Gordura no sangue são níveis acima do normal de colesterol na corrente sanguínea, que pode ser causada por fatores genéticos, alimentação rica em gorduras e pobre em fibras, hipotireoidismo, diabetes tipo 2 ou obesidade, por exemplo.
Quando existe gordura no sangue as consequências para a saúde podem ser graves, como o aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC), endurecimento das paredes arteriais e desenvolvimento de doenças cardíacas, além do risco de inflamação no pâncreas.
Para reduzir os níveis de gordura do sangue, e assim, evitar possíveis complicações, deve ser feito o tratamento recomendado pelo cardiologia, que poderá indicar uma dieta mais saudável, com alimentos naturais e o início de atividades físicas regulares. Nos casos mais graves ainda pode ser necessário fazer uso de remédios como o fenofibrato ou a genfibrozila.

Sintomas de gordura no sangue
Os principais sintomas de gordura no sangue são:
- Bolhas amareladas ou esbranquiçadas na pele, principalmente da região do rosto e ao redor das pálpebras, conhecido como xantelasma;
- Bolinhas de alto relevo de cor amarelada, no tendão de Aquiles ou do dorso da mão, conhecida como xantoma tendinoso;
- Anel cinza, branco ou azulado em volta da íris nos olhos, chamado de arco senil;
- Aumento do fígado, inchaço do abdômen sem razão aparente ou ascite;
- Pele e olhos amarelados.
Geralmente, esses sintomas surgem nos cados de gordura no sangue causado por fatores genéticos ou quando os níveis de colesterol estão muito elevados, uma vez que a gordura no sangue normalmente não causa sintomas, sendo detectada em exames de sangue de rotina.
Além disso, outros sintomas de gordura no sangue, são aqueles relacionados a complicações como AVC ou infarto, podendo surgir dor no peito que pode irradiar para o braço, falta de ar, confusão mental, formigamento em apenas um lado do corpo ou dificuldade para falar. Saiba identificar os sintomas de AVC e infarto.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da gordura no sangue é feito pelo clínico geral ou cardiologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, histórico familiar de colesterol alto e hábitos de vida, como tabagismo, alimentação rica em gorduras e sedentarismo, ou uso de remédios.
Marque uma consulta com um cardiologista na região mais próxima:
Marque uma consulta com nossos Cardiologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.
Marcar consultaDisponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar exame de sangue, chamado lipidograma, que medem os níveis de LDL, HDL, VLDL, triglicerídeos e colesterol total. Conheça mais sobre o lipidograma.
A gordura no sangue é considerada alta quando o valor do colesterol total é igual ou superior a 190 mg/dL, os níveis de colesterol LDL estão acima de 130 mg/dL, e/ou quando o colesterol VLDL está acima de 30 mg/dL. Veja como entender os valores do colesterol.
Possíveis causas
As principais causas de gordura no sangue são:
- Histórico familiar de colesterol alto;
- Alimentação rica em gorduras saturadas e trans;
- Sedentarismo;
- Diabetes tipo 2 ou pré-diabetes;
- Hipotireoidismo;
- Pressão alta;
- Síndrome nefrótica;
- Hábito de fumar.
Além disso, o uso de alguns remédios, como retinoides, corticoides, beta bloqueadores e diuréticos, também podem aumentar a gordura no sangue como efeito colateral.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a gordura no sangue deve ser feito com orientação do cardiologista, sendo iniciado com uma dieta equilibrada, que inclui alimentos naturais como frutas, legumes, grãos e verduras, evitando sempre que possível produtos industrializados e congelados.
Além disso, pode ser recomendado que a pessoa inicie uma atividade física, como a caminhada ou corrida por exemplo. Confira outras dicas de como reduzir a gordura do sangue.
Nos casos em que o índice de gordura do sangue está associado a colesterol alto, ou apresente um risco aumentado para a pessoa devido a outra condição de saúde já existe, pode também ser indicado o uso de remédios para baixar o colesterol, como atorvastatina, sinvastatina, fenofibrato ou genfibrozila. Veja os principais remédios para baixar o colesterol.
Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin, com dicas de alimentação para baixar a gordura no sangue:
Opções de tratamento caseiro
Em conjunto com as recomendações médicas, fazer uso de remédios caseiros pode ajudar a reduzir a quantidade de gordura no sangue, pois atuam na absorção de triglicerídeos e de colesterol ruim no organismo.
Algumas opções de remédios caseiros para gordura no sangue são o chá de garcínia cambogia, chá verde, chá de cúrcuma ou o chá de salsa, pois têm ação antioxidante e hipolipemiante. Saiba como preparar os chás para baixar a gordura no sangue.