Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba até quando é normal a criança fazer xixi na cama

As crianças com mais de 3 anos de idade, geralmente, já não fazem xixi na cama, mas é normal que a criança ainda faça xixi na cama em algumas noites até por volta dos 5 anos. A partir daí a criança deve ser capaz de identificar a vontade de ir no banheiro de dia e de noite e não molhar mais a cama.

A partir dos 3 anos de idade, os pais devem ficar atentos se a criança é capaz de segurar o xixi durante o dia e também durante a noite, se certificando que ela não fez xixi na cama sempre que ela acordar de manhã.

Quando se preocupar

Pode ser motivo de preocupação se a criança já tem mais de 3 anos e segura bem o xixi durante o dia, mas ainda faz xixi na cama todas as noites ou mais de 2 vezes por semana. Nesse caso, o pediatra deve ser avisado porque estes diversas causas para isto acontecer.

Uma causa comum é a criança tomar muitos líquidos a partir das 18 horas e não fazer xixi antes de ir para cama, uma outra causa comum é a criança estar ansiosa, com medo e não querer sair da cama para ir ao banheiro, mas por vezes, o xixi na cama pode ser causado por uma situação chamada enurese noturna, um tipo de incontinência urinária infantil.

A criança não deve ser culpada por fazer xixi na cama, porém a enurese necessita de tratamento específico, que pode incluir treino da urina, uso de pijama especial ou até mesmo, uso de medicamentos indicados pelo pediatra.

Principais causas da enurese

Qualquer criança até aos 8 anos pode xixi na cama durante a noite se beber muita água depois do jantar ou não ir no banheiro antes de dormir, porém esta situação deve ser rara e tem que estar associada a estes fatores.

Se a criança fizer xixi na cama frequentemente, as causas podem estar relacionadas a:

  • Atraso no crescimento - crianças que começam a andar depois dos 18 meses, que não controlam as fezes ou têm dificuldade para falar, têm maior chance de não controlar a urina antes dos 5 anos;
  • Problemas mentais - crianças com doenças psiquiátricas como esquizofrenia ou problemas como hiperatividade ou défice de atenção, tem menos capacidade de controlar a urina a noite;
  • Estresse - situações como separação dos pais, brigas, nascimento de irmão podem dificultar o controlo da urina durante a noite;
  • Diabetes - a dificuldade de controlar a urina pode estar associada a muita sede e fome, perda de peso e alteração da visão, que são alguns dos sintomas da diabetes.

Existem 2 tipos diferentes da doença: a enurese primária ocorre quando a criança sempre precisou de fraldas para não fazer xixi na cama, e a enurese secundária ocorre quando por algum motivo, depois da criança ser capaz de controlar bem o xixi durante a noite, volta a fazer xixi na cama.

Como identificar a enurese

Os pais podem desconfiar quando a criança já completou 5 anos e ainda faz xixi na cama ou quando ele volta a fazer xixi na cama, após passar mais de 6 meses de controle da urina. Mas para o diagnostico de enurese é preciso ir no médico para fazer alguns exames, como exame de urina, ultra-sonografia na bexiga e, em alguns casos, realizar um exame urodinâmico para estudar o armazenamento, transporte e esvaziamento da urina.

6 passos para ajudar a criança a não fazer xixi na cama

O tratamento da enurese noturna é muito importante e deve ser iniciado assim que possível, principalmente entre os 6 e 8 anos de idade, para evitar problemas como isolamento social, conflitos com os pais, situações de bullying e diminuição da autoestima, por exemplo. Assim, algumas técnicas que podem ajudar a curar a enurese incluem:

1. Manter o reforço positivo

A criança deve ser premiada nas noites secas, que são aquelas em que é capaz de não fazer xixi na cama, recebendo abraços, beijos ou estrelinhas, por exemplo.

Premiação por não fazer xixi na camaPremiação por não fazer xixi na cama

2. Treinar o controle da urina

Esse treino deve ser feito 1 vez por semana, para treinar a capacidade de identificar a sensação de bexiga cheia. Para isso a criança deve tomar, pelo menos, 3 copos de água e controlar a vontade de urinar durante pelo menos 3 minutos. Se ela aguentar, na próxima semana deve aguentar 6 minutos e na semana seguinte, 9 minutos. O objetivo é que ela seja capaz de ficar sem fazer xixi durante 45 minutos.

Treino de controle da urinaTreino de controle da urina

3. Acordar a noite para fazer xixi

Acordar a criança pelo menos 2 vezes por noite para fazer xixi é uma boa estratégia para que ela aprenda a segurar bem o xixi. Pode ser útil fazer xixi antes de ir para cama e colocar um alarme para despertar 3 horas depois de deitar. Ao acordar, deve-se ir imediatamente fazer xixi. Se a criança dormir mais de 6 horas, programe o despertador para cada 3 horas.

Acordar a noite para fazer xixiAcordar a noite para fazer xixi

4. Tomar remédios indicados pelo pediatra

O pediatra pode recomendar o uso de medicamentos, como Desmopressina, para reduzir a produção de urina durante a noite ou a toma de antidepressivos como Imipramina, principalmente em caso de hiperatividade ou défice de atenção ou anticolinérgicos, como Oxibutinina, se houver necessidade.

5. Usar sensor no pijama

Pode-se aplicar alarme no pijama, que emite um som quando a criança faz xixi no pijama, o que faz a criança acordar porque o sensor detecta a presença de xixi no pijama.

Usar um sensor de urinaUsar um sensor de urina

6. Realizar terapia motivacional

A terapia motivacional deve ser indicada pelo psicólogo e uma das técnicas é pedir à criança para trocar e lavar o pijama e roupas de cama sempre que fizer xixi na cama, para aumentar sua responsabilidade.

Normalmente, o tratamento dura entre 1 a 3 meses e exige o uso de várias técnicas ao mesmo tempo, sendo muito importante a colaboração dos pais para que a criança aprender a não fazer xixi na cama.

Conheça outras dicas que podem ajudar o seu filho a não fazer xixi na cama.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...