Quais as chances de engravidar se ejacular dentro?

“Essa semana tive uma relação desprotegida com meu companheiro. Aconteceu de ele ejacular dentro, qual a verdadeira chance de estar grávida? Pode me ajudar?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392-SP

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

A ejaculação dentro da vagina quase sempre representa uma alta chance de gravidez. Porém, esse risco pode variar se a mulher fizer uso de algum método contraceptivo e se estiver ou não no seu período fértil.

Vejamos qual o risco de gravidez nas diferentes situações possíveis:

  • Não usa método contraceptivo e está no período fértil: é a situação em que existe maior risco de engravidar. Alguns estudos indicam que a chance de gravidez entre o quatro dia antes da ovulação e um dia após a ovulação varia de 4 a 42%.
  • Não usa método contraceptivo e não está no período fértil: a chance de gravidez é muito baixa, mesmo que tenha existido relação sexual sem preservativo. No entanto, como é difícil ter certeza do momento em que a mulher está fértil, o ideal é usar algum método contraceptivo regularmente.
  • Usa método contraceptivo mas de forma irregular, ou com erros: esta é a situação de maior dificuldade para saber o risco de gravidez. A eficácia dos diferentes métodos contraceptivos como a pílula, a injeção ou mesmo o preservativo variam muito conforme a regularidade do uso.
  • Usa método contraceptivo com regularidade e corretamente: a chance de engravidar é mínima. A maioria das pílulas e injeções anticoncepcionais disponíveis hoje apresentam eficácia muito alta, em torno de 99%.

Sempre que tiver dúvida sobre a possibilidade de estar grávida, o ideal é que faça um teste de gravidez de farmácia ou consulte um ginecologista. Esse especialista também poderá avaliar com você qual o melhor método contraceptivo, de forma a prevenir qualquer gravidez acidental.

29% dos leitores acham este conteúdo útil (28 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.