Como faço para saber meu tipo sanguíneo?

“Eu nunca procurei saber meu tipo sanguíneo, mas fico pensando se um dia posso precisar dar essa informação. Como faço para saber meu tipo sanguíneo?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM 1101544-RJ

A forma mais confiável para saber o seu tipo sanguíneo é por meio do exame de tipagem sanguínea. Este exame pode ser solicitado pelo médico a qualquer momento, mas também é feito de rotina ao doar sangue, antes de transfusões ou transplantes e no pré-natal, por exemplo.

Além disso, a tipagem sanguínea também é feita em alguns recém nascidos. Assim, para saber o tipo sanguíneo algumas vezes basta consultar documentos, como a caderneta de saúde da criança ou sumário de alta após o nascimento, onde o resultado geralmente é anotado.

Os principais tipos sanguíneos são o A, B, AB e O e, normalmente, o sangue também é classificado em Rh positivo, quando o fator Rh está presente, ou Rh negativo, quando ausente. Veja mais detalhes sobre os tipos sanguíneos.

Por que é importante saber meu tipo sanguíneo?

Saber o tipo sanguíneo é importante porque nem todos os tipos de sangue são compatíveis. Portanto, diminui o risco de reações devido à transfusão de sangue e problemas que podem afetar a saúde do bebê durante a gravidez, por exemplo.

Nossa recomendação
Para saber o seu tipo sanguíneo, o ideal é consultar um hematologista ou clínico geral, que podem te indicar o exame de tipagem sanguínea. Este exame é a forma mais confiável de saber o seu tipo de sangue.
Qual médico consultar: Hematologista
Marcar consulta
100% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Hematologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.