17 alimentos low carb (que precisa ter em casa)

Os alimentos low carb contêm baixa composição de carboidratos, o que reduz a quantidade de insulina liberada e aumenta o gasto de energia, além de promoverem a sensação de saciedade e reduzirem o inchaço abdominal.

Os alimentos low carb devem ser consumidos na sua forma natural, evitando-se alimentos processados industrialmente, com açúcar ou glúten, porque são inflamatórios para o organismo, causando mau funcionamento dos órgãos e provocando doenças crônicas como a diabetes. Assim, é importante dar preferência a gorduras boas como o azeite ou o óleo de coco  porque são mais saudáveis.

Apesar dos alimentos low carb possuírem vários benefícios para a saúde, devem ser indicados pelo nutricionista, pois assim é possível evitar deficiência de vitaminas e minerais. Confira o guia completo para fazer dieta low carb.

Veja em mais detalhes no vídeo a seguir como fazer a dieta low carb:

1. Carne

A carne branca, como frango, pato ou coelho possuem menos gorduras e calorias, no entanto, as carnes vermelhas como vitela, porco, cabrito ou cordeiro são ricas em proteínas, ajudando a diminuir a fome e a aumentar a saciedade e, por isso é importante que ambas sejam consumidas numa alimentação low carb.

A carne é um alimento low carb que contém nutrientes como o ômega 3, que ajuda a diminuir a inflamação do corpo, a vitamina E que é um antioxidante natural e o ácido linoleico que é uma gordura boa que ajuda na prevenção de doenças cardíacas e, por isso, deve ser incluído numa dieta saudável e equilibrada.

2. Peixes

O peixe é um alimento low carb, uma excelente fonte de proteínas, um anti-inflamatório natural e, além disso, peixes como o salmão ou a cavala, são ricos em ômega 3, ajudando no controle da glicemia e do colesterol e no bom funcionamento do cérebro.

Além disso, o peixe em conserva, como o atum, a sardinha ou o salmão que estão conservados dentro de uma lata apropriada, mantendo preservados nutrientes como o ômega 3 que ajuda na prevenção de doenças cardíacas, é permitido na alimentação low carb, desde que conservado, preferencialmente, em azeite uma vez que ajuda a manter a qualidade e os nutrientes do peixe.

3. Ovos

O ovo é um alimento com muitos benefícios para a saúde como aumentar a imunidade, diminuir a absorção de colesterol no intestino, favorecer o ganho de massa muscular e melhorar a memória porque é rico em proteínas e vitaminas A, D, E e do complexo B e, por isso é incluído na alimentação low carb. Confira os 8 principais benefícios do ovo para a saúde.

4. Bebidas vegetais

As bebidas vegetais como a bebida de amêndoa, de avelã ou de caju são consideradas alimentos low carb porque são gorduras boas, têm um baixo índice de açúcar e apresentam benefícios para a saúde como regular a glicemia e prevenir o envelhecimento precoce. 

5. Queijos

Os queijos que são adequados numa alimentação low carb são aqueles que não têm aditivos,  sendo os queijos mais recomendados a mozzarella, o brie, o cheddar, o parmesão, o camembert, o queijo coalho e o queijo de cabra.

O queijo é um alimento rico em cálcio, proteínas e gorduras boas, mas com uma baixa quantidade de carboidratos, podendo ser incluído na alimentação do dia a dia . Conheça outros benefícios do queijo.

6. Manteiga

A manteiga comum é um dos lacticínios que podem ser consumidos na dieta low carb, porque é feita a partir da gordura do leite, que é uma gordura boa, e apresenta benefícios como manter o bom funcionamento do cérebro e prevenir o aparecimento de doenças cardíacas.

Além disso, a manteiga ghee também é um alimento low carb porque além de ser baixa em carboidratos é rica em gorduras boas e não contém lactose. Entenda o que é a manteiga ghee, quais os seus benefícios e como fazer.

