Como saber se a bactéria H. pylori morreu?

“Meu marido fez o tratamento para H. pylori, mas ainda sente queimação no estômago e no esôfago, como saber se a bactéria morreu? ”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Gastroenterologista perto de você

Existem três exames que podem ser realizados após o tratamento da H. pylori para saber se a bactéria foi eliminada. A recomendação é realizar esses exames depois de 4 semanas após o fim do tratamento.

Os exames que podem ser solicitados para saber se a bactéria morreu, são:

  • Teste respiratório com ureia: é o teste mais comum a ser realizado após o tratamento da H. pylori. É um exame não invasivo e seguro, que é feito ingerindo-se uma cápsula ou um líquido contendo uréia marcada com carbono. Depois, a pessoa deve soprar em um aparelho. Se a bactéria estiver no estômago, ela quebra a ureia e faz o carbono ser detectado pelo aparelho.
  • Teste de antígeno fecal: este teste também pode ser utilizado, e costuma ser a segunda escolha para avaliar a persistência da bactéria após o tratamento. Também é um exame simples e seguro. Consiste na recolha de uma amostra de fezes, e na pesquisa da bactéria nesta amostra.
  • Endoscopia digestiva alta: este exame é invasivo, por isso é reservado apenas para casos mais complexos, em que existem mais fatores de risco como presença de úlcera péptica, sangramento ou suspeita de câncer no estômago. O exame é feito inserindo-se um tubo fino desde a boca até o estômago, que retira uma pequena amostra do estômago, que depois é testada em laboratório para a avaliar a presença da bactéria.

Caso mantenha sintomas de azia, queimação, dor no estômago após o tratamento do H. pylori é importante consultar um gastroenterologista. O médico irá fazer uma avaliação detalhada para determinar se é necessário voltar a repetir o tratamento ou fazer mais algum exame.

67% dos leitores acham este conteúdo útil (3 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Gastroenterologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Como saber se o hímen foi rompido?

Quando o hímen se rompe é comum surgirem sintomas como sangramento vaginal leve, dor e/ou desconforto no local, mas estes sintomas nem sempre estão presentes. Confira como saber se o hímen foi rompido.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Como saber se estou grávida pela barriga?

É bem difícil conseguir saber se você está grávida tocando ou apertando a barriga, mesmo após o atraso menstrual. Entenda o que pode sentir na barriga na gestação, quando suspeitar de gravidez e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Como saber se o DIU está fora do lugar?

Veja um passo a passo para saber se o DIU pode estar fora do lugar e saiba o que fazer, incluindo qual o melhor médico para consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Como saber se o herpes está melhorando?

Entenda como saber se o seu herpes labial está melhorando, através da análise dos sintomas e do tempo de duração. Saiba também qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Como é feita a laqueadura pelo umbigo?

A laqueadura pelo umbigo é um procedimento feito por um ginecologista ou obstetra com um aparelho chamado laparoscópio, que é introduzido por um pequeno corte no umbigo. Confira como é feita a laqueadura pelo umbigo.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Como saber de quem peguei herpes genital?

Entenda se é possível saber de quem você pegou herpes, como perceber quem pode ter sido a pessoa responsável pela transmissão e qual médico consultar para fazer o tratamento adequado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo H. pylori: o que é, sintomas, como se pega e tratamento

H. pylori: o que é, sintomas, como se pega e tratamento

H. pylori, ou Helicobacter pylori, é uma bactéria que se aloja no estômago ou intestino, prejudica a barreira protetora e estimula a inflamação, provocando sintomas como dor e queimação...

Imagem ilustrativa do artigo 6 sintomas de H. pylori no estômago

6 sintomas de H. pylori no estômago

O sintomas de H. pylori surgem à medida que a bactéria se desenvolve, causando sensação de barriga inchada, perda do apetite, sensação de queimação no estômago, enjoo, arrotos e gases em...

Imagem ilustrativa do artigo KPC (superbactéria): o que é, sintomas, transmissão e tratamento

KPC (superbactéria): o que é, sintomas, transmissão e tratamento

A KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) é considerada uma superbactéria porque é resistente à maior parte dos remédios antibióticos, o que faz com que o seu tratamento seja mais...

Imagem ilustrativa do artigo 12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento

12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento

Infecção urinária, meningite, salmonelose e leptospirose são algumas das principais doenças causadas por bactérias. Conheça outras doenças causadas por bactérias, sintomas, tratamento e como pode ser feita a prevenção.

Imagem ilustrativa do artigo Superbactérias: o que são, quais são e tratamento

Superbactérias: o que são, quais são e tratamento

As superbactérias são também conhecidas como bactérias multirresistentes e corresponde aos microrganismos não são combatidos de forma eficaz pelos antibióticos normalmente utilizados, o que torna o tratamento mais complicado. Conheça mais sobre as superbactérias, quais são e como deve ser o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Dieta para H. pylori: o que comer e o que evitar

Dieta para H. pylori: o que comer e o que evitar

Na dieta para H. pylori devem ser evitados alimentos como café, chá, refrigerantes e frituras, pois essa bactéria reside no estômago e pode causar gastrite, por isso é recomendado consumir alimentos de fácil digestão. Veja o que comer e o que evitar na dieta para H. Pylori com exemplo de cardápio.

Imagem ilustrativa do artigo Estômago inchado: 7 principais causas (e o que fazer)

Estômago inchado: 7 principais causas (e o que fazer)

A sensação de estômago inchado geralmente está relacionada com má digestão, intolerância a alguns alimentos ou excesso de gases. No entanto, também pode ser sinal de infecções, como H. Pylori. Confira as principais causas de estômago inchado e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Metaplasia intestinal: o que é, sintomas e tratamento

Metaplasia intestinal: o que é, sintomas e tratamento

A metaplasia intestinal são lesões que podem se tornar câncer de estômago. Geralmente está associada à infecção da bactéria H. pylori, gastrite e úlcera gástrica podem surgir dor e queimação no estômago, náuseas e fezes escuras. Saiba mais como é feito o tratamento.