Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer se esquecer do Anticoncepcional

Quem toma a pílula de uso contínuo tem até 3 horas depois do horário habitual para tomar a pílula esquecida e não precisa usar camisinha, mas quem toma qualquer outro tipo de pílula tem até 12 horas para tomar o comprimido esquecido, sem precisar se preocupar.

Em caso de esquecimento, o mais indicado é ler a bula do medicamento e seguir suas orientações porque estas podem variar ligeiramente. Em todo caso, indicamos resumidamente o que precisa fazer na seguinte tabela:

 Até 12h de esquecimentoMais de 12h de esquecimento
Pílula de 21 e 24 dias (Diane 35, Selene, Tamisa 20, Yasmin, Mínima, Mirelle)Tomar assim que lembrar. Não precisa usar camisinha.

- Na semana 1: Tomar assim que lembrar e a outra no horário habitual. Usar camisinha nos próximos 7 dias.

- Na semana 2: Tomar logo que lembrar, mesmo que tenha que tomar 2 pílulas juntas. Não é preciso utilizar camisinha

- Na semana 3: Tomar a pílula logo que lembar e seguir a cartela normalmente, não fazer a pausa e iniciar uma nova cartela, logo a seguir, ficando sem menstruação.

 Até 3h de esquecimentoMais de 3h de esquecimento
Pílula de 28 dias (Micronor, Adoless e Gestinol)Tomar assim que lembrar mas usar camisinha nos próximos 2 dias.Tomar assim que lembrar mas usar camisinha nos próximos 7 dias.

Se preferir, confira nosso vídeo sobre o que fazer, de forma clara, simples e divertida:

Se costuma esquecer de tomar a pílula, é importante considerar a possibilidade de usar outro método contraceptivo. Veja Como escolher o melhor método anticoncepcional para não correr o risco de uma gravidez indesejada.

Como saber se estou grávida

Caso tenha esquecido de tomar a pílula, dependendo do tempo de esquecimento, da semana e de quantas pílula esqueceu de tomar no mesmo mês, existe o risco de engravidar. Por isso, é indicado tomar a pílula assim que lembrar e seguir as informações vindas na bula ou na tabela acima. No entanto, a única forma de confirmar se está grávida é fazendo um teste de gravidez.

Não há risco de tomar a pílula anticoncepcional na gravidez porque ela não prejudica o bebê. 

O teste de gravidez pode ser feito, no mínimo, 5 semanas depois do dia em que esqueceu de tomar a pílula, porque antes, ainda que esteja grávida o resultado pode ser um falso negativo devido a pequena quantidade de hormônio Beta HCG no xixi. 

Outra forma mais rápida de saber se está grávida é observar os 10 primeiros sintomas de gravidez que podem vir antes do atraso menstrual.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...