7 benefícios do jambo e como consumir (com receitas)

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
agosto 2022
  1. Benefícios
  2. Informação nutricional
  3. Como usar
  4. Receitas

O jambo, conhecido também como jambolão, é uma fruta rica em antocianinas e flavonoides, compostos antioxidantes que ajudam a combater o excesso de radicais livres no corpo, prevenindo situações como envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.

Além disso, o jambo também é rico em fibras que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, equilibrando os níveis de glicemia no sangue e prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes. Conheça outras frutas ricas em fibras.

Existem diversos tipos de jambo, como jambo-vermelho, ou roxo, jambo-rosa e jambo-branco, que variam no sabor mais leve ao mais adocicado e no teor de antioxidantes, podendo ser consumidos ao natural ou usada em receitas, como sucos, mousses e geleias.

Benefícios do jambo para a saúde

Por apresentar propriedades antioxidantes, hipoglicemiantes e sacietogênicas, os principais benefícios do jambo para a saúde são:

1. Diminuir o colesterol e triglicerídeos

O jambo contém antocianinas e flavonoides, compostos bioativos com ação antioxidante que impedem a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol no sangue. Veja como aumentar a ingestão de alimentos antioxidantes.

Além disso, o jambo também é rico em fibras que reduzem a absorção de gordura dos alimentos à nível intestinal, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

2. Evitar o envelhecimento precoce

Por ser rico em compostos com propriedades antioxidantes, o jambo ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres, evitando a formação de rugas, flacidez e envelhecimento precoce.

3. Prevenir a diabetes

O jambo possui ótimas quantidades de fibras que ajudam a diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e ajudando, assim, a evitar a resistência à insulina e a diabetes.

4. Fortalecer o sistema imunológico

Sendo uma fruta rica em compostos antioxidantes, o jambo combate o excesso de radicais livres no organismo e fortalece as células do sistema imunológico, ajudando a prevenir o surgimento de situações como gripes, alergias e câncer.

5. Promover a perda de peso

O jambo promove a perda de peso por ser rico em fibras que prolongam o tempo de digestão dos alimentos, promovendo a saciedade e diminuindo a fome ao longo do dia.

Além disso, o jambo também é considerado um alimento low carb, contendo ótimas quantidades de fibras, mas baixo teor de carboidratos, sendo uma ótima opção para incluir em dietas de emagrecimento. Veja outros alimentos low carb que ajudam a emagrecer.

6. Evitar doenças cardiovasculares

Por ter ótimas quantidades de flavonoides e taninos, que são compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o jambo promove a saúde e o relaxamento das artérias, melhorando a circulação de sangue e evitando doenças, como aterosclerose, infarto e pressão alta.

7. Combater a prisão de ventre

O jambo ajuda a combater a prisão de ventre, porque é rico em fibras insolúveis, um tipo de fibra que aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos normais do intestino, facilitando a evacuação.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g, o que corresponde a aproximadamente 2 unidades grandes, de jambo:

Componentes

2 unidades grandes (100g) de jambo

Energia

27 calorias

Carboidratos

6,5 g

Proteínas

0,9 g

Gorduras

0,1 g

Fibras

5,1 g

Magnésio

14 mg

Potássio

135 mg

Para se obter os benefícios do jambo, é fundamental manter uma alimentação equilibrada e saudável, e praticar exercícios físicos regularmente.

Como usar

Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para a ingestão de jambo, a recomendação de consumo de frutas por dia é entre 2 a 3 porções, o que equivale a uma média de 200g de jambo.

O jambo pode ser consumido ao natural ou usado em receitas como sucos, geleias e mousses.

Receitas saudáveis com jambo

Algumas receitas saudáveis e saborosas com o jambo incluem sucos e mousses:

1. Suco de jambo com hortelã

Ingredientes:

  • 300 g de jambo maduro;
  • 400 ml de água filtrada ou fervida;
  • 4 folhas de hortelã pimenta;
  • Pedras de gelo a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem as folhas de hortelã e o jambo, retirando o caroço e picando-o em cubos. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem até obter uma mistura homogênea. Transferir para um copo e servir. Se necessário, adoçar com 1 colher de sobremesa de mel.

2. Mousse de jambo

Ingredientes:

  • 5 jambos maduros;
  • 160 g de iogurte natural integral;
  • ½ caixa (200g) de creme de leite light;
  • 1 pacote de gelatina em pó incolor;
  • 5 colheres de sopa de água filtrada, ou fervida, e gelada;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Em uma tigela, colocar a gelatina em pó com a água, misturando bem e aguardar 5 minutos. Levar essa mistura ao microondas por 20 segundos e reservar. Lavar bem, retirar os caroços, picar e colocar os jambos em um liquidificador, batendo bem até formar um suco.

Adicionar o iogurte, o creme de leite, o adoçante e a gelatina hidratada ao liquidificador, batendo por mais 1 minuto. Transferir a mistura para taças individuais e levar à geladeira por cerca de 2 horas. Servir gelado

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Tatiana Zanin - Nutricionista, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • GIBBERT, Luciana et al. Breve Revisão da espécies Syzygium malaccense (L.) Merr & L.M. Perry como fonte de compostos bioativos. Visão Acadêmica. vol.18. 4.ed; 140-152, 2017
  • GIBBERT, Luciana. Caracterização físico-química, potencial antioxidante e avaliação de toxicidade preliminar do Jambo vermelho (Syzygium malaccense (L.) Merr. & L. M. Perry. Tese de conclusão de mestrado, 2017. Universidade Federal do Paraná.
Mostrar bibliografia completa
  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Disponível em: <http://www.fcf.usp.br/tbca>. Acesso em 19 ago 2022
  • BATISTA, Ângela Giovana et al. Red-jambo (Syzygium malaccense): Bioactive compounds in fruits and leaves. LWT - Food Science and Technology. Vol.76. 284-291, 2017
  • INSTITURO BRASILEIRO DE FLORESTAS. Lista de espécies nativas: jambo. Disponível em: <https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/jambo#:~:text=O%20Jambo%20ou%20Jambol%C3%A3o%20%C3%A9>. Acesso em 19 ago 2022
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

    12:40 | 64011 visualizações
  • Como fazer a DIETA LOW CARB do jeito certo para emagrecer

    14:19 | 690126 visualizações