Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Prolapso retal infantil

O prolapso retal infantil, que é quando o reto sai para fora através do ânus  é comum em crianças até aos 3 anos de idade, devido ao fato dos músculos e ligamentos que sustentam a parte final do intestino, o reto, estarem em formação e ainda não estarem fortemente fixos à parede abdominal.

Reto e ânusReto e ânus
Prolapso retalProlapso retal

Assim, durante o desenvolvimento da criança, as paredes do reto encontram-se frouxas e sem fixação, fazendo com que aconteça o prolapso do reto, principalmente se a criança apresentar diarreias frequentes.

Outras possíveis causas do prolapso retal em crianças podem ser a prisão de ventre com fezes muito duras e ressecadas, com esforço para evacuar, a desnutrição, a desidratação e a infecção por parasitas como a amebíase ou a giardíase.

Tratamento para prolapso retal infantil

O tratamento para prolapso retal infantil, normalmente inclui a inserção do reto para dentro do ânus através da compressão das nádegas uma contra a outra ou da inserção manual feita pelo pediatra. Saiba mais em: O que fazer em caso de prolapso retal. 

Com o desenvolvimento da criança, o reto irá fixar-se corretamente na parede do intestino, pelo que a cirurgia normalmente não é necessária.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...