas, contendo 90 mg de cloridrato de bupropiona e 8 mg de cloridrato de naltrexona, vendido somente com prescrição médica e retenção de uma via da receita pela farmácia.
Para que serve
O Contrave é indicado para o tratamento de:
- Obesidade, em adultos com IMC maior que 30 kg/m²;
- Sobrepeso, em adultos, com IMC é maior que 27 kg/m2, e doenças relacionadas, como diabetes, colesterol elevado ou pressão alta.
Esse remédio deve ser usado com indicação médica e apenas para complementar o tratamento da obesidade ou sobrepeso, que deve incluir ainda uma dieta de baixas calorias e prática regular de exercício físico.
É importante ressaltar que o Contrave não trata diabetes, colesterol alto ou pressão alta, mas ajuda no emagrecimento, o que favorece um melhor controle dessas doenças.
Leia também: IMC: o que é, como calcular (e tabela de resultados) tuasaude.com/imcConheça outros medicamentos que ajudam a emagrecer no vídeo a seguir:
Remédios para EMAGRECER: o que você precisa saber
11:38 | 19.802 visualizaçõesContrave precisa de receita?
O Contrave precisa de receita para ser comprado em farmácias ou drogarias, sendo que via fica retida na farmácia.
A receita do Contrave receita deve ser em 2 vias, prescrita pelo médico, e conter a assinatura e carimbo do médico.
Isso porque o Contrave possui bubpropiona e naltrexona que são sujeitas a controle especial pela Anvisa.
Como funciona
O Contrave possui naltrexona e bupropiona na sua composição que agem no cérebro, reduzindo o apetite.
Além disso, esse remédio ajuda a reduzir o desejo intenso por comida, o que leva à diminuição do consumo de alimentos, ajudando no emagrecimento em pessoas que sofrem de obesidade ou sobrepeso.
Leia também: 7 tratamentos da obesidade (dieta, remédios, cirurgia e mais) tuasaude.com/tratamento-para-obesidadeComo tomar
A dose normalmente recomendada do Contrave é de 1 cápsula pela manhã e outra à noite, ou conforme orientação médica.
O Contrave deve ser tomado por via oral, com um copo de água, sem partir, abrir ou mastigar a cápsula, e não deve ser tomado junto com refeições ricas em gordura.
O que fazer se esquecer de tomar
No caso de esquecimento de uma dose, deve-se tomar a cápsula de Contrave assim que lembrar, sendo indicado pular a dose esquecida se estiver perto da hora da próxima dose.
Não é recomendado tomar duas cápsulas de uma vez para compensar a dose esquecida.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Contrave são boca seca, dor de cabeça, tontura, prisão de ventre ou diarreia, náusea, vômito, insônia, irritabilidade, depressão, ansiedade, agitação, dor muscular ou nas articulações.
Esses efeitos colaterais são mais comuns nas primeiras semanas de tratamento e, geralmente, tendem a diminuir com o tempo.
Além disso, o Contrave pode causar efeitos colaterais graves que necessitam de atendimento médico imediato.
Por isso, deve-se procurar o pronto-socorro caso surjam aumento dos batimentos cardíacos, dor de cabeça forte, visão turva, zumbido no ouvido, ansiedade, convulsão, reação alérgica grave ou anafilaxia. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Quem não deve usar
O Contrave é contraindicado para:
- Crianças ou adolescentes com menos de 18 anos;
- Mulheres grávidas ou em amamentação;
- Alergia a bupropiona, naltrexona ou qualquer outro componente da fórmula;
- Doenças cardíacas, pressão alta, infarto ou derrame;
- Insuficiência hepática ou renal;
- Histórico de transtorno convulsivo;
- Uso de remédios inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como isocarboxazida, fenelzina ou tranilcipromina
Além disso, o Contrave não deve ser nos casos de depressão ou transtorno bipolar, pensamentos suicidas ou tumor ou infecção no cérebro ou medula espinhal.
O Contrave também não deve ser usado por pessoas com hipoglicemia, baixos níveis de sódio no sangue ou que estão em tratamento da dependência de drogas, bebidas alcoólicas ou opioides.