Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cuspir Sangue: O que significa e o que pode ser?

Atualizado em Junho 2019

São várias as causas que podem estar na origem do aparecimento de sangue na saliva ou no catarro, podendo manifestar-se outros sintomas associados que podem ajudar a fazer um correto diagnóstico.

O tratamento depende da causa que está na origem do sangramento:

1. Bronquite

Cuspir Sangue: O que significa e o que pode ser?

A bronquite caracteriza-se por uma inflamação dos brônquios, com ocorrência de sintomas como tosse, falta de ar, catarro que pode ter sangue, ruídos ao respirar, lábios e pontas dos dedos arroxeados ou inchaço das pernas, que pode estar relacionada com outras doenças como infecções, sinusite ou alergias. Saiba mais sobre as causas e os tipos de bronquite.

O que fazer:

A bronquite pode ser tratada com medicamentos, como analgésicos, expetorantes, antibióticos, broncodilatadores ou corticoides, dependendo do tipo de bronquite e da evolução da doença. Em alguns casos, repousar e beber muita água podem ser suficientes. Saiba mais sobre os remédios usados para tratar a bronquite.

2. Bronquiectasia

Cuspir Sangue: O que significa e o que pode ser?

A bronquiectasia é uma doença pulmonar caracterizada pela dilatação permanente dos brônquios, que pode ser causada por infecções bacterianas recorrentes ou pela obstrução dos brônquios, que pode estar associada com fibrose cística, enfisema pulmonar ou síndrome dos cílios imóveis.

Esta doença geralmente provoca sintomas como tosse com ou sem sangue, falta de ar, perda de apetite, mal estar, dor no peito, mau hálito e cansaço. Saiba mais sobre a bronquiectasia pulmonar.

O que fazer:

A bronquiectasia não tem cura e o tratamento consiste em melhorar os sintomas e impedir a progressão da doença. Pode ser recomendado o uso de antibióticos, mucolíticos e expetorantes para facilitar a liberação do muco ou broncodilatadores para facilitar a respiração.

3. Sangramento nasal

Cuspir Sangue: O que significa e o que pode ser?

Em alguns casos, quando ocorre sangramento pelo nariz, o sangue pode também sair pela boca, principalmente se a pessoa inclinar a cabeça para trás na tentativa de fazer o sangramento parar. Algumas das causas que provocam sangramento nasal podem ser lesões no nariz, pressão arterial alta, presença de um corpo estranho no nariz, plaquetas baixas, desvio do septo nasal ou sinusite, por exemplo.

O que fazer:

O tratamento do sangramento no nariz depende da causa que está na sua origem. Veja como tratar o sangramento nasal em cada situação.

4. Uso de drogas

Cuspir Sangue: O que significa e o que pode ser?

O uso de drogas, como a cocaína por exemplo, que é inalada pelo nariz, irrita as vias nasais e o trato respiratório superior, podendo causar sangramento, que pode também sair pela boca, especialmente se for usada com frequência.

O que fazer:

O ideal é parar de usar drogas, já que são uma grande ameaça à saúde. O processo de desintoxicação pode ser muito difícil e, por isso, existem tratamentos disponíveis com medicamentos e acompanhamento psicológico em clínicas de reabilitação, que podem facilitar este processo. 

5. Uso de anticoagulantes

Cuspir Sangue: O que significa e o que pode ser?

Os medicamentos anticoagulantes, como a varfarina, rivaroxabano ou heparina, por exemplo, agem impedindo a formação de coágulos de sangue, porque bloqueiam a ação de substâncias que fazem a coagulação. Assim, é normal que as pessoas que tomam estes medicamentos tenham hemorragias com mais facilidade ou tenham mais dificuldade em estancar estas hemorragias.

O que fazer:

Durante o tratamento com anticoagulantes, deve-se ter o cuidado de informar o médico acerca dos efeitos colaterais que ocorrerem, para que, se for necessário, ele substitua o medicamento. Saiba os cuidados que deve ter durante o tratamento com anticoagulantes.

6. DPOC

Cuspir Sangue: O que significa e o que pode ser?

A doença pulmonar obstrutiva crônica é uma doença respiratória que resulta da inflamação e lesão dos pulmões e que pode causar sintomas como falta de ar, tosse com catarro com ou sem sangue e dificuldades respiratórias. Saiba como identificar a DPOC.

O que fazer:

A DPOC não tem cura, mas os sintomas podem ser aliviados com a adoção de um estilo de vida saudável, com o uso de medicamentos como broncodilatadores, corticoides ou expetorantes, por exemplo e com fisioterapia específica para este tipo de doença. 

7. Embolia pulmonar

Cuspir Sangue: O que significa e o que pode ser?

Uma embolia ou trombose pulmonar resulta do entupimento de um vaso sanguíneo do pulmão, o que impede a passagem de sangue, causando a morte progressiva da parte afetada, levando à ocorrência de sintomas como dor no peito e ao respirar, falta de ar e tosse com sangue.

O que fazer: 

O tratamento da embolia pulmonar deve ser feito com urgência, de forma a evitar sequelas. Geralmente ele é feito com medicamentos anticoagulantes, que fazem a dissolução do coágulo, analgésicos para aliviar a dor no peito e, se necessário, uma máscara de oxigênio para auxiliar a respiração e oxigenação do sangue.

8. Gengivite

Cuspir Sangue: O que significa e o que pode ser?

A gengivite é uma inflamação das gengivas que pode ser causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, podendo provocar sintomas como dor, vermelhidão, inchaço, mau hálito, dor e sangramento ao escovar os dentes.

Este problema pode ser causado por uma má higiene oral, consumo de alimentos com muito açúcar, diabetes, uso de aparelho ortodôntico ou uso de cigarro, por exemplo.

O que fazer:

O tratamento deve ser feito no dentista, que pode retirar a placa dentária acumulada nos dentes e aplicar flúor, por exemplo. Saiba mais sobre o tratamento para a gengivite.

9. Sinusite

Cuspir Sangue: O que significa e o que pode ser?

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas como dor de cabeça e garganta, mau hálito, perda do olfato e gosto, corrimento nasal e sensação de peso na testa e nas maçãs do rosto, pois é nestes locais que se localizam os seios nasais.

O que fazer:

A sinusite pode ser tratada com sprays nasais, remédios antigripais e antibiótico, caso se trate de uma sinusite bacteriana.

Além disso, o surgimento de sangue na saliva também pode ser causado por lesões na boca ou na cabeça, algumas formas de câncer, como leucemia, câncer na boca ou na garganta, tuberculose ou estenose aórtica. Saiba o que é estenose aórtica e como é feito o tratamento.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem