Teste de gravidez de sangue: qual é o exame e possíveis resultados

novembro 2022

O teste de gravidez de sangue é um exame que detecta a quantidade de beta hCG no sangue, sendo indicado para confirmar a gravidez. Normalmente, é considerado positivo quando os níveis de beta hCG são maiores que 25 IU/L.  

Este exame geralmente é feito no laboratório e pode identificar a gravidez ainda nas primeiras semanas após a relação íntima sem preservativo. No entanto, resultados falsos positivos podem ser causados por alguns tumores, como câncer de mama ou do endométrio, e alterações do sistema imune, por exemplo.

Em caso de um resultado positivo ou indeterminado no teste de gravidez de sangue, é recomendado consultar um obstetra e, se confirmada a gravidez, iniciar o acompanhamento do pré-natal.

Possíveis resultados

O resultado do teste de gravidez de sangue pode ser:

  • Negativo: nível de beta hCG é menor que 5 IU/L;
  • Indeterminado: quantidade de beta hCG entre 5 a 25 IU/L;
  • Positivo: dosagem de beta hCG maior que 25 IU/L.

Os níveis de beta hCG no sangue aumentam durante a gravidez e normalmente chegam até em torno de 100.000 IU/L por volta da 10ª semana de gestação.

Calculadora da idade gestacional

Embora possa não ser um cálculo muito preciso, é possível calcular a idade gestacional levando em consideração os valores de beta hCG do teste de gravidez de sangue.

Para saber sua idade gestacional aproximada, coloque o valor do resultado do exame de beta hCG na calculadora:

mlU/ml
Erro

Alterações em caso de gravidez ectópica

O teste de gravidez de sangue pode indicar uma gravidez ectópica quando os níveis de beta hCG param de aumentar antes das 8 semanas de gravidez ou aumentam mais lentamente do que o esperado. 

Além disso, quando a quantidade de beta hCG é maior que 3.500 IU/mL e o ultrassom não encontra o bebê no interior do útero, também pode ser indicativo de uma gravidez ectópica. Entenda melhor o que é gravidez ectópica e como identificar.

Resultado falso positivo ou falso negativo

O resultado do teste de gravidez de sangue pode ser falso positivo em caso de: 

  • Mola hidatiforme;
  • Coriocarcinoma;
  • Mieloma múltiplo;
  • Alguns tumores, como câncer de mama ou endométrio;
  • Alterações do sistema imune, como deficiência de IgA ou presença de fator reumatóide no sangue;
  • Doença renal crônica.

Além disso, o resultado do teste de sangue também pode ser falso negativo em alguns casos, especialmente quando é feito muito cedo ou quando os níveis de beta hCG estão anormalmente elevados.

O teste de sangue é melhor que o de farmácia?

O teste de gravidez de sangue é o mais indicado para confirmar a gravidez, por mostrar a quantidade exata de beta hCG no sangue. Este teste é feito em laboratório e pode identificar até mesmo pequenas concentrações de beta hCG, que poderiam não ser detectadas no exame de urina.

Além disso, o teste de gravidez de sangue pode ser feito após 8 a 10 dias da relação íntima sem preservativo, dando um resultado mais cedo que os testes de farmácia. Veja quando e como fazer o teste de gravidez de farmácia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em novembro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • UPTODATE. Clinical manifestations and diagnosis of early pregnancy. Disponível em: <https://www.medilib.ir/uptodate/show/440>. Acesso em 14 nov 2022
  • PAGANA, Kathleen D; PAGANA, Timothy J; PAGANA, Theresa N. Mosby's Diagnostic & Laboratory Test Reference. 12.ed. St. Louis, Missouri: Elsevier, 2015.
Mostrar bibliografia completa
  • STATPEARLS. Human Chorionic Gonadotropin. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK532950/>. Acesso em 14 nov 2022
  • STATPEARLS. Early Pregnancy Diagnosis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK556135/>. Acesso em 14 nov 2022
  • HENDRIKS, Erin; ROSENBERG, Rachel; PRINE, Linda. Ectopic Pregnancy: Diagnosis and Management. Am Fam Physician. Vol.101, n.10. 599-606, 2020
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • Primeiros sintomas de gravidez

    02:53 | 1087316 visualizações