Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Hipercolesterolemia: o que é, causas e tratamento

dezembro 2022

A hipercolesterolemia é o aumento da quantidade de colesterol circulante no sangue, ou seja, aumento do nível de HDL ou LDL circulante, não causando sinais ou sintomas e sendo identificado apenas através de exame de sangue.

O HDL é conhecido como colesterol bom, já que exerce papel protetor, prevenindo doenças cardíacas e, por isso, quanto maior o nível de HDL circulante, melhor. Por outro lado, o LDL é conhecido como colesterol mau, pois pode ficar acumulado nos vasos sanguíneos, aumentando o risco de infarto.

A hipercolesterolemia pode ser causada por doenças que interferem no metabolismo das gorduras, hábitos de vida pouco saudáveis ou ser uma alteração genética. Independentemente da causa, é importante que sejam adotados hábitos saudáveis, como alimentação baixa em gordura e prática de atividades físicas. Dependendo da quantidade de LDL circulante, o médico pode indicar o uso de medicamentos específicos.

Imagem ilustrativa número 1

Como é feito o diagnóstico

A hipercolesterolemia não causa sinais ou sintomas e, por isso, só pode ser identificada através de exames laboratoriais. Assim, para confirmar o diagnóstico de hipercolesterolemia, deve ser feita a dosagem do colesterol total e frações, como HDL e LDL, no sangue.

Para fazer esse exame não é necessário jejum, no entanto alguns médicos e laboratórios indicam a realização de jejum entre 8 a 12 horas para garantir resultados mais precisos. Por isso, é importante seguir as orientações do médico.

Como saber se o colesterol está alto

Para saber se o seu colesterol está alto, insira os resultados do seu exame de colesterol na calculadora a seguir:

mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
Vldl / Triglicerideos calculados de acordo com a fórmula de Friedewald

É importante ressaltar que a calculadora de colesterol é apenas uma ferramenta de orientação, não sendo considerada diagnóstico e nem substituindo a consulta com o clínico geral ou cardiologista.

Causas de hipercolesterolemia

A hipercolesterolemia pode acontecer como consequência de doenças que podem interferir no metabolismo das gorduras, como hipotireoidismo, ou ser devido ao uso de medicamentos ou hábitos de vida pouco saudáveis, como alimentação rica em gordura e em grande volume e sedentarismo.

Além disso, a hipercolesterolemia pode ser uma alteração genética, em que a pessoa apresenta níveis elevados de colesterol, principalmente LDL, mesmo com hábitos alimentares e de vida saudáveis.

O que é hipercolesterolemia familiar

A hipercolesterolemia familiar é uma condição em que é observado nível elevado de LDL devido a alterações genéticas relacionadas com o metabolismo das lipoproteínas. Essa situação é comum de ser observada em pessoas da mesma família e está associada com maior risco de doenças cardíacas, principalmente infarto.

Como é feito o tratamento

O tratamento para hipercolesterolemia deve ser orientado pelo cardiologista e envolve medidas que ajudam a regular os níveis de colesterol, mantendo o nível de LDL mais baixo e o de HDL mais elevado.

Assim, é importante ter uma alimentação leve e pobre em gordura saturada, já que está relacionada com o aumento da concentração de colesterol LDL circulante. As gorduras saturadas podem ser encontradas em embutidos, comidas processadas, frituras, óleos, bebidas alcoólicas e queijos amarelos, por exemplo. Além disso, é recomendado aumentar o consumo de vegetais, frutas e alimentos integrais, já que são ricos em fibras, o que ajuda a regular o colesterol. Veja mais detalhes da alimentação para colesterol alto.

É importante também que a pessoa pratique atividade física regularmente, já que ajuda a manter o metabolismo ativo e, assim, favorecer o processo de eliminação de gordura do organismo.

Em alguns casos, dependendo dos níveis do colesterol e risco de doenças cardíacas, o médico pode recomendar o uso de medicamentos, como estatinas ou fibratos, para diminuir a concentração de LDL circulante, principalmente. Saiba mais sobre os remédios para colesterol alto.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • IZAR, Maria Cristina O.; GIRALDEZ, Viviane Z.; BERTOLAMI, Adriana et al. Atualização da Diretriz Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar – 2021. Arq Bras Cardiol. Vol 117. 4 ed; 782-844, 2021
  • WANG Yating. Effects of aerobic exercise on lipids and lipoproteins. Lipids in Health and Disease. 16. 1-8, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2017/02_DIRETRIZ_DE_DISLIPIDEMIAS.pdf>. Acesso em 09 dez 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS. Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico. 2016. Disponível em: <https://www.pncq.org.br/uploads/2018/consenso_jejum_dez2016_final.pdf>. Acesso em 09 dez 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS. Nota de esclarecimento – Perfil Lipídico. Disponível em: <http://www.sbac.org.br/blog/2017/01/03/nota-de-esclarecimento-perfil-lipidico/>. Acesso em 09 dez 2022
  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 744-747.
  • Referente a: "Calculadora do Indíce de colesterol":

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização de Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/abc/v109n2s1/0066-782X-abc-109-02-s1-0001.pdf>. Acesso em 15 set 2020
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • O que parar de comer imediatamente por causa do colesterol

    04:48 | 156334 visualizações
  • COMO BAIXAR O SEU COLESTEROL

    10:06 | 645733 visualizações
  • BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 - Fontes naturais e melhores suplementos

    05:43 | 62627 visualizações
  • Remédio Caseiro para Colesterol

    06:40 | 541292 visualizações
  • Dieta para COLESTEROL ALTO

    03:00 | 1771513 visualizações