Herpes labial: o que é, sintomas, causas e tratamento

Drª. Aleksana Viana
Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Julho 2021

O herpes labial é uma infecção pelo vírus herpes simplex que provoca o aparecimento de bolhas ou feridas na boca, geralmente nos lábios ou na região logo abaixo do lábio. Essas bolhas podem ainda causar formigamento, dor e/ou coceira na região onde surgem.

O herpes labial é altamente contagioso pois se pega através do contato direto, como pode acontecer durante um beijo, ou pela a utilização de objetos compartilhados como copos, talheres ou toalhas, por exemplo.

Na maioria das vezes, o próprio sistema imune elimina o vírus, curando a infecção, mas existem alguns remédios antivirais que podem ser aplicados no local para ajudar a recuperar mais rápido.

Principais sintomas

Os principais sintomas do herpes labial são:

  • Pequena ferida no lábio;
  • Bolhas sensíveis;
  • Dor ao movimentar a boca;
  • Coceira e vermelhidão numa pequena área do lábio.

Muitas vezes é possível reconhecer, até 48 horas antes do aparecimento de bolhas no lábio, que se vai ficar ter um episódio de herpes, pois existem sintomas que antecedem a erupção na pele como formigamento, coceira, vermelhidão e desconforto nos lábios.

O que causa o herpes labial

O herpes é um tipo de vírus que após adquirido normalmente fica no corpo por vários anos, mantendo-se "adormecido" a maior parte do tempo. Porém, existem alguns fatores que podem levar a que o vírus provoque o aparecimento de sintomas e, normalmente, estão relacionados com o enfraquecimento do sistema imune.

Os fatores que parecem levar ao desenvolvimento de herpes labial são:

  • Pequenas infecções, como gripe ou resfriado;
  • Períodos de intenso estresse;
  • Presença de doenças do sistema imune, como HIV ou lúpus;
  • Tratamento com antibióticos;
  • Exposição excessiva ao sol.

Além disso, existem pessoas que podem entrar em contato com o vírus, ficar infectados e nunca manifestar sintomas.

Como é feito o tratamento

Não é necessário qualquer tipo de tratamento para o herpes labial, já que o sistema imune consegue combater o vírus e resolver os sintomas em cerca de 10 dias. Porém, existem alguns remédios antivirais, como o Aciclovir ou Valaciclovir, que podem ser comprados na forma de pomada e aplicados sobre a região afetada, ajudando a aliviar os sintomas e ajudando no combate ao vírus.

Nos casos mais graves, em que o herpes se espalha por outros locais do corpo ou quando demora muito tempo para desaparecer, o médico pode indicar o uso de antivirais orais, que são ingeridos na forma de comprimido para ajudar o sistema imune a combater o vírus. Estes casos são mais frequentes em pessoas que possuem um sistema imune enfraquecido, como pessoas fazendo tratamento contra o cancer ou com doenças autoimunes.

Confira um tratamento caseiro para herpes na boca, com chás e pomadas que podem ser preparadas em casa.

O que fazer para não pegar herpes labial

Para evitar pegar herpes na boca, é recomendado:

  • Evitar beijar desconhecidos ou pessoas com feridas na boca;
  • Não compartilhar objetos pessoais com outras pessoas, especialmente talheres, copos ou toalhas de rosto;
  • Evitar passar batom emprestado;
  • Não comer ou provar comida de outras pessoas como picolé, pirulito ou sorvete;
  • Evitar usar sabonetes de espaços públicos.

Estas são apenas algumas regras a seguir para evitar pegar herpes labial, sendo que o mais importante é impedir o contato com tudo o que não sabe por quem foi usado ou que possa ter estado em contato com a boca ou mãos de alguém infetado com herpes.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis, Enfermeiro em Julho de 2021. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana, Dermatologista em Setembro de 2016.

Bibliografia

  • BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Herpes (herpes simples, herpes labial). Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/230_herpes.html>. Acesso em 28 Jul 2021
  • JOHNS HOPKINS MEDICINE. Oral Herpes. Disponível em: <https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/herpes-hsv1-and-hsv2/oral-herpes>. Acesso em 28 Jul 2021
Mostrar bibliografia completa
  • NHS. Cold sores. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/cold-sores/>. Acesso em 28 Jul 2021
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.