Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para gripe infantil

Os remédios que geralmente são prescritos para o tratamento da gripe em crianças, são os analgésicos, anti-inflamatórios, antipiréticos e/ou anti-histamínicos, que têm como função aliviar sintomas como dor no corpo, de garganta e de cabeça, febre, congestão nasal, coriza ou tosse, por exemplo. 

Além disso, o repouso também é muito importante, assim como a ingestão de líquidos e alimentos ricos em água, que ajudam a prevenir uma desidratação.

Geralmente, o médico receita medicamentos indicados para sintomas que a criança apresenta:

1. Febre e arrepios

Remédios para gripe infantil

A febre é um sintoma muito comum da gripe, que é um sintoma que pode ser aliviado com remédios antipiréticos, como o paracetamol, a dipirona ou o ibuprofeno, por exemplo:

  • Paracetamol (Cimegripe Bebê e Criança): Este medicamento deve ser administrado em gotas ou xarope, a cada 6 horas, sendo que a dose a administrar depende do peso da criança. Consulte as posologias do Cimegripe para crianças e para bebê.
  • Dipirona (Novalgina infantil): A dipirona pode ser dada em gotas, xarope ou supositório, a cada 6 horas, para crianças e bebês a partir dos 3 meses de idade. A dose a administrar também depende do peso da criança. Saiba qual a dose indicada para o seu bebê.
  • Ibuprofeno (Alivium): O ibuprofeno pode ser dado para crianças a partir de 6 meses de idade e deve ser administrado a cada 6 a 8 horas, sendo que a dose a administrar deve ser adequada ao peso da criança. Veja qual a posologia das gotas e da suspensão oral.

Além do tratamento farmacológico, existem outras medidas que podem ajudar a aliviar a febre na criança, como retirar o excesso de roupa, colocar uma toalha molhada em água fria na testa e nos pulsos ou beber água fria, por exemplo.

2. Dor no corpo, de cabeça e garganta

Remédios para gripe infantil

Em alguns casos, a gripe pode provocar dor de cabeça, de garganta e dor muscular, que pode ser aliviada com os mesmos remédios usados para o tratamento da febre, citados anteriormente, que além de propriedades antipiréticas, possuem também ação analgésica:

  • Paracetamol (Cimegripe Bebê e Criança);
  • Dipirona (Novalgina infantil);
  • Ibuprofeno (Alivium).

Caso a criança tenha dor de garganta, pode também utilizar um spray, com ação antisséptica e analgésica, como o Flogoral ou Neopiridin, por exemplo, que deve ser administrado localmente, mas só em crianças com idade superior a 6 anos.

 3. Tosse

Remédios para gripe infantil

A tosse é um dos sintomas comuns da gripe e pode ser seca ou com expetoração. É muito importante saber identificar o tipo de tosse, de forma a utilizar o medicamento mais indicado, que deve ser prescrito pelo médico.

Alguns exemplos de remédios para tosse com expetoração que o médico pode indicar, são:

  • Ambroxol (Mucosolvan Pediátrico), que pode ser administrado 2 a 3 vezes ao dia, em xarope ou gotas, em crianças com idade superior a 2 anos;
  • Acetilcisteína (Fluimucil Pediátrico), que pode ser administrado 2 a 3 vezes ao dia, em xarope, em crianças com idade superior a 2 anos;
  • Bromexina (Bisolvon Infantil), que pode ser administrado 3 vezes ao dia, em xarope ou gotas, em crianças com idade superior a 2 anos;
  • Carbocisteína (Mucofan Pediátrico), que pode ser administrado em forma de xarope, em crianças com idade superior a 5 anos.

Saiba quais as doses destes medicamentos indicadas para o peso da criança.

Alguns exemplos de remédios para a tosse seca, que podem ser dados para crianças são:

  • Dropropizina (Atossion Pediátrico, Notuss Pediátrico), indicado para crianças partir dos 2 anos. A dose recomendada em crianças dos 2 aos 3 anos é de 2,5 mL a 5 mL, 4 vezes ao dia, e em crianças com mais de 3 anos é de 10 mL, 4 vezes ao dia;
  • Levodropropizina (Antux), indicado para crianças a partir dos 2 anos. A dose recomendada para crianças com peso compreendido entre 10 a 20 kg é de 3 mL de xarope até 3 vezes ao dia, e com peso entre 21 e 30 kg, a dose recomendada é de 5 mL do xarope até 3 vezes ao dia;
  • Cloridrato de clobutinol + succinato de doxilamina (Hytos Plus), indicado para crianças a partir dos 2 anos. A dose recomendada das gotas é de 5 a 10 gotas em crianças entre 2 a 3 anos e 10 a 20 gotas, em crianças com idade entre 3 e 12 anos, 3 vezes ao dia, e do xarope é de 2,5 mL a 5 mL em crianças entre os 2 e 3 anos e 5 mL a 10 mL, em crianças entre os 3 e 12 anos, 3 vezes ao dia.

Saiba também como preparar remédios caseiros para a tosse.

4. Congestão nasal

Remédios para gripe infantil

Para crianças com congestão nasal ou coriza, o médico pode indicar uma solução de lavagem nasal, como o Neosoro Infantil ou o Maresis baby, por exemplo, que ajudam a lavar o nariz e a diluir as secreções.

Se a congestão nasal for muito intensa e causar muito desconforto no bebê e na criança, o médico pode ainda receitar descongestionantes nasais e/ou anti-histamínicos, como:

  • Desloratadina (Desalex), que é um anti-histamínico cuja dose recomendada é de 2 mL em crianças com idade entre os 6 e 11 meses, 2,5 mL em crianças com idade entre 1 e 5 anos e 5 mL em crianças com idade compreendida entre os 6 e 11 anos;
  • Loratadina (Claritin), que é um anti-histamínico cuja dose recomendada é de 5 mL por dia, em crianças com menos de 30 kg e 10 mL por dia, em crianças com mais de 30 kg;
  • Oximetazolina (Afrin pediátrico), que é um descongestionante nasal e a dose recomendada é de 2 a 3 gotas em cada narina, 2 vezes ao dia, pela manhã e à noite.

Em alternativa, o médico pode aconselhar um medicamento que tenha ambas as ações, descongestionante nasal e anti-histamínica, como é o caso do Decongex Plus solução oral, que pode ser dado para crianças com mais de 2 anos e a dose recomendada é de 2 gotas por cada kg de peso.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem