Como saber se a pedra saiu do rim?

“O ultrassom que fiz diz que tenho uma pedra no rim, mas fui urinar agora e notei que sangrou um pouco. Será que ela saiu? Como saber se a pedra saiu do rim?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM 1101544-RJ

Para saber se a pedra saiu do rim, normalmente é indicado um exame de imagem, como o ultrassom ou tomografia computadorizada. Os sintomas também podem mudar um pouco na medida em que a pedra é expelida e, depois que isso acontece, não retornam.

Quando a pedra está tentando sair do rim, podem surgir sintomas como:

  • Dor intensa em um dos lados do abdome;
  • Náusea e/ou vômitos;
  • Urina com sangue.

A dor causada pela pedra no rim tende a surgir repentinamente, podendo ser semelhante a uma cãibra ou pressão intensa que alterna entre momentos de maior alívio e piora. É comum essa dor também se espalhar para a virilha e região genital. Confira mais sintomas de pedras nos rins.

Além disso, na medida em que a pedra desce e se aproxima da bexiga é comum a dor começar a ser notada na ponta da uretra e a pessoa também pode sentir vontade persistente e/ou urgente de urinar.

Nossa recomendação
Para saber se a pedra saiu do rim, é recomendado consultar um urologista ou clínico geral. Normalmente são necessários exames de imagem, como o ultrassom ou tomografia computadorizada, para confirmar se a pedra ainda está nas vias urinárias.
Qual médico consultar: Urologista
Marcar consulta
50% dos leitores acham este conteúdo útil (4 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Urologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.