Qual a chance de pegar HIV numa única relação?

“Tive uma relação desprotegida com uma pessoa que não conheço, mas agora estou preocupado de ter pego HIV. Qual a chance de pegar HIV numa única relação? O que eu faço?”

Imagem do autor
Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Infectologista perto de você

As chances de contrair HIV numa única relação variam de 4 a 8 pessoas infectadas para cada 10.000 relações com um parceiro(a) portador do vírus, em caso de penetração vaginal, e de 11 a 138 para cada 10.000, em caso de penetração anal.

No entanto, o risco de transmissão do HIV varia também dependendo se a pessoa portadora faz o tratamento corretamente. A infecção pelo HIV é considerada intransmissível por via sexual quando a carga viral é indetectável no sangue. Entenda melhor como é a transmissão do HIV.

Nossa recomendação
Embora o risco de transmissão pareça baixo, para confirmar a presença, ou não, da infecção, o ideal é fazer o exame de sangue ou teste rápido para HIV, por exemplo, já que essa é a única forma confiável de saber. Por isso, recomendamos que consulte um infectologista.
Qual médico consultar: Infectologista
Marcar consulta
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Infectologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Quais as chances de engravidar se ejacular dentro?

A ejaculação na vagina quase sempre representa uma alta chance de gravidez, mas esse risco pode variar de acordo com alguns fatores. Entenda em que situações há um risco maior de engravidar quando a ejaculação acontece dentro e o que fazer.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Qual exame detecta nervo ciático inflamado?

A inflamação do nervo ciático é geralmente identificada através do exame físico e dos sintomas apresentados. Mas existem alguns exames mais específicos que também podem ser pedidos. Entenda melhor quais os exames que o médico pode pedir e qual especialidade consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Qual a quantidade normal de plaquetas?

O valor normal da contagem de plaquetas no sangue varia de 150.000 a 450.000 plaquetas por microlitro de sangue. Entenda melhor qual a quantidade normal de plaquetas no sangue.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Qual é o risco de ter plaquetas baixas?

O principal risco quando as plaquetas estão muito baixas é a hemorragia. Entenda porque isso pode acontecer, em que casos há um maior risco de sangramentos e o que fazer em caso de plaquetas baixas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

É normal sentir dor na primeira relação?

Sentir alguma dor na primeira relação é comum, devido ao rompimento do hímen, mas também pode ter outras causas. Entenda melhor se sentir dor na primeira relação é normal e o que fazer.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Qual o tempo de cura da gonorreia?

Veja em quanto tempo se pode atingir a cura da gonorreia com o tratamento adequado. Entenda também como verificar a cura, como deve ser o tratamento e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 6 formas de transmissão do HIV (e como prevenir)

6 formas de transmissão do HIV (e como prevenir)

A transmissão do HIV pode acontecer por meio da relação sexual sem camisinha, compartilhamento de agulhas e seringas, doação de sangue ou por meio do aleitamento materno.

Imagem ilustrativa do artigo 8 remédios para dor na coluna lombar (lombalgia)

8 remédios para dor na coluna lombar (lombalgia)

Alguns remédios para dor na coluna lombar são os analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, pois ajudam a reduzir dor e inflamação, aliviando os sintomas como dor no final da coluna ou contração muscular. Confira os principais remédios indicados para dor na lombar.

Imagem ilustrativa do artigo Dor na vagina: o que pode ser e o que fazer

Dor na vagina: o que pode ser e o que fazer

A dor na vagina pode ter vários significados, desde infecções urinárias até a presença de cistos no ovário. Essa dor é comum entre as mulheres, mas deve ser observada e acompanhada por um ginecologista. Saiba quais são as principais causas de dor na vagina e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Sexo oral pode transmitir HIV?

Sexo oral pode transmitir HIV?

O sexo oral tem baixa possibilidade de transmitir HIV, mesmo em situações em que o preservativo não é usado. No entanto, existem situações em que o risco de transmissão do HIV é maior. Saiba quais são essas situações e como evitar pegar HIV.

Imagem ilustrativa do artigo Calculadora do sono: como programar uma noite reparadora

Calculadora do sono: como programar uma noite reparadora

Para programar um boa noite de sono deve-se calcular o tempo de sono através de pequenos ciclos de 90 minutos, devendo a pessoa despertar no momento em que o último ciclo terminar. Use a nossa calculadora para saber a que horas deitar e acordar.

Imagem ilustrativa do artigo Dor vaginal na gravidez: 8 causas comuns (e o que fazer)

Dor vaginal na gravidez: 8 causas comuns (e o que fazer)

A dor vaginal na gravidez acontece principalmente devido ao desenvolvimento normal do bebê, mas também pode ser um sinal de problemas mais sérios como infecção urinária, infecções sexualmente transmissíveis ou vaginismo. Confira as causas mais comuns de dor vaginal na gravidez e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo 15 alongamentos para dor nas costas e no pescoço

15 alongamentos para dor nas costas e no pescoço

Esta série com 15 exercícios de alongamento para dor nas costas ajuda a aliviar a dor e aumentam a amplitude dos movimentos, proporcionando alívio da dor e o relaxamento muscular. Veja os passos para alongar corretamente e aliviar a dor nas costas.

Imagem ilustrativa do artigo Feridas na vagina: o que pode ser e o que fazer

Feridas na vagina: o que pode ser e o que fazer

As feridas na vagina podem surgir devido a alergias a roupas íntimas ou lesões, causadas por atrito com a roupa ou contato íntimo, mas também pode indicar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, cancro mole ou herpes genital. Veja as principais causas de feridas na vagina e o que fazer.