Gordura no sangue corresponde à elevada concentração de triglicerídeos no organismo, que normalmente é causada pela alimentação rica em gorduras e pobre em fibras, mas que também pode acontecer devido a fatores genéticos, hipotireoidismo, diabetes tipo 2 ou sedentarismo, por exemplo.
Quando existe gordura no sangue as consequências para a saúde podem ser graves, como o aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC), endurecimento das paredes arteriais e desenvolvimento de doenças cardíacas, além do risco de inflamação no pâncreas.
Para reduzir os níveis de gordura do sangue, e assim, evitar possíveis complicações, deve ser feito o tratamento recomendado pelo cardiologia, que poderá indicar uma dieta mais saudável, com alimentos naturais e o início de atividades físicas regulares. Nos casos mais graves ainda pode ser necessário fazer uso de remédios como o fenofibrato ou a genfibrozila.

Principais sintomas
A gordura no sangue só apresenta sintomas quando está associada a fatores genéticos, e neste caso, podem surgir bolhas amareladas ou esbranquiçadas na pele, principalmente da região do rosto e ao redor da retina.
Como os sintomas de gordura no sangue não estão presentes em outras causas, esta situação só costuma ser identificada caso a pessoa passe por algum exame de sangue de rotina.
Possíveis causas
A principal causa de gordura no sangue é a má alimentação e o sedentarismo, no entanto, é importante estar atento a outras possíveis causas como:
- Diabetes tipo 2 ou pré-diabetes;
- Hipotireoidismo;
- Síndrome metabólica;
- Efeitos colaterais de remédios como retinóides, esteróides, beta bloqueadores e diuréticos.
Para confirmar a causa de gordura no sangue, o clínico geral poderá pedir um exame chamado lipidograma, em que serão observados os valores de triglicerídeos, LDL, HDL, VLDL e colesterol total. Veja o que significa os resultados deste exame.
Este exame é feito a partir do sangue, e para sua realização a pessoa deve permanecer em jejum por 9 a 12 horas seguidas, antes do exame. O médico responsável pelo pedido fará a orientação necessária, caso a pessoa necessite de tomar algum remédio ou ingerir uma dieta especial.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a gordura no sangue é iniciado com a dieta equilibrada, que inclui alimentos naturais como frutas, legumes, grãos e verduras, evitando sempre que possível produtos industrializados e congelados.
Além disso, pode ser recomendado que a pessoa inicie uma atividade física, como a caminhada ou corrida por exemplo. Confira outras dicas de como reduzir a gordura do sangue.
Nos casos onde o índice de gordura do sangue está associado a colesterol alto, ou apresente um risco aumentado para a pessoa devido a outra condição de saúde já existe, pode também ser necessário fazer uso de remédios como a atorvastatina cálcica, sinvastatina, fenofibrato ou genfibrozila, que diminuem a produção de triglicerídeos no corpo, além de inibir sua aborção.
A nutricionista Tatiana Zanin explica como o excesso de gordura no sangue acontece e fala qual a melhor dieta para reduzir os triglicerídeos:
Opções de tratamento caseiro
Em conjunto com as recomendações médicas, fazer uso de remédios caseiros pode ajudar a reduzir a quantidade de gordura no sangue, pois atuam na absorção de triglicerídeos e de colesterol ruim no organismo.
A seguir estão indicado 4 chás que podem ser usados, com a supervisão médica:
1. Chá de garcínia cambogia

A garcínia cambogia é uma planta medicinal antioxidante, e que pode ser considerada um bloqueador de gordura, além de reduzir a absorção de carboidratos pelo organismo, o que contribui para a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue.
Ingredientes
- 3 frutas de garcínia cambogia;
- 500 ml de água.
Modo de preparo
Colocar os ingredientes e deixar ferver por 15 minutos. Esperar amornar, coar e tomar 1 xícara deste chá a cada 8 horas.
O consumo deste chá não é recomendado para crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas ou em fase de amamentação.
2. Chá verde

O chá verde pode ajudar a reduzir os triglicerídeos altos, porque possui propriedade que aceleram a degradação da gordura.
Ingredientes
- 1 colher de chá de chá verde;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Deve-se acrescentar o chá verde à xícara de água fervente, tapar e repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menos 4 xícaras por dia.
3. Chá de salsa

A salsa é rica em antioxidantes e por isso pode ser utilizada para auxiliar a reduzir os níveis de gordura no sangue.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de salsa fresca;
- 250 ml de água fervente.
Modo de preparo
Deixar a salsa repousar em água fervente por 10 minutos. Em seguida, deve-se coar e beber até 3 xícaras por dia.
4. Chá de cúrcuma

O chá de cúrcuma atua como remédio caseiro para baixar os triglicerídeos, devido às sua propriedade antioxidante pode auxiliar na redução da gordura no sangue.
Ingredientes
- 1 colher (de café) de cúrcuma em pó;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Colocar a água e a cúrcuma juntas, tapar, e deixar repousar por 10 minutos, coar e beber 2 a 4 xícaras do chá por dia.