17 alimentos low carb (que precisa ter em casa)

7. Iogurte

Os iogurtes aconselhados na alimentação low carb são os iogurtes gregos e os iogurtes naturais, porque são feitos a partir de gordura boa, são ricos em cálcio e proteínas, o que, fortalece os ossos e promove o aumento de massa muscular.

Além disso, o iogurte tem muitos benefícios como por exemplo, regular o intestino e fornecer mais cálcio ao organismo, ajudando a prevenir doenças, como a osteoporose. Veja outros benefícios do iogurte como preparar em casa.

8. Kefir

O kefir é um alimento low carb, produzido através da fermentação do leite com grãos de kefir, tem um aspecto semelhante ao iogurte e, o seu consumo tem vários benefícios como ajudar a manter a saúde do intestino, reduzir o risco de doenças crônicas e melhorar o sistema imunológico Confira o que é o kefir, benefícios e como fazer. 

9. Creme de leite fresco

O creme de leite fresco e sem aditivos é um alimento low carb obtido através da gordura do leite e, como contém ácidos gordos, apresenta benefícios para a saúde como fornecer energia e ajudar no desenvolvimento do cérebro. 

Porém, é importante que seja consumido com moderação e de acordo com a recomendação do nutricionista porque é um alimento rico em gorduras.

10. Vegetais

Os vegetais como alface, espinafres, rúcula, couve-flor, aspargos ou brócolis são alimentos low carb, ou seja, baixos em carboidratos e ricos em fibras e vitaminas, tendo muitos benefícios como ajudar a manter a saúde do intestino, aumentar a sensação de saciedade e regular os níveis de açúcar no sangue.

No entanto, nem todos os vegetais são alimentos low carb como é o caso a batata comum, que   contêm uma quantidade grande de carboidratos e, por isso, deve ser consumida com moderação. Uma opção para a substituição da batata comum é a batata doce, que embora contenha carboidratos e, por isso, deva ser consumida com moderação, é mais rica nutricionalmente. Entenda quais os benefícios da batata doce para a saúde e como consumir.

11. Frutas

As frutas indicadas em uma alimentação low carb são frutas frescas e com uma baixa quantidade de açúcar como as framboesas, mirtilos, morangos, abacate, coco ou pera e, que apresentam benefícios para a saúde como prevenção da diabetes, melhoria da memória e reforço o sistema imunológico.

A fruta é um alimento rico em fibras e vitaminas, no entanto, nem todas as frutas são alimentos low carb porque algumas têm muito açúcar, como a frutose. É importante comer a fruta no seu estado natural e não em sucos, porque um suco necessita de várias frutas, o que equivale a mais açúcar.

Além disso, os frutos como o tomate, a berinjela, o pepino, o pimentão ou a abobrinha são alimentos low carb podendo ser consumidos regularmente. 

12. Frutos secos

Os frutos secos como noz, castanha do Pará, avelã ou amêndoa são alimentos low carb ricos em gorduras boas, fibras, vitamina do complexo B e zinco e, apresentam vários benefícios para a saúde como melhorar o colesterol, fortalecer o sistema imunológico ou fornecer mais energia ao organismo.

No entanto, devem ser consumidos com moderação porque têm bastantes calorias. Veja como consumir frutos secos sem engordar.

13. Azeite extra-virgem

O azeite é uma gordura boa, e por isso considerado um alimento low carb, apresentando vários benefícios para o organismo como manter a saúde do coração, diminuir a pressão arterial ou reduzir o colesterol mau, conhecido como LDL,  e os triglicerídeos no sangue.

O azeite é extraído da azeitona e é, na sua maior, constituindo por ácidos gordos monoinsaturados, sendo o mais saudável o azeite extra-virgem, que contém uma acidez inferior a 0,8 e o azeite que é feito a partir de prensa fria, ou seja, é a gordura que sai quando a azeitona é espremida.

Além do azeite, existem outras gorduras boas como  o óleo de coco extra-virgem ou o óleo de abacate extra-virgem que são incluídos na alimentação low carb. É importante que a pessoa saiba que o óleo de soja, de milho ou girassol não são saudáveis porque não são naturais e podem ser inflamatórios para o corpo.

