Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Uretrocistografia miccional: o que é, para que serve e como se preparar

Julho 2020

A uretrocistografia miccional é um meio de diagnóstico indicado para avaliar o tamanho e a forma da bexiga e da uretra, de forma a diagnosticar condições do trato urinário, sendo a mais comum o refluxo vesicoureteral, que consiste no retorno da urina da bexiga até aos rins, que é mais comum em crianças.

O exame dura cerca de 20 a 60 minutos e é realizado com recurso à técnica de raio-X e à utilização de uma solução com contraste que é inserido com uma sonda, na bexiga.

Uretrocistografia miccional: o que é, para que serve e como se preparar

Quando fazer o exame

A uretrocistografia miccional é geralmente indicada para crianças, para o diagnóstico de condições do trato urinário, como refluxo vesicoureteral e anomalias da bexiga e da uretra, sendo realizada quando surge uma das seguintes situações:

  • Infecções urinárias recorrentes;
  • Pielonefrite;
  • Obstrução da uretra;
  • Dilatação dos rins;
  • Incontinência urinária.

Saiba o que é o refluxo vesicoureteral e veja em que consiste o tratamento.

Como se preparar

Antes da realização do exame, é importante saber se o paciente é alérgico à solução de contraste, de forma a evitar reações de hipersensibilidade. Além disso, o médico deve ser informado acerca de qualquer medicamento que a pessoa esteja a tomar.

Pode também ser necessário estar em jejum, de cerca de 2 horas, caso o médico o recomende.

Em que consiste o exame

Antes de realizar o exame, o profissional limpa a região da uretra com um antisséptico, e pode aplicar um anestésico local na região, de forma a reduzir o desconforto. De seguida, é inserida uma sonda fina na bexiga, que poderá fazer o paciente sentir uma ligeira pressão.

Após fixar a sonda na perna, é conectada a uma solução com contraste, que irá encher a bexiga e, quando a bexiga estiver cheia, o profissional dá instruções à crianças para urinar. Durante este processo, serão realizadas várias radiografias e, por fim, a sonda é retirada.

Cuidados após o exame

Após o exame, é importante que a pessoa ingira muitos líquidos, para eliminar vestígios da solução de contraste, e que verifique o aspeto da urina, de forma a detetar possíveis sangramentos.

Bibliografia >

  • SABARÁ HOSPITAL INFANTIL. Uretrocistografia Miccional. Disponível em: <https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/uretrocistografia-miccional/>. Acesso em 10 Jul 2020
  • MED PREV. Uretrocistografia. Disponível em: <https://medprev.online/exames/uretrocistografia.html>. Acesso em 10 Jul 2020
  • TRAVESSOS, Leonardo Vieira et. al.. Avaliação das doses de radiação em uretrocistografia miccional de crianças. Radiol Bras. Vol.42. 1.ed; 2009
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem