A infecção urinária no bebê pode aparecer logo desde os primeiros dias de vida e, por vezes, não é muito fácil perceber os seus sintomas, especialmente porque o bebê não consegue exprimir seu desconforto. No entanto existem alguns sinais a que se pode estar atento e que podem levar os pais a desconfiar de infecção urinária.
Sempre que existir suspeita de uma infecção urinária é importante consultar o pediatra para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais cedo possível, evitando complicações mais sérias como problemas no funcionamento renal.

Sintomas da infecção urinária em bebê
Nos bebês com menos de 5 meses de idade o sintoma mais comum é a recusa para comer pela irritabilidade. O bebê pode chorar com fome, mas recusar-se a mamar ou empurrar a mamadeira são outros sinais, por exemplo.
Outros sinais a que se pode estar atento incluem:
- O bebê chorar ou reclamar quando faz xixi;
- Urina mais escura que o normal;
- Urina com cheiro muito intenso;
- Falta de apetite;
- Irritabilidade.
Por vezes o bebê com infecção urinária pode ter apenas febre ou, em alguns casos, pode ter todos os outros sintomas menos a febre.
O diagnóstico da infecção urinária em bebê é feito através da coleta da urina. Quando ainda usa fralda, coloca-se uma espécie de saquinho próprio para a coleta de urina colado na região genital e espera-se até que o bebê faça xixi. Este exame de urina também consegue detectar qual o microrganismo envolvido, sendo fundamental para o tratamento adequado.
Tratamento da infecção urinária em bebê
O tratamento da infecção urinária no bebê é feito com a ingestão de xaropes antibióticos por 7, 10, 14 ou 21 dias, dependendo do microrganismo envolvido. É importante que o remédio seja dado ao bebê até o último dia do tratamento, mesmo que não existam mais sinais ou sintomas de infecção, de acordo com a orientação do pediatra, para evitar que a infecção urinária volte.
Durante esta fase, recomenda-se também oferecer muitos líquidos para o bebê e trocar a fralda várias vezes ao dia para evitar que o bebê fique com a fralda suja por muito tempo, o que facilita a entrada de novos microrganismos nas vias urinárias.
Dependendo do microrganismo envolvido, o bebê poderá ter que ficar internado no hospital para receber o antibiótico através da veia. Bebês com menos de 1 mês, geralmente, ficam internados para receber o tratamento adequado e manter uma vigilância mais regular.
Como prevenir a infecção urinária
A prevenção da infecção urinária em bebê inclui algumas medidas relativamente simples como:
- Manter o bebê sempre bem limpo e seco;
- Fazer a higiene da região íntima do bebê com uma compressa de algodão com água ou soro fisiológico;
- Evitar os lenços umedecidos;
- Limpar a região íntima das meninas sempre na direção de frente para trás para evitar que os microrganismos da região anal alcancem a região genital.
Outra dica importante é manter o trocador sempre muito bem limpo, limpando-o com álcool após cada troca de fraldas e ter o mesmo cuidado com a banheira do bebê.