Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Incontinência urinária infantil: Como identificar e Tratar

A incontinência urinária infantil é quando a criança não consegue segurar o xixi durante o dia ou à noite depois dos 5 anos de idade. Quando a falta do controle do xixi acontece durante o dia, isso é chamado de enurese diurna, e quando acontece durante a noite, e a criança faz xixi na cama, isso é chamado de enurese noturna.

Normalmente a criança consegue controlar o xixi e o cocô de forma adequada, sem necessidade de um tratamento específico, mas por vezes pode ser preciso fazer um tratamento com dispositivos próprios, remédios ou fisioterapia. 

O que causa a dificuldade da criança segurar o xixi

Incontinência urinária infantil: Como identificar e Tratar

Incontinência urinária infantil diurna ou enurese diurna:

  • Bexiga muito cheia porque a criança ignorar os sinais e não vai ao banheiro para não ter que parar de brincar;
  • Infecção urinária frequente;
  • Bexiga hiperativa, em que os músculos que servem para impedir a saída da urina contraem-se involuntariamente, levando ao escape da urina;
  • Graves alterações como paralisia cerebral, espinha bífida, danos cerebrais ou nervosos. 

Incontinência urinária infantil noturna ou enurese noturna:

  • A criança não perceber os sinais de que deve levantar para fazer xixi, devido ao desenvolvimento mais lento da ligação "cérebro-bexiga";
  • Maior produção de urina à noite;
  • Ansiedade;
  • Causas genéticas, pois há 40% de probabilidades de uma criança ter enurese noturna se isso tiver acontecido com um dos seus pais, e 70% no caso de terem sido os dois.

Além destas causas, problemas no sistema urinário como deformidades ou repetidas infeções urinárias, também podem causar enurese noturna, assim como problemas cerebrais. No entanto, estas duas últimas causas são menos frequentes.

Como identificar a incontinência urinária na criança 

Os pais devem observar que se criança apresenta os seguintes sinais após os 5 anos de idade:

  • Não conseguir segurar o xixi durante o dia, ficando com a calcinha ou cueca molhados, úmidos ou com cheiro de xixi;
  • Não conseguir segurar o xixi, fazendo xixi na cama, mais de 1 vez por semana. 

A idade em que a criança consegue controlar o xixi durante o dia e a noite varia entre 2 e 4 anos, por isso se depois dessa fase a criança ainda tiver que usar fralda durante o dia ou durante a noite, deve-se conversar com o pediatra sobre esse assunto, mas o urologista pediátrico também é uma opção. 

Como é feito o tratamento para incontinência urinária infantil

Inicialmente os pais devem ter alguns cuidados como:

  • Não oferecer líquidos após as 20h;
  • Levar a criança para fazer xixi antes de se deitar para dormir;
  • Levar a criança para fazer xixi a cada 2 ou 3 horas, e cerca de 20 minutos depois de tomar água ou suco.

Para facilitar a vida no dia a dia também é uma boa ideia colocar uma capa impermeável para cobrir o colchão da criança, levar uma muda de roupa extra para a creche ou pré-escola. 

No entanto, quando essas estratégias não são suficientes, o pediatra poderá indicar o uso de um pequeno alarme que é colocado dentro da calcinha ou cueca, que possui um sensor de umidade, e assim, quando saem as primeiras gotinhas de xixi, o alarme toca e a criança tem que ir fazer xixi no banheiro. Essa é uma das estratégias que tem mais resultados.

Em caso de bexiga hiperativa, o pediatra pode receitar remédios anticolinérgicos, como a Desmopressina, Oxibutirina e Imipramina, também podem ser utilizados, porque eles reduzem a produção de urina e acalmam a bexiga.

A fisioterapia também pode ser uma forma de tratamento através de exercícios que fortalecem os músculos pélvicos da criança, além da programação de horários para a criança urinar.  Outra possibilidade é a neuroestimulação sacral que é uma técnica, que consiste em colar um elétrodo no sacro da criança, entre o final das costas, e o início do bumbum para estimular o controle da urina e das fezes, sendo mais usado quando a criança tem dificuldade no controle das fezes e urina. 

Saiba todos os detalhes sobre o Tratamento para Incontinência Urinária Infantil.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...