Qual o valor de glicose normal após a refeição?

“Tenho diabetes tipo 2 e sempre vejo como está a glicose depois do almoço, mas não sei os valores normais. Qual o valor de glicose normal após a refeição?”

Dr.ª Olivia Faria

Endocrinologista

CRM 980528-RJ

Rio de Janeiro

Gostaria de uma consulta com este profissional?
Marcar consulta

O valor de glicose que geralmente é considerado normal após a refeição é inferior a 180 mg/dL para a medida verificada 2 horas depois do início da refeição por meio da glicemia capilar, aquela que é feita na ponta do dedo.

Além disso, para verificar se os níveis de glicose são indicativos de diabetes, deve-se fazer o Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG), em que é verificada a concentração de glicose no sangue após 2 horas de sobrecarga de 75 gramas de glicose, o que é feito no laboratório. Valores entre 140 e 199 mg/dL são indicativos de pré-diabetes, enquanto que valores maiores ou iguais a 200 mg/dL correspondem à diabetes.

No entanto, os valores normais de glicose e as metas de tratamento podem variar dependendo do exame realizado para medir a glicemia, horários de verificação, estado de saúde da pessoa e idade, por exemplo. Por isso, o controle da diabetes deve ser feito de acordo com a orientação do médico. Entenda melhor como é feito o tratamento da diabetes.

Nossa recomendação
O valor de glicose normal verificado pela glicemia capilar 2 horas após a refeição geralmente é inferior a 180 mg/dL, mas para saber as metas do seu tratamento, o ideal é consultar um endocrinologista. O controle da glicemia deve ser feito de acordo com as suas orientações.
Qual médico consultar: Endocrinologista
Marcar consulta
100% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Endocrinologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.