Homem pode tomar cabergolina?

“Fui ao médico por estar sentindo dores de cabeça e problemas de visão. Ele pediu um exame de sangue para avaliar alguma alteração hormonal e, quando viu o resultado, receitou cabergolina. Homem pode tomar cabergolina?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Endocrinologista perto de você

A cabergolina pode ser usada em homens, especialmente para tratar os seguintes problemas de saúde:

  • Hiperprolactinemia (nível alto de prolactina no sangue);
  • Síndrome de Cushing.

Uma das causas para o aumento da prolactina é o tumor da hipófise (adenoma hipofisário). O tumor tem células que produzem principalmente prolactina e, por isso, o nível do hormônio fica aumentado no sangue. A cabergolina é um dos medicamentos que pode ser indicado para tratar esse problema.

A cabergolina só é indicada para tratar a Síndrome de Cushing quando ela é causada por um tumor hipofisário. Isso porque o medicamento diminui a capacidade do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) de estimular a produção de cortisol pelas glândulas adrenais.

O ideal sempre é tomar cabergolina apenas com orientação de um endocrinologista. 

O tratamento com cabergolina deve ser evitado em pessoas com doenças cardiovasculares, úlcera, hemorragias gastrointestinais ou distúrbios mentais. Nesses casos, quando ela for realmente necessária, é indicado um acompanhamento médico mais cuidadoso ao usar a cabergolina.

40% dos leitores acham este conteúdo útil (10 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Endocrinologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Tomar adeforte engorda?

Adeforte não engorda e não abre o apetite, pois é um suplemento composto pelas vitaminas A, D e E. Entenda melhor o que é o adeforte, se realmente engorda, para que serve e quais os efeitos que podem surgir com sua utilização.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Quem amamenta pode tomar amoxicilina?

Mulheres que amamentam podem tomar amoxicilina quando indicado pelo médico. Entenda melhor se quem amamenta pode tomar amoxicilina.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Donaren pode engordar?

O Donaren pode levar ao aumento do peso, pois um possível efeito colateral é o aumento do apetite. No entanto, essa é uma situação incomum. Entenda quando o Donaren pode causar aumento do peso e o que fazer se estiver engordando.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Tomar Rivotril engorda?

Apesar de parecer contraditório, o Rivotril tanto pode engordar como emagrecer. Entenda melhor como o Rivotril afeta o peso e o que fazer caso esteja engordando muito com o medicamento.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Tomar vitamina B12 engorda?

A vitamina B12 normalmente não faz engordar. Porém, pode haver aumento do apetite em algumas pessoas. Entenda melhor porque a vitamina B12 pode afetar o peso e o que fazer caso isso esteja acontecendo.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Clomid pode ser usado por homens?

O Clomid pode ser usado por homens em casos específicos, e orientados por um médico. Entenda em situações o homem pode tomar Clomid, para que serve e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 11 alterações nas unhas que podem indicar problemas de saúde

11 alterações nas unhas que podem indicar problemas de saúde

A presença de alterações nas unhas pode ser um primeiro sinal de alguns problemas de saúde, desde infecções por fungos, até diminuição da circulação sanguínea ou, até mesmo, câncer. Veja as principais alterações das unhas, o que podem significar e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Coceira no corpo: 9 principais causas (e o que fazer)

Coceira no corpo: 9 principais causas (e o que fazer)

Existem diversas causas para a coceira no corpo, desde um simples ressecamento, até alergias ou doenças graves, como cirrose, diabetes ou linfoma. Confira a lista completa dos problemas mais comuns que causam coceira no corpo e o que fazer em cada situação para acabar com o desconforto.

Imagem ilustrativa do artigo Vomitar sangue: o que pode ser (e o que fazer)

Vomitar sangue: o que pode ser (e o que fazer)

Vomitar sangue ou ter um pouco de sangue no vômito pode ser indicativo de varizes esofágicas, gastrite e até mesmo câncer. Por isso, é importante buscar ajuda médica assim que for notada a saída de sangue pela boca. Conheça as principais causas e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Diarreia com sangue: 11 principais causas (e o que fazer)

Diarreia com sangue: 11 principais causas (e o que fazer)

A diarreia com sangue pode indicar infecções intestinais ou ser consequência de situações mais graves como doença inflamatória intestinal ou câncer, sendo importante consultar o médico para que possa ser identificada a causa e iniciado o tratamento. Confira as principais causas de diarreia com sangue e saiba o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo 9 benefícios da canela para a saúde (e como usar)

9 benefícios da canela para a saúde (e como usar)

A canela é uma especiaria rica em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, a canela também ajuda a acelerar o metabolismo, promovendo o emagrecimento. Conheça todos os benefícios e como usar a canela.

Imagem ilustrativa do artigo 9 fantásticos benefícios do mel para a saúde

9 fantásticos benefícios do mel para a saúde

O mel possui propriedades nutritivas e terapêuticas que trazem vários benefícios à saúde como proteger o coração e diminuir o colesterol alto. Confira outros benefícios e aprenda para que você pode usar esse alimento.

Imagem ilustrativa do artigo 7 benefícios do alho para a saúde (e como usar)

7 benefícios do alho para a saúde (e como usar)

O alho traz benefícios para a saúde como baixar o colesterol ruim, combater infecções e diminuir a pressão alta. Veja os outros benefícios importantes do alho para a saúde e aprenda como usar o alho, incluindo algumas receitas simples.

Imagem ilustrativa do artigo 11 benefícios da rúcula para a saúde (e como consumir)

11 benefícios da rúcula para a saúde (e como consumir)

A rúcula é um vegetal que tem muitos benefícios para a saúde como regular os níveis de açúcar no sangue, combater o envelhecimento ou controlar a pressão arterial. Conheça outros benefícios da rúcula, seu valor nutricional e saiba como preparar receitas saudáveis com rúcula .