Veja mais sobre o azeite no vídeo a seguir:

14. Farinha de coco

A farinha de coco é um alimento low carb porque tem menos quantidade de carboidratos em comparação com outras farinhas, contém gorduras boas e é rica em fibras, aumentando a saciedade, ajudando a controlar o açúcar no sangue e a diminuir o colesterol ruim.

Além da farinha de coco, outras farinhas como farinha de banana, de trigo sarraceno, de frutos secos, de mandioca ou de castanha também são recomendadas numa alimentação low carb. Porém, se o objetivo da pessoa for perder peso, as farinhas devem ser consumidas com moderação. Confira o que é o trigo sarraceno, quais os seus benefícios e como usar. 

15. Sementes

As sementes de girassol, de linhaça, de abóbora, de chia ou sésamo são excelentes alimentos low carb apresentando alguns benefícios como ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares ou manter a saúde do intestino e, que podem ser consumidos, por exemplo, ao lanche com iogurte natural ou na salada. Saiba para que serve a semente de girassol e como usar.

16. Adoçantes naturais

O uso de adoçantes naturais como a stevia, o xilitol, o mel puro ou o açúcar de coco são opções mais saudáveis que permitem adoçar os alimentos, não alteram os níveis de açúcar no sangue e não têm tantas calorias. Conheça 10 formas naturais de substituir o açúcar. 

17. Água, chá e café

A água, café sem açúcar, chás, infusão de frutas ou água aromatizada são bebidas low carb que ajudam a manter o corpo hidratado, facilitam a digestão e melhoram a circulação sanguínea.

