O tratamento para gastrite na gravidez é feito principalmente através de alterações na alimentação, preferindo uma dieta rica em vegetais e evitando-e alimentos com cafeína, frituras e refrigerantes, e com a ajuda de remédios naturais como o chá de camomila. O médico também poderá indicar medicamentos que diminuem a acidez do estômago, para ajudar controlar os sintomas, no entanto devem ser evitados ao máximo.
As chances de ter gastrite durante a gestação aumentam devido às alterações hormonais e ao aumento de estresse e ansiedade que são normais nesta fase. Além disso, o útero aumentado pode comprimir os órgãos abdominais, o que pode provocar refluxo, alterações intestinais e piora dos sintomas gástricos. Veja também os sintomas e tratamento do refluxo na gravidez.
É importante destacar que a gastrite não prejudica o bebê, mas só se deve tomar medicamentos para combater este problema de acordo com orientação médica.

Principais sintomas
Os sintomas da gastrite durante a gravidez são os mesmos que outras fases da vida, podendo aparecer:
- Azia e dor no estômago;
- Soluços constantes;
- Vômitos;
- Má digestão;
- Fezes escuras.
Esses sintomas aparecem principalmente após as refeições ou quando se fica muito tempo sem comer, além de poderem piorar em momento de estresse ou ansiedade.
Como é feito o tratamento
As opções de tratamento para gastrite na gravidez incluem:
1. Tratamento com remédios
O uso de medicamentos só deve ser feito se indicado pelo médico, devendo-se preferir, sempre que possível, alterações na alimentação e remédios naturais. Nos casos indicados, algumas opções incluem a administração de antiácidos.
2. O que comer
É importante aumentar a ingestão de alimentos secos e de fácil digestão, como salada refogada, carnes brancas, peixes, frutas, pão integral e bolachas sem recheio.
Além disso, deve-se lembrar de mastigar bem os alimentos e comer a cada 3 horas, pois pular refeições ou comer demais nas refeições seguintes pode piorar o quadro de gastrite.
Veja também dicas sobre alimentação para combater a azia na gravidez no vídeo a seguir:
3. O que não comer
Para controlar a gastrite, deve-se retirar da dieta alimentos como frituras, carnes gordurosas e processadas como linguiça e salsicha, pimenta, preparações muito temperadas, doces, pão branco e alimentos ácidos como abacaxi, tomate e laranja.
Além disso, é importante evitar refrigerantes, bebidas com cafeína como café e chá mate, pois causam irritação no estômago e pioram o problema. Veja como deve ser a dieta para combater a gastrite e úlcera.
4. Remédios naturais
Algumas plantas medicinais podem ser usadas durante a gravidez para melhorar a digestão e diminuir os enjoos, como o gengibre, a camomila, a hortelã-pimenta e o dente-de-leão. No entanto, é importante lembrar que mulheres que tomam medicamentos para diabetes não podem consumir o chá de dente-de-leão.
Esses chás devem ser tomados cerca de 2 vezes por dia, de preferência ao acordar e entre as refeições. Confira outras dicas de remédios caseiros para acabar com a dor de estômago.