Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Injeção anticoncepcional Trimestral

A injeção anticoncepcional trimestral contém hormônio suficiente para cessar a ovulação por 3 meses, alteram o muco vaginal e o endométrio impedindo a gravidez. As únicas injeções desse tipo são a DepoProvera e a Contracep que podem suprimir completamente a menstruação durante este período, embora possam surgir pequenos sangramentos durante o mês.

Esse tipo de anticoncepcional pode causar ausência da menstruação com a presença de pequenos sangramentos ao longo do mês e a fertilidade volta ao normal depois de 6 a 8 meses depois da última injeção, mas algumas mulheres podem notar que a menstruação demora cerca de 1 ano para voltar ao normal após deixar de tomar este tipo de injeção.

Injeção anticoncepcional Trimestral

Benefícios da injeção anticoncepcional trimestral

Tem como benefícios a diminuição do fluxo menstrual, o combate à TPM, e a diminuição do risco de câncer de endométrio, câncer ovariano, doença inflamatória pélvica e pode ajudar no controle dos sintomas da endometriose. É especialmente indicada para mulher que não pode usar estrogênios, sendo uma boa opção para mulheres com anemia falciforme ou com epilepsia, porque este tipo de medicamento diminui as crises epiléticas, embora o porquê ainda não seja totalmente conhecido.

Como começar a usar

Para a mulher que não usava nenhum método contraceptivo hormonal como a pílula ou a injeção mensal deve-se tomar a primeira injeção até o 7º dia do ciclo menstrual, sem necessidade de usar camisinha. Para começar a usar depois do parto é recomendado tomar entre o 21º a 28 dia do pós-parto, caso não esteja amamentando e após 6 semanas caso amamente, ainda que não exclusivamente.  

O que fazer se esquecer de tomar a injeção

Caso a mulher esqueça de tomar a próxima injeção na data prevista tem apenas 2 semanas para tomar a injeção sem ter que usar camisinha, mas pode-se aplicar a injeção até 4 semanas da data prevista, tendo o cuidado de usar camisinha até tomar a dose atrasada.

Principais efeitos colaterais

Pode levar ao aumento de peso rápido, mas caso o ganho de peso seja mais lento, embora constante, isso não se deve ao efeito da injeção, mas à alimentação e falta de atividade física. Também podem surgir outros efeitos como dor de cabeça, dor abodminal, mudança de humor, e perda do desejo sexual. 

Nos primeiros 3 meses de uso, ou seja, após a primeira injeção é comum haver sangramentos vaginais esporádicos, que tendem a desaparecer e a mulher fica sem menstruar durante cerca de 1 ano, quando depois podem voltar a surgir pequenos sangramentos vaginais. 

Quando não é indicada

Antes de 3 semanas depois do parto, se fumar mais de 15 cigarros por dia, se tem diabetes ou alguma complicação da diabetes como comprometimento dos olhos ou dos rins, por exemplo, em caso de hipertensão arterial, se tiver alguma doença vascular, tromboembolismo, isquemia cardíaca, AVC, infarto, Lúpus eritematoso sistêmico, e em caso de enxaqueca com aura. Também é contraindicada em caso de alrterações no fígado como cirrose ou tumores. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...