A hidratação é muito importante para o bom funcionamento do organismo, no entanto, nem todas as bebidas são low carb e, por isso, é fundamental evitar bebidas alcoólicas que contenham açúcar e bebidas doces.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • FOOD INGREDIENTS BRASIL . Os benefícios à saúde dos ácidos graxos poliinsaturados. 2016. Disponível em: <https://revista-fi.com.br/upload_arquivos/201611/2016110700002001479901769.pdf>. Acesso em 03 Fev 2021
  • WYNESS, Laura. The role of red meat in the diet: nutrition and health benefits. Proceedings of the Nutrition Society. 75. 3; 1-6, 2015
  • CORDEIO, Renata; SALLES, Marina; AZEVEDO, Bruna. BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA DIETA LOW CARB. Revista Saúde em Foco. 9; 714-722, 2017
  • AADIL, Rana; ROOBAB, Ume. Farinhas de frutas e vegetais: uma alternativa nutricional e sustentável sem glúten e com baixo teor de carboidratos. MNS-University of Agriculture, Multan, Pakistan. 69, 2020
  • Centro Hospitalar do Algarve. O que são adoçantes?. 2014. Disponível em: <http://www2.portaldasaude.pt/NR/rdonlyres/DB3E0B21-44CE-4FE2-BA13-3937AB982848/0/Diamundialdadiabetes.pdf>.
  • ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE NUTRIÇÃO ENTÉRICA E PARENTÉRICA. PERFIL DE ÁCIDOS GORDOS DE SEMENTES: BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. 2012. Disponível em: <http://repositorio.insa.pt/bitstream/10400.18/3780/1/Poster_Sementes_APNEP.PDF>. Acesso em 02 Fev 2021
  • ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS NUTRICIONISTAS. Colher Saber. 2017. Disponível em: <https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/AW_EBook_ColherSaber.pdf>. Acesso em 02 Fev 2021
  • DGS. Fibras alimentares. Disponível em: <https://www.dgs.pt/ficheiros-de-upload-1/alimentacao-fibras-alimentares-pdf.aspx>. Acesso em 02 Fev 2021
  • INIAV. Benefícios do azeite para a saúde. 2017. Disponível em: <http://www.iniav.pt/fotos/editor2/beneficios_do_azeite_para_a_saude.pdf>. Acesso em 02 Fev 2021
  • PROGRAMA NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Alimentação e nutrição na gravidez. 2015. Disponível em: <http://nocs.pt/wp-content/uploads/2017/10/alimentacaoenutricaonagravidez.pdf>. Acesso em 03 Fev 2021
  • INSTITUTO DO CONSUMIDOR. Guia: Nutrientes, Aditivos e Alimentos. 2004. Disponível em: <https://www.iasaude.pt/attachments/article/1546/Guia_nutrientes_aditivos_alimentos.pdf>. Acesso em 02 Fev 2021
  • BTS INFORMA. Leite & Derivados. 2014. Disponível em: <https://ital.agricultura.sp.gov.br/arquivos/tl/artigos/artigo-creme-de-leite.pdf>. Acesso em 02 Fev 2021
  • O FLORENSE. Os benefícios do iogurte. 2016. Disponível em: <https://jornaloflorense.com.br/especiais/1474043370.pdf>. Acesso em 02 Fev 2021
  • ALMEIDA, Anna Paula. A UTILIZAÇÃO DO KEFIR E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Trabalho de conclusão de curso para obtenção do grau de bacharel e licenciatura em Enfermagem , 2018. Universidade Federal de Uberlândia da Faculdade de Medicina.
  • IRMÃO, Jedalia; COSTA, Marcela. CONHECIMENTO E HÁBITOS DE CONSUMO DE KEFIR NA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFMS. Rev. Inst. Laticínios Cândido Tostes. 73. 1; 27-36, 2018
  • DIAS, Priscila et al. Propriedades antimicrobianas do kefir. Arq. Inst. Biol. 83. 1-5, 2016
  • ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS NUTRICIONISTAS. O iogurte – para saber mais. 2013. Disponível em: <https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Ebook_Iogurte.pdf>. Acesso em 02 Fev 2021
  • SAÚDE BRASIL. Manteiga ou margarina: qual é a melhor opção para a saúde?. Disponível em: <https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/manteiga-ou-margarina-qual-e-a-melhor-opcao-para-a-saude>. Acesso em 02 Fev 2021
  • DGS. Alimentação Saudável em Tempos de Isolamento à Base de Conservas de Pescado e Leguminosas. Disponível em: <https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/receitas-com-enlatados-pdf.aspx>. Acesso em 02 Fev 2021
  • BEIRÃO, Filipa. Avaliação dos teores em metais em produtos de origem vegetal enlatados. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar, 2013. Faculdade de Ciências e Tecnologia e a Universidade Nova de Lisboa.
  • SOUSA, Álison; ALMEIDA, Neiva. Ácidos graxos em peixes marinhos e de água doce: um comparativo. CIENTEC – Revista de Ciência, Tecnologia e Humanidades do IFPE. 10. 1; 105-120, 2017
  • ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS NUTRICIONISTAS. Pescar Saúde. 2016. Disponível em: <https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/E-book_pescado_Final_High.pdf>. Acesso em 02 Fev 2021
  • VAZ, Diana et al. A IMPORTÂNCIA DO ÔMEGA 3 PARA A SAÚDE HUMANA: UM ESTUDO DE REVISÃO. Revista UNINGÁ. 20. 2; 48-54, 2014
  • BORGES, Mariane et al. Ácidos graxos ômega-3, estado inflamatório e marcadores bioquímicos de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico: estudo piloto. Rev. Bras. Reumatol. 57. 6; 526–534, 2017
  • SILVA, Harynson. QUALIDADE DA CARNE DE BOVINOS TERMINADOS EM SISTEMA DE PASTAGEM OU CONFINAMENTO. Monografia apresentada para a conclusão do Curso de Agornomia , 2017. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília..
  • INSTITUTO DE INVESTIGACIONES MARINAS. QUALITY DIFFERENCES ASSESSMENT IN CANNED SARDINE (Sardina pilchardus) BY FLUORESCENCE DETECTION . Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/36078971.pdf>. Acesso em 04 Fev 2021
Mais sobre este assunto: