Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Dor na vagina na gravidez: 9 causas (e o que fazer)

A dor na vagina na gravidez pode acontecer devido a várias causas, desde as mais simples, como o aumento do peso do bebê ou secura vaginal, até às mais sérias, como infecções vaginais ou infecções sexualmente transmissíveis (IST's).

Quando a grávida tem, além de dor na vagina, outros sinais de alerta como sangramento, coceira ou ardor é importante consultar o ginecologista para que possa ser avaliada e, se necessário, iniciar o tratamento mais adequado. Confira 10 sinais de alerta que toda a grávida deve estar atenta.

Dor na vagina na gravidez: 9 causas (e o que fazer)

1. Pressão na vagina

É normal a grávida sentir pressão na vagina durante o terceiro trimestre da gravidez, o que pode provocar algum desconforto e dor leve. Isto acontece porque o bebê está crescendo e aumentando de peso, o que causa um aumento de pressão nos músculos do assoalho pélvico, que são os músculos que suportam o útero, e da vagina.

O que fazer: existem algumas formas de tentar aliviar a pressão e reduzir a dor, como evitar ficar muitas horas de pé, assim como utilizar uma cinta que sustente a barriga durante o dia. Embora este desconforto seja normal no final da gravidez, é importante consultar o obstetra caso a dor seja muito intensa e que impeça a mulher de andar, de fazer as atividades normais do dia a dia ou se for acompanhada de sangramento, por exemplo. Veja as principais alterações que acontecem no terceiro trimestre de gestação.

2. Inchaço na vagina

Com o decorrer da gestação é normal o aumento da pressão provocada pelo peso do bebé e, consequentemente a diminuição do fluxo sanguíneo para a região pélvica. Quando isso acontece, a região da vagina pode ficar inchada e provocar dor.

O que fazer: a mulher pode colocar uma compressa gelada na região externa da vagina e repousar deitada para diminuir a pressão sobre a região pélvica. Após o parto o inchaço deve passar. Confira 7 causas de vagina inchada e o que fazer.

3. Ressecamento da vagina

O ressecamento da vagina é um problema relativamente comum durante a gravidez e acontece, principalmente, devido ao aumento do hormônio progesterona e a ansiedade que a mulher sente com as rápidas mudanças que acontecem na sua vida.

Essa ansiedade leva à diminuição da líbido e, posteriormente, à diminuição da lubrificação vaginal, acabando por provocar dor na vagina, especialmente durante a relação sexual. 

O que fazer: é fundamental utilizar estratégias para diminuir o ressecamento da vagina. Caso o ressecamento aconteça devido a ansiedade, é importante consultar um psicólogo para que sejam dadas à mulher estratégias para aliviar a ansiedade.

Por outro lado, se a secura da vagina acontece devido à falta de lubrificação, a mulher pode procurar aumentar o tempo de preliminares antes da penetração ou usar lubrificantes artificiais, como géis próprios para a vagina. Saiba o que pode provocar secura vaginal e como tratar. 

Dor na vagina na gravidez: 9 causas (e o que fazer)

4. Relação sexual intensa

A dor na vagina na gravidez pode surgir após uma relação sexual intensa em que, devido ao atrito causado na penetração ou pela falta de lubrificação, a parede da vagina pode ficar machucada e com inchaço, provocando dor. 

O que fazer: antes de iniciar a penetração é essencial que a mulher esteja lubrificada para evitar lesões na parede da vagina e dor durante a relação sexual. Veja como melhorar a lubrificação feminina.

5. Vaginismo

O vaginismo acontece quando os músculos da vagina ficam contraídos e não conseguem relaxar de forma natural, provocando dor na vagina e dificuldade na penetração. Esta situação pode surgir durante a gravidez ou manter-se desde antes da gravidez. 

O que fazer: é importante perceber se o vaginismo está associado a causas psicológicas, como traumas, ansiedade, medo ou devido a causas físicas como um trauma vaginal ou um anterior parto normal. Para a mulher saber se tem vaginismo deve ir ao fisioterapeuta pélvico, que pode avaliar os músculos pélvicos e recomendar o tratamento mais adequado. Entenda melhor o que é o vaginismo, sintomas e como tratar. 

