Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Incontinência urinária infantil

A incontinência urinária infantil acontece quando a criança perde urina involuntariamente e repetidamente. Isso acontece normalmente após os 5 anos de idade, podendo ocorrer durante o dia, tendo o nome de enurese diurna ou à noite, que é mais frequente, sendo chamada de enurese noturna.

As causas de incontinência urinária infantil diurna mais comuns estão relacionadas com a distração da criança enquanto brinca ou com problemas na bexiga.

A fisioterapia para incontinência urinária infantil é uma opção de tratamento que inclui o treino de exercícios, que ajudam a criança a fortalecer e controlar os músculos da bexiga, programação dos horários para a criança urinar e a neuroestimulação sacral que é uma técnica, que consiste em colar um elétrodo no sacro da criança, entre o fundo das costas, e o início das nádegas para estimular o controle do esfíncter.

Causas de incontinência urinária infantil

As causas de incontinência urinária infantil diurna ou enurese diurna podem incluir:

  • Repetidas infecções urinárias;
  • Problemas da anatomia do sistema urinário;
  • Bexiga hiperativa, em que os músculos que servem para impedir a saída da urina contraem-se involuntariamente, forçando a urina a sair;
  • A criança ignorar os sinais e evitar ir ao banheiro para não ter que parar de brincar, ou por não gostar de utilizar o banheiro da escola, fazendo com que a bexiga encha muito e com que a ela se urine.

As causas de incontinência urinária infantil noturna ou enurese noturna como também pode ser chamada, podem estar relacionadas com:

  • Desenvolvimento lento da ligação "cérebro-bexiga", o que faz com que a bexiga da criança se encha antes que o cérebro tenha essa percepção;
  • Maior produção de urina à noite;
  • A criança não sentir os sinais que a avisam que deve esvaziar a bexiga, ou não acordar a tempo para urinar;
  • Ansiedade;
  • Causas genéticas, pois há 40% de probabilidades de uma criança ter enurese noturna se isso tiver acontecido com um dos seus pais, e 70% no caso de terem sido os dois.

Além destas causas, problemas no sistema urinário como deformidades ou repetidas infeções urinárias, também podem causar enurese noturna, assim como problemas cerebrais. No entanto, estas duas últimas causas são menos frequentes.

Tanto a incontinência urinária diurna, assim como a noturna, podem ser diagnosticadas pelo pediatra.

Fisioterapia para incontinência urinária infantil

A fisioterapia para incontinência urinária infantil diurna pode ser uma forma de tratamento através de exercícios que fortalecem os músculos pélvicos da criança, programação de horários para a criança urinar e da técnica de neuroestimulação sacral, em que é colocado um elétrodo na região entre o fundo das costas e as nádegas para estimular o controle do esfíncter da bexiga.

Os medicamentos para incontinência urinária infantil, como a Desmopressina, Oxibutirina e Imipramina, também podem ser utilizados, porque eles reduzem a produção de urina e aumentam a capacidade e/ou a contração da bexiga.

Outra opção de tratamento são os alarmes urinários que tocam quando a criança faz xixi durante a noite criando o hábito de ela se levantar para urinar.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...