Jaca: 10 benefícios e como consumir (com receitas)

A jaca é uma fruta que fornece diversos benefícios para a saúde, como combater a prisão de ventre, facilitar a perda de peso, ajudar a controlar a pressão arterial e prevenir o envelhecimento precoce.

Esses benefícios se devem ao fato da jaca ter ótimas quantidades de fibras, vitamina C e compostos antioxidantes, como flavonoides, saponinas, carotenoides e compostos fenólicos.

A jaca tem um aroma forte e sabor adocicado, podendo ser consumida ao natural, desidratada ou no preparo de sucos, doces e geleias. Já a fruta verde pode ser usada em receitas vegetarianas. Os caroços da jaca também podem ser consumidos cozidos, assados ou na forma de farinha.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da jaca para a saúde são:

1. Combater a prisão de ventre

A jaca contém uma ótima quantidade de fibras, que promovem a formação do bolo fecal e estimulam os movimentos naturais do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre.

Leia também: 12 melhores frutas laxantes (para soltar o intestino) tuasaude.com/frutas-laxantes

2. Equilibrar a pressão arterial

A jaca contém potássio, um mineral que ajuda eliminar o excesso de sódio do organismo, contribuindo assim para o equilíbrio da pressão arterial. Veja outros alimentos fonte de potássio.

Além disso, a jaca também contém vitamina C, carotenoides e flavonoides, antioxidantes que melhoram a saúde das artérias e melhoram a circulação de sangue, ajudando a prevenir a pressão alta.

3. Promover a perda de peso

Por ter ótimas quantidades de fibras, a jaca prolonga o tempo de digestão dos alimentos no estômago, controlando a fome ao longo do dia e promovendo, assim, a perda de peso.

É importante ressaltar que, para perder peso, a jaca deve fazer parte de uma alimentação saudável, associada à prática regular de atividades físicas.

4. Prevenir o envelhecimento precoce

A jaca contém vitamina C, flavonoides e carotenoides, compostos antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelo excesso de radicais livres, evitando o surgimento das rugas, flacidez e o envelhecimento precoce.

5. Evitar a diabetes

Por ser rica em fibras, a jaca diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, controlando os níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

Além disso, os antioxidantes presentes na jaca também fortalecem as células do pâncreas, equilibrando a produção de insulina e ajudando a controlar os níveis de glicose em pessoas que já possuem a diabetes.

6. Manter a saúde dos olhos

A jaca contém betacaroteno, luteína e zeaxantina, carotenoides que protegem os olhos contra os radicais livres e os raios ultravioletas do sol, ajudando a evitar situações como catarata e degeneração macular, uma doença que diminui a nitidez e a capacidade da visão.

7. Prevenir a anemia

Por ser uma boa fonte de vitamina C, um nutriente que promove a absorção do ferro dos alimentos, a jaca ajuda a combater a anemia.

Isto porque o ferro é fundamental para a produção de hemoglobina, um componente das hemácias do sangue que normalmente está diminuído na anemia.

8. Fortalecer o sistema imunológico

A jaca contém antioxidantes, como vitamina C, carotenoides e saponinas, que fortalecem e protegem as células do sistema imunológico contra os radicais livres, ajudando a proteger o organismo contra infecções causadas por vírus e bactérias.

9. Controlar o colesterol

As fibras presentes na jaca reduzem a absorção de gorduras no intestino, ajudando a controlar os níveis de colesterol no sangue e diminuindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose.

A jaca também contém flavonoides e carotenoides, que são compostos bioativos antioxidantes que impedem a oxidação das células de gordura, ajudando a controlar os níveis de colesterol no sangue.

10. Melhorar a disposição

Por conter boas quantidades de carboidratos, a jaca fornece energia para o cérebro, melhorando a disposição mental.

Além disso, essa fruta também pode ser uma ótima opção de pré-treino para quem pratica atividades, aumentando a energia e a força durante os treinos.

Leia também: Pré-treino: o que comer antes do treino (com opções de lanches) tuasaude.com/o-que-comer-antes-do-treino

A jaca engorda?

Quando consumida em uma dieta saudável, associada à prática de exercícios físicos regulares, a jaca não engorda ou atrapalha na manutenção do peso ou emagrecimento.

No entanto, quando é consumida em grandes quantidades, faz parte de uma alimentação desequilibrada, associada com o sedentarismo, a jaca pode engordar.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 150 g, o que equivale a 1 xícara de chá, de jaca:

Componentes

1 xícara de chá (150g) de jaca

Energia

143 calorias

Carboidratos

35 g

Proteínas

2,6 g

Gorduras

0,9 g

Fibras

2,3 g

Potássio

676 mg

Vitamina C

20,7 mg

Betacaroteno

92,1 mcg

Luteína + zeaxantina

237 mcg

É importante ressaltar que para se obter os benefícios da jaca, deve-se manter uma alimentação equilibrada e saudável e praticar atividades físicas regularmente.

Se deseja saber como incluir a jaca numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais próximo de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

A jaca madura pode ser consumida ao natural ou desidratada, ou ainda usada em preparações como sucos, sorvetes, geleias e doces. Já a jaca verde pode ser usada em receitas vegetarianas.

Além disso, os caroços da jaca também podem ser consumidos cozidos, assados ou na forma de farinha, que pode ser usada em bolos, pães, tortas e biscoitos.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de jaca, a recomendação mínima diária de frutas é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240 g por dia.

A jaca contém látex, um tipo de “cola” que gruda com muita facilidade e, por isso, é aconselhável untar os utensílios e/ou as mãos com óleo de soja ou azeite, por exemplo, antes de mexer nessa fruta.

Receitas saudáveis com jaca

Algumas receitas saudáveis com essa fruta são a carne e o doce de jaca:

1. Carne de jaca

Ingredientes:

  • 2 dentes de alho picados;
  • ½ cebola picada;
  • 1 tomate picado em cubos;
  • 1 e ½ xícara (de chá) de jaca verde;
  • 1 colher (de sopa) de cheiro-verde picado;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Água;
  • 2 colheres (de sopa) de azeite.

Modo de preparo:

Retirar a casca e cortar toda a polpa da jaca, com os caroços, em cubos médios. Em uma panela de pressão, refogar o alho e a cebola no azeite. Adicionar a polpa de jaca, os temperos e cobrir a jaca com a água.

Levar ao fogo para cozinhar por 10 minutos, após pegar pressão. Se preferir, pode-se retirar os caroços. Aguardar amornar e usar essa carne em receitas como coxinha, torta e empada.

2. Doce de jaca

Ingredientes:

  • 40 bagos de jaca madura sem caroço;
  • 1 xícara (de chá) de adoçante para forno e fogão;
  • 2 xícaras (de chá) de água;
  • 6 cravos.

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, colocar a polpa de jaca, a água, os cravos e o adoçante, e levar ao fogo médio por 10 minutos, após pegar pressão.

Tirar a panela do fogo e deixar esfriar. Transferir o doce para um pote com tampa e armazenar na geladeira.

Vídeos relacionados