6. Alergia na região íntima

A alergia na região íntima pode acontecer quando a grávida usa algum produto, como sabonetes, preservativos, cremes vaginais ou óleos lubrificantes, que contém ingredientes irritantes, provocando inchaço, coceira, vermelhidão e dor na vagina.

O que fazer: é importante identificar o produto que causou a alergia e deixar de utilizá-lo. Para aliviar os sintomas, pode-se colocar uma compressa gelada na região externa da vagina. Caso os sintomas não melhorem, ou caso agravem, é importante ir ao obstetra para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. Conheça os sintomas de alergia à camisinha e o que fazer.

Dor na vagina na gravidez: 9 causas (e o que fazer)

7. Infecções vaginais

As infecções vaginais são causadas por fungos, bactérias ou vírus e podem provocar irritação, coceira, inchaço ou dor na vagina. Geralmente, este tipo de infecção é causada pelo uso de roupas sintéticas, apertadas e úmidas ou roupas de outra pessoa infectada, ou quando a mulher não faz uma higiene íntima adequada.

O que fazer: para evitar infecções vaginais, a gestante deve fazer uma higiene íntima diária e utilizar roupas confortáveis e limpas. No entanto, é necessário ir ao ginecologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de antibióticos. Saiba como evitar a infecção vaginal.

8. IST's

As infecções sexualmente transmissíveis, conhecidas como IST’s, podem causar dor na vagina da grávida, como é o caso da clamídia ou do herpes genital e, além disso, também podem provocar coceira e sensação de queimação.

As IST’s são provocadas por vírus, bactérias ou fungos e, acontecem devido ao sexo desprotegido com uma pessoa infectada.

O que fazer: na presença de sintomas que possam indicar uma IST, a grávida deve ir ao ginecologista para que seja confirmada a infecção e indicado o tratamento adequado. Confira os principais sintomas de IST’s na mulher e o que fazer.

9. Cisto de Bartholin

A dor na vagina durante a gravidez pode acontecer quando existem cistos nas glândulas de Bartholin, que se encontram na entrada da vagina e que são responsáveis pela lubrificação vaginal. Este cisto aparece pela obstrução da glândula e, além da dor, pode provocar inchaço vaginal.

O que fazer: se surgirem sintomas de inchaço e dor vaginal, é importante consultar um obstetra para que ele possa examinar a vagina e adequar o tratamento, que normalmente consiste em usar remédios para a dor e antibióticos, caso exista uma infecção associada. Entenda melhor o que são os cistos de Bartholin, suas causas e tratamento.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. O que é cisto de Naboth?. Disponível em: <https://aps.bvs.br/aps/o-que-e-cisto-de-naboth/>. Acesso em 27 Jan 2021
  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE GINECOLOGIA. REVISÃO DOS CONSENSOS EM INFECÇÕES VULVOVAGINAIS. 2012. Disponível em: <https://www.spginecologia.pt/uploads/revisao_dos_consensos_em_infeccoes_vulgovaginais.pdf>. Acesso em 27 Jan 2021
  • FEMINA. A fisioterapia pélvica melhora a dor genitopélvica/desordens da penetração?. 2017. Disponível em: <https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/02/1050721/femina-2017-453-187-192.pdf>. Acesso em 27 Jan 2021
  • FEMINA. Disfunção sexual feminina. 2019. Disponível em: <https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/FeminaZ02Z-ZFevZ2019.pdf>. Acesso em 27 Jan 2021
  • NEUROENDOCRINOLOGY LETTERS. Sexual activity during Pregnancy. 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/299072479_Sexual_activity_during_Pregnancy/link/5713c26608aeebe07c0639ab/download>. Acesso em 27 Jan 2021
  • UNM HOSPITALS. What to Know During Your Pregnancy: Weeks 34-42. Disponível em: <https://unmhealth.org/_media/files/womens-health/patient-education/pregnancy-weeks-34-42-english.pdf>. Acesso em 27 Jan 2021
  • HEALTHLINE. Why Vaginal Pressure During Pregnancy Is Totally Normal. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/pregnancy/vaginal-pressure>. Acesso em 27 Jan 2021
  • NASCER: SÃO JOÃO. Queixas na gravidez que devem levar à Urgência. Disponível em: <https://portal-chsj.min-saude.pt/uploads/document/file/887/Queixas_na_gravidez_que_devem_levar___Urg_ncia_v3.pdf>. Acesso em 27 Jan 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem