Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Gordura no sangue: o que é, causas, como identificar e tratar 

Gordura no sangue corresponde à elevada concentração de triglicerídeos no organismo, que normalmente é causada pela alimentação rica em gorduras e pobre em fibras, mas que também pode acontecer devido a fatores genéticos, hipotireoidismo, diabetes tipo 2 ou sedentarismo, por exemplo.

Quando existe gordura no sangue as consequências para a saúde podem ser graves, como o aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC), endurecimento das paredes arteriais e desenvolvimento de doenças cardíacas, além do risco de inflamação no pâncreas. 

Para reduzir os níveis de gordura do sangue, e assim, evitar possíveis complicações, deve ser feito o tratamento recomendado pelo cardiologia, que poderá indicar uma dieta mais saudável, com alimentos naturais e o início de atividades físicas regulares. Nos casos mais graves ainda pode ser necessário fazer uso de remédios como o fenofibrato ou a genfibrozila.

Gordura no sangue: o que é, causas, como identificar e tratar 

Principais sintomas 

A gordura no sangue só apresenta sintomas quando está associada a fatores genéticos, e neste caso, podem surgir bolhas amareladas ou esbranquiçadas na pele, principalmente da região do rosto e ao redor da retina. 

Como os sintomas de gordura no sangue não estão presentes em outras causas, esta situação só costuma ser identificada caso a pessoa passe por algum exame de sangue de rotina.

Possíveis causas

A principal causa de gordura no sangue é a má alimentação e o sedentarismo, no entanto, é importante estar atento a outras possíveis causas como:

  • Diabetes tipo 2 ou pré-diabetes;
  • Hipotireoidismo;
  • Síndrome metabólica;
  • Efeitos colaterais de remédios como retinóides, esteróides, beta bloqueadores e diuréticos.

Para confirmar a causa de gordura no sangue, o clínico geral poderá pedir um exame chamado lipidograma, em que serão observados os valores de triglicerídeos, LDL, HDL, VLDL e colesterol total. Veja o que significa os resultados deste exame.

Este exame é feito a partir do sangue, e para sua realização a pessoa deve permanecer em jejum por 9 a 12 horas seguidas, antes do exame. O médico responsável pelo pedido fará a orientação necessária, caso a pessoa necessite de tomar algum remédio ou ingerir uma dieta especial. 

Como é feito o tratamento 

O tratamento para a gordura no sangue é iniciado com a dieta equilibrada, que inclui alimentos naturais como frutas, legumes, grãos e verduras, evitando sempre que possível produtos industrializados e congelados.

Além disso, pode ser recomendado que a pessoa inicie uma atividade física, como a caminhada ou corrida por exemplo. Confira outras dicas de como reduzir a gordura do sangue.

Nos casos onde o índice de gordura do sangue está associado a colesterol alto, ou apresente um risco aumentado para a pessoa devido a outra condição de saúde já existe, pode também ser necessário fazer uso de remédios como a atorvastatina cálcica, sinvastatina, fenofibrato ou genfibrozila, que diminuem a produção de triglicerídeos no corpo, além de inibir sua aborção. 

A nutricionista Tatiana Zanin explica como o excesso de gordura no sangue acontece e fala qual a melhor dieta para reduzir os triglicerídeos: 

Opções de tratamento caseiro 

Em conjunto com as recomendações médicas, fazer uso de remédios caseiros pode ajudar a reduzir a quantidade de gordura no sangue, pois atuam na absorção de triglicerídeos e de colesterol ruim no organismo.

A seguir estão indicado 4 chás que podem ser usados, com a supervisão médica:

1. Chá de garcínia cambogia

Gordura no sangue: o que é, causas, como identificar e tratar 

A garcínia cambogia é uma planta medicinal antioxidante, e que pode ser considerada um bloqueador de gordura, além de reduzir a absorção de carboidratos pelo organismo, o que contribui para a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue.

Ingredientes

  • 3 frutas de garcínia cambogia;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes e deixar ferver por 15 minutos. Esperar amornar, coar e tomar 1 xícara deste chá a cada 8 horas.

O consumo deste chá não é recomendado para crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas ou em fase de amamentação.

2. Chá verde

Gordura no sangue: o que é, causas, como identificar e tratar 

O chá verde pode ajudar a reduzir os triglicerídeos altos, porque possui propriedade que aceleram a degradação da gordura.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Deve-se acrescentar o chá verde à xícara de água fervente, tapar e repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menos 4 xícaras por dia.

3. Chá de salsa

Gordura no sangue: o que é, causas, como identificar e tratar 

A salsa é rica em antioxidantes e por isso pode ser utilizada para auxiliar a reduzir os níveis de gordura no sangue.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de salsa fresca;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Deixar a salsa repousar em água fervente por 10 minutos. Em seguida, deve-se coar e beber até 3 xícaras por dia.

4. Chá de cúrcuma 

Gordura no sangue: o que é, causas, como identificar e tratar 

O chá de cúrcuma atua como remédio caseiro para baixar os triglicerídeos, devido às sua propriedade antioxidante pode auxiliar na redução da gordura no sangue.

Ingredientes

  • 1 colher (de café) de cúrcuma em pó;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água e a cúrcuma juntas, tapar, e deixar repousar por 10 minutos, coar e beber 2 a 4 xícaras do chá por dia.

Bibliografia >

  • LOPEZ Juan, EBBESSON Sven, TEJERO Elizabeth et al. Polyunsaturated fatty acids effect on serum triglycerides concentration in presence of metabolic syndrome components. The Alaska-Siberia Project. Metabolism. 59(1). 86-92, 2010
  • YUAN George et al. Hypertriglyceridemia: its etiology, effects and treatment. CMAJ. 176(8). 1113-1120, 2007
  • SCIELO. Propriedades Antioxidantes Da Salsa (Petroselinum Crispum): Tratamento Alternativo Na Aterosclerose. 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cta/v30s1/29.pdf>. Acesso em 25 Set 2020
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. Chá verde brasileiro (Camellia sinensis var assamica): efeitos do tempo de infusão, acondicionamento da erva e forma de preparo sobre a eficiência de extração dos bioativos e sobre a estabilidade da bebida. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cta/v30s1/29.pdf>. Acesso em 25 Set 2020
  • REVISTA DE NUTRIÇÃO. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000200008>. Acesso em 25 Set 2020
  • ANAIS DA MOSTRA DE PESQUISA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA . Fitoterápicos Indicados Pelo Sistema Único De Saúde (Sus) Para O Tratamento Do Colesterol: Uma Revisão. 2017. Disponível em: <https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44707-fitoterapicos-indicados-pelo-sistema-unico-de-saude-(sus)-para-o-tratamento-do-colesterol--uma-revisao/>. Acesso em 25 Set 2020
  • REVISTA MULTITEXTO. Caracterização Laboratorial Das Dislipidemias E O Uso De Fitoterápicos. 2015. Disponível em: <http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/104/53>. Acesso em 25 Set 2020
  • CENTRO CIENTÍFICO CONHECER. Plantas Medicinais Potencialmente Hipolipidêmicas. 2018. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2018B/SAU/plantas.pdf>. Acesso em 25 Set 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem