Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Colesterol ruim (LDL): o que é e como saber se está alto

O colesterol LDL é importante para o bom funcionamento do corpo desde que dentro dos valores desejáveis, já que contribui para a formação de hormônios, vitamina D e bile.

No entanto, quando em excesso, pode acumular-se dentro dos vasos sanguíneos e favorecer a formação de placas de gordura que podem restringir a passagem de sangue nos vasos e aumentar o risco de infarto e acidente vascular cerebral e, por isso, também é conhecido como colesterol mau ou ruim.

Assim, para evitar os riscos relacionados com o colesterol mau elevado, é importante praticar atividade física de forma regular e ter uma alimentação pobre em gorduras e açúcares.

Colesterol ruim (LDL): o que é e como saber se está alto

Como saber se está alto

Para saber se o colesterol LDL está alto, é importante que seja feito exame de sangue para avaliar os níveis de colesterol total e frações, pois o LDL alto não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas. É possível suspeitar que o LDL está alto quando se está acima do peso ideal e quando se faz uma alimentação desregrada, com excesso de refrigerantes, frituras, carnes gordurosas e doces.

De forma geral, os valores de referência para o colesterol LDL estão entre 50 e 130 mg/dl. Insira o resultado dos seus exames na calculadora abaixo para saber se o seu colesterol LDL está bom:

mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
Vldl / Triglicerideos calculados de acordo com a fórmula de Friedewald
Imagem que indica que o site está carregando

A recomendação para realização desses exames deve ser individualizada, e orientada pelo médico, sendo que pessoas com fatores de riscos associados, como hipertensão, diabetes, tabagismo ou que apresentam história familiar de colesterol elevado, necessitam de um cuidado maior e devem realizar esses exames anualmente.

O que fazer para diminuir

Para diminuir os níveis do colesterol LDL circulantes, é importante praticar atividade física de forma regular, principalmente exercícios aeróbicos, pois assim é possível que seja utilizada como fonte de energia, evitando que esse tipo de gordura fique acumulado no organismo. Em alguns casos, pode ser indicado pelo médico o uso de alguns remédios como Sinvastatina, Atorvastatina ou Rosuvastatina para ajudar a diminuir os níveis de LDL.

Além disso, é importante ter uma alimentação saudável e equilibrada, aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras, pois esses alimentos ajudam a regular os níveis de colesterol circulantes. Alguns alimentos que podem ajudar a diminuir os níveis do colesterol LDL são:

  • Leite e iogurte desnatado;
  • Queijos brancos e light;
  • Carnes brancas e vermelhas grelhadas ou cozidas e com pouca gordura;
  • Frutas e suco de frutas naturais;
  • Legumes e hortaliças.

É recomendado também evitar queijos amarelos, alimentos processados e embutidos, frituras, refrigerantes e alimentos ricos em gordura trans, pois aumentam o colesterol LDL. Saiba mais sobre o que fazer para baixar o LDL.

Veja no vídeo a seguir mais dicas sobre o que comer para diminuir o colesterol:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 744-747.
  • Referente a: "Calculadora do Indíce de colesterol":

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização de Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/abc/v109n2s1/0066-782X-abc-109-02-s1-0001.pdf>. Acesso em 15 Set 2020
Mais sobre este assunto:

Carregando
...