Tomar anticoncepcional engorda?

“Tenho muita facilidade para engordar e, por isso, sempre tive medo de tomar anticoncepcional, mas estava pensando em começar a usar um agora. É verdade que tomar anticoncepcional engorda?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM 1101544-RJ

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

De modo geral, tomar anticoncepcional não engorda. Embora algumas mulheres possam notar ganho de peso durante o uso, é pouco provável que o anticoncepcional seja a causa de alterações significativas.

Mesmo que o anticoncepcional possa contribuir com alguma retenção temporária de líquidos no corpo, possíveis alterações na balança provavelmente estão relacionadas com aumento da massa muscular ou ganho de peso que naturalmente acontece com a idade. Confira as principais dúvidas sobre a pílula anticoncepcional.

No entanto, os anticoncepcionais injetáveis com acetato de medroxiprogesterona parecem provocar algum ganho de peso especialmente em mulheres com menos de 18 anos de idade e índice de massa corporal (IMC) maior que 30.

Por isso, para saber o método contraceptivo mais indicado para o seu caso, o ideal é consultar um ginecologista e, se notar um ganho excessivo de peso, consultá-lo novamente para verificar se existe algum problema de saúde que esteja favorecendo esse aumento.

  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.