Como saber se o herpes está melhorando?

“Estou com herpes há 5 dias, mas continuo tendo ardência e erupções nos lábios. Como sei se está melhorando ou se preciso fazer algum tratamento mais específico?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Dermatologista perto de você

Para saber se o herpes está melhorando é importante observar dois aspectos: as lesões na pele e o tempo que passou desde o início dos sintomas.

Lesões na pele

Antes das lesões do herpes aparecerem se inicia uma sensação de queimação, formigamento ou coceira, acompanhada de vermelhidão. As bolhas aparecem em cerca de 2 a 3 dias e, depois de algum tempo, podem estourar e formar crostas.

Quando as feridas já estão na forma de crosta é esperado que em alguns dias a crosta caia. Ao cair, a lesão irá gradualmente começar a cicatrizar, neste momento significa que o herpes já está melhorando.

Tempo de início dos sintomas

O tempo entre o aparecimento das primeiras lesões do herpes e sua remissão é de 5 a 10 dias, sendo mais longo na primeira vez em que a doença se manifesta e mais curto nas vezes seguintes.

De qualquer forma, sempre que quiser ter a certeza de que seu herpes está melhorando ou piorando, o ideal é consultar um dermatologista. Esse é o profissional mais indicado para avaliar seu caso e adaptar o tratamento, se necessário.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (3 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Dermatologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Como saber se o hímen foi rompido?

Quando o hímen se rompe é comum surgirem sintomas como sangramento vaginal leve, dor e/ou desconforto no local, mas estes sintomas nem sempre estão presentes. Confira como saber se o hímen foi rompido.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Como saber se o DIU está fora do lugar?

Veja um passo a passo para saber se o DIU pode estar fora do lugar e saiba o que fazer, incluindo qual o melhor médico para consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Como saber se estou grávida pela barriga?

É bem difícil conseguir saber se você está grávida tocando ou apertando a barriga, mesmo após o atraso menstrual. Entenda o que pode sentir na barriga na gestação, quando suspeitar de gravidez e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Como saber se a bactéria H. pylori morreu?

Existem três exames que podem ser realizados após o tratamento da H. pylori para saber se a bactéria foi eliminada. Entenda quais são os exames que pode fazer para confirmar que o H. pylori foi eliminado e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Como saber de quem peguei herpes genital?

Entenda se é possível saber de quem você pegou herpes, como perceber quem pode ter sido a pessoa responsável pela transmissão e qual médico consultar para fazer o tratamento adequado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Como é feita a laqueadura pelo umbigo?

A laqueadura pelo umbigo é um procedimento feito por um ginecologista ou obstetra com um aparelho chamado laparoscópio, que é introduzido por um pequeno corte no umbigo. Confira como é feita a laqueadura pelo umbigo.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Herpes zóster: o que é, sintomas, causas e tratamento

Herpes zóster: o que é, sintomas, causas e tratamento

O herpes zóster é uma doença infecciosa que causa intensa dor e bolhas na pele, que surgem principalmente no tórax e na lateral da barriga. Entenda melhor porque acontece, quais os sintomas comuns, quem tem maior risco de pegar a doença e como é feito o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Sarna humana: o que é, sintomas, foto e tratamento

Sarna humana: o que é, sintomas, foto e tratamento

A sarna humana é uma doença contagiosa da pele que provoca sintomas como coceira intensa e vermelhidão. Veja mais sobre a sarna, sintomas, transmissão e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Herpes labial: o que é, sintomas, causas e tratamento

Herpes labial: o que é, sintomas, causas e tratamento

O herpes labial é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex que provoca bolhas ou feridas na boca, que podem doer, causar coceira ou formigamento. Confira outros sintomas comuns, suas causas e como deve ser feito o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Principais sintomas de herpes (genital, labial, ocular e zoster)

Principais sintomas de herpes (genital, labial, ocular e zoster)

O herpes quer seja genital, labial ou ocular, provoca bolhas ou úlceras com borda avermelhada e líquido, que causam coceira, dor e vermelhidão, sendo importante realizar o tratamento indicado pelo médico para aliviar os sintomas e evitar a transmissão. Conheça os principais sintomas de herpes.

Imagem ilustrativa do artigo Dermatite: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento (com fotos)

Dermatite: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento (com fotos)

A dermatite é uma inflamação da pele que pode ser causada por diferentes fatores, provocando sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e formação de pequenas bolhas. Conheça os diferentes tipos e como tratar a dermatite.

Imagem ilustrativa do artigo 9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

Os remédios caseiros para alergia na pele como o de óleo essencial de hortelã-pimenta ou o chá de tanchagem, têm efeito anti-inflamatório e antialérgico natural, ajudando a aliviar os sintomas como coceira, vermelhidão ou inchaço na pele. Veja outras opções de remédios caseiros para alergia na pele e como fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Descamação da pele: 9 principais causas e o que fazer

Descamação da pele: 9 principais causas e o que fazer

A descamação da pele normalmente é provocada por situações simples, como o ressecamento da pele. No entanto também pode ser sinal de algum problema mais grave, como dermatite, infecção por fungos e, até, lúpus. Confira as causas mais comuns.

Imagem ilustrativa do artigo 12 sintomas de IST no homem e o que fazer

12 sintomas de IST no homem e o que fazer

As infecções sexualmente transmissíveis podem causar vários sintomas como coceira, queimação ou dor. No entanto, existem outros sinais e sintomas que é preciso ficar atento. Confira os 12 principais sintomas de IST’s no homem e o que fazer em caso de suspeita .