Desenvolvimento do bebê - 24 semanas de gestação

Semana de gestação: 24 semanas

Equivale ao mês: 2ª semana do 6º mês

Equivale aos dias: 162 a 168 dias de gestação

Na 24ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pelo início da produção de surfactante pulmonar, uma substância que vai auxiliar a troca de oxigênio durante a respiração após o nascimento. O bebê já consegue sentir o gosto e o cheiro do líquido amniótico, pois o paladar e o olfato já estão bem desenvolvidos.

Durante essa semana, a mulher pode ter sintomas de azia ou refluxo, pois o útero em crescimento pode pressionar o estômago. Além disso, algumas mulheres podem desenvolver anemia, apresentando sintomas como cansaço excessivo, tontura ou pele e mucosas pálidas.

Desenvolvimento do bebê - 24 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê

Na 24ª semana da gestação, a maioria dos órgãos sensoriais estão formados, como tato, olfato, audição e paladar, e o bebê já consegue sentir o cheiro e o sabor do líquido amniótico, além de escutar os sons externos, respondendo com movimentos. No final desta semana da gestação, as pálpebras que cobrem os olhos estarão separadas, o que permitirá o bebê abrir os olhos.

Nesta semana da gestação, os ramos dos pulmões estão se formando, assim como as células que produzem o surfactante pulmonar, que é uma substância que reveste os alvéolos dos pulmões para auxiliar na troca de oxigênio durante a respiração após o nascimento.

Tamanho e peso do bebê

O tamanho do bebê com 24 semanas de gestação é de cerca de 30,4 centímetros, medidos da cabeça aos pés, e cerca de 21,3 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de um melão cantalupo. O peso do bebê nessa semana é cerca de 665 gramas.

Mudanças no corpo da mulher

Na 24ª semana de gravidez, a mulher pode ter sintomas de refluxo ou azia, pois o útero em crescimento pode pressionar o estômago para cima, fazendo com que o ácido do estômago suba para o esôfago. Além disso, a digestão pode ficar mais lenta e a comida fica mais tempo no estômago, o que também contribui para a azia.

Nesta fase da gestação, algumas mulheres podem desenvolver anemia, podendo apresentar alguns sintomas como tontura, cansaço excessivo, pele e mucosas pálidas ou palpitações cardíacas. A anemia na gravidez, geralmente ocorre devido aos baixos níveis de ferro, ácido fólico ou vitamina B no corpo da mulher, que são importantes para a produção de glóbulos vermelhos do sangue responsáveis por levar oxigênio e nutrientes para o bebê. 

Cuidados durante a 24ª semana

Na 24ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como: 

Durante a gravidez, é importante seguir as recomendações médicas, realizar as consultas pré-natais, tomar o ácido fólico ou suplementos indicados pelo médico.

Além disso, deve-se fazer atividades físicas liberadas pelo médico, como natação, hidroginástica ou caminhada, e ter uma alimentação nutritiva e balanceada, incluindo frutas, verduras e legumes frescos para garantir o fornecimento de nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê. Saiba mais sobre alimentação na gravidez.

Principais exames

A 24ª semana da gestação, é a última semana para realização do ultrassom morfológico, um exame indicado pelo obstetra para identificar a fase do desenvolvimento do bebê e avaliar possíveis anormalidades no feto como doenças ou malformações. Saiba como é realizado o ultrassom morfológico.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • VAZQUEZ, J. C. Heartburn in pregnancy. BMJ Clin Evid. 1411. 2015
  • HAN, S.; MALLAMPALLI, R. K. The role of surfactant in lung disease and host defense against pulmonary infections. Ann Am Thorac Soc. 12. 5; 765-74, 2015
  • SCHITTNY, J. C. Development of the lung. Cell Tissue Res. 367. 3; 427-444, 2017
  • TAWFIK, Hatem; et al. Embryologic and Fetal Development of the Human Eyelid. Ophthalmic Plastic and Reconstructive Surgery. 32. 6; 407-414, 2016
  • PARDI, Giorgio; CETIN, Irene. Human fetal growth and organ development: 50 years of discoveries. American Journal of Obstetrics and Gynecology. 194. 1088–1099, 2006
  • HOROWITZ, K. M.; INGARDIA, C. J.; BORGIDA, A. F. Anemia in pregnancy. Clin Lab Med. 33. 2; 281-91, 2013
  • KISERUD, T.; et al. The World Health Organization Fetal Growth Charts: A multinational longitudinal study of ultrasound biometric measurements and estimated fetal weight. PLoS Med. 14. 3; e1002284, 2017
Mais sobre este assunto: