Colesterol bom (HDL): o que é, para que serve e como aumentar

dezembro 2022

O colesterol bom, também conhecido como colesterol HDL, é um tipo de colesterol importante para o bom funcionamento do corpo, pois atua no processo de eliminação de gorduras do organismo, ajudando a prevenir doenças do coração.

No entanto, para isso, é importante que os níveis de colesterol tanto em homem quando em mulheres estejam acima de 40 mg/dL e que os níveis de LDL, que é o colesterol ruim, seja menor que 130 mg/dL. Veja mais sobre os valores de referência do colesterol.

Para garantir os bons níveis de colesterol bom, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras boas, como abacate, castanhas, amendoim e peixes gordos, como salmão e sardinha, além de praticar atividades físicas de forma regular.

Para que serve o HDL

O colesterol HDL atua removendo as moléculas do gordura de dentro dos vasos e as direcionando para o fígado, onde são devidamente metabolizadas e eliminadas do corpo. Além disso, o colesterol bom possui ação anticoagulante, anti-inflamatória e antioxidante quando está em quantidades ideais no sangue, e auxilia na produção de hormônios, bile e vitamina D, que são importantes para o bom funcionamento do corpo.

Dessa forma, o colesterol HDL atua como protetor cardiovascular, prevenindo o desenvolvimento de doenças, como infarto, aterosclerose, AVC e trombose, por exemplo. Para que esses efeitos sejam possíveis, é importante que os níveis de HDL e LDL estejam adequados, isso porque níveis mais baixos de HDL ou níveis aumentados de LDL podem ter efeitos negativos para o corpo, aumentando o risco de doenças.

Como saber se o colesterol bom está baixo

Para saber se o colesterol bom está baixo é importante que seja realizado exame de sangue que avalia os níveis de colesterol circulantes. Assim, é normalmente indicado pelo cardiologista ou clínico geral a dosagem do colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos. Insira o resultado dos seus exames na calculadora a baixo para saber se o seu colesterol está bom:

mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
Vldl / Triglicerideos calculados de acordo com a fórmula de Friedewald

O colesterol HDL baixo normalmente não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto é possível desconfiar que o HDL está baixo e o LDL alto quando existe excesso de gordura abdominal, a pessoa tem uma alimentação rica em gordura e alimentos industrializado e não pratica atividade física de forma regular.

Possíveis causas de colesterol HDL baixo

O colesterol HDL baixo pode ser causado por:

  • Sedentarismo;
  • Excesso de pelo;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Dieta rica em gorduras, açúcar, sódio e alimentos industrializados;
  • Síndrome metabólica;
  • Diabetes.

Além disso, os níveis de colesterol HDL baixo no sangue pode estar presentes em pessoas que possuem doenças autoimunes, como artrite reumatoide e alterações inflamatórias oculares, além de pessoas que fazem uso de medicamentos que contenham testosterona ou outros esteroides.

O que fazer para aumentar

Para aumentar a concentração de colesterol HDL no sangue é importante que o nutricionista seja consultado para que seja feita uma orientação de acordo com as necessidades nutricionais da pessoa e níveis de HDL e LDL circulantes. De forma geral, para aumentar o colesterol bom, é recomendado consumir alimentos ricos em gorduras boas, como:

  • Peixes gordos, como salmão, sardinha e atum, pois são ricos em ômega-3;
  • Sementes como chia, linhaça e girassol, pois também são fontes naturais de ômega-3, além de serem ricas em fibras;
  • Frutas oleaginosas como castanha-de-caju, castanha-do-pará, amendoim, nozes e amêndoas;
  • Abacate e azeite, por serem ricos em gorduras insaturadas, que ajudam o colesterol.

Outra orientação importante é aumentar a atividade física, passando a fazer exercícios pelo menos 3 vezes por semana, pois ela ajuda a controlar o peso, regular a produção de colesterol e estimular a perda de gordural. Veja mais dicas do que comer para melhorar o colesterol bom.

É perigoso ter colesterol HDL baixo?

O colesterol HDL é um tipo de gordura responsável por "recolher" o colesterol no sangue e devolvê-lo ao fígado para que seja eliminado, evitando, assim, o acúmulo de colesterol no organismo e a formação de placas de gordura dentro dos vasos sanguíneos. Por isso, baixo nível de HDL pode ser perigosos para a saúde, já que está relacionado com o desequilíbrio dos níveis de gordura no sangue, aumento da quantidade de LDL e triglicerídeo circulante e aumentando o risco de doenças como aterosclerose e infarto do miocárdio.

Além disso, o colesterol HDL baixo está relacionado com o aumento do risco de desenvolver doenças autoimunes e infecções, além de alterações nos vasos e processo de coagulação sanguínea.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022. Revisão médica por Drª. Ana Luiza Lima - Cardiologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2017/02_DIRETRIZ_DE_DISLIPIDEMIAS.pdf>. Acesso em 15 set 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS. Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico. 2016. Disponível em: <https://www.pncq.org.br/uploads/2018/consenso_jejum_dez2016_final.pdf>. Acesso em 05 jun 2020
Mostrar bibliografia completa
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS. Nota de esclarecimento – Perfil Lipídico. Disponível em: <http://www.sbac.org.br/blog/2017/01/03/nota-de-esclarecimento-perfil-lipidico/>. Acesso em 05 jun 2020
  • Referente a: "Calculadora do Indíce de colesterol":

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização de Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/abc/v109n2s1/0066-782X-abc-109-02-s1-0001.pdf>. Acesso em 15 set 2020
Revisão médica:
Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
Médica Cardiologista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional nº CRM/PE – 16886. 

Tuasaude no Youtube

  • Emagreça e reduza o colesterol com PASTA DE BERINJELA

    03:54 | 49268 visualizações
  • COMO BAIXAR O SEU COLESTEROL

    10:06 | 639815 visualizações
  • BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 - Fontes naturais e melhores suplementos

    05:43 | 60803 visualizações
  • Remédio Caseiro para Colesterol

    06:40 | 536472 visualizações
  • Dieta para COLESTEROL ALTO

    03:00 | 1756443 visualizações