A hipomagnesemia corresponde à diminuição dos níveis de magnésio circulante no sangue, que nesse caso está abaixo de 1,8 mg/ dL, o que pode acontecer devido à diminuição do consumo de alimentos fontes de magnésio, alteração na absorção desse mineral ou uso de medicamentos.
A diminuição do nível de magnésio circulante normalmente é acompanhada pela diminuição do nível de potássio e de cálcio, levando ao aparecimento de sintomas como fraqueza, náuseas, vômitos, tremores, espasmos musculares e convulsões, em casos mais graves.
Assim, na presença de sinais e sintomas, é importante que o médico seja consultado para que seja avaliado o nível de magnésio, potássio e cálcio e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado, que normalmente envolve a reposição dos minerais que estão em concentrações mais baixas.

Principais sintomas
Os sintomas de hipomagnesemia surgem quando há também baixos níveis de cálcio e potássio, sendo os principais:
- Fraqueza;
- Perda de apetite e de peso;
- Náuseas e vômitos;
- Formigamento;
- Espasmos musculares;
- Alteração dos batimentos cardíacos;
- Tremores;
- Cansaço excessivo;
- Sonolência;
- Convulsões.
É importante que na presença de sinais e sintomas que sejam indicativos de alterações, o clínico geral seja consultado para que possam ser feitos exames que verifiquem os níveis dos minerais circulantes e, assim, ser possível identificar a alteração e ser indicado o tratamento mais adequado, caso haja necessidade.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da hipomagnesemia é feito através da dosagem do nível do magnésio circulante no sangue. É considerada baixa concentração de magnésio quando a concentração deste mineral está abaixo de 1,8mg/ dL, podendo variar de acordo com o laboratório e método de dosagem atualizado.
Além da dosagem de magnésio, é normalmente solicitada em conjunto a dosagem dos níveis de cálcio e potássio, além da realização do eletrocardiograma.
O que pode causar hipomagnesemia
A hipomagnesemia surge principalmente devido a uma baixa absorção de magnésio a nível intestinal ou por perda acentuada do mineral na urina. Assim, algumas das principais causas de hipomagnesemia são:
- Alimentação pobre em alimentos fontes de magnésio;
- Uso de medicamentos diuréticos, antifúngicos e/ ou quimioterápicos;
- Consumo excessivo e frequente de bebidas alcoólicas;
- Diarreia prolongada;
- Níveis elevados de hormônios tireoidianos;
Além disso, é comum que a concentração de magnésio no sangue diminua durante a gravidez, uma vez que durante esse período há maior necessidade desse mineral.
Como é feito o tratamento
O tratamento para hipomagnesemia deve ser indicado pelo médico e normalmente envolve o uso de suplementos de magnésio que deve ser usado conforme a orientação médica. Além disso, como a deficiência de magnésio não ocorre de forma isolada, pode ser também indicada a suplementação de outros minerais.
É também recomendado o aumento do consumo de alimentos fontes de magnésio, como semente de linhaça, gergelim, castanha do Pará e espinafre, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em magnésio.