Jaca: 8 benefícios e como usar (com receitas)

novembro 2022
  1. Benefícios
  2. Informação nutricional
  3. Receitas

A jaca é uma fruta que fornece diversos benefícios para a saúde, como combater a prisão de ventre, facilitar a perda de peso, ajudar a controlar a pressão arterial e prevenir o envelhecimento precoce.

Esses benefícios se devem ao fato dessa fruta ter ótimas quantidades de fibras, vitamina C e compostos antioxidantes, como flavonoides, saponinas, carotenoides e compostos fenólicos.

A polpa da jaca possui aroma forte e sabor marcante, podendo ser consumida ao natural, desidratada ou usada na preparação de sucos, doces e geleias. Já a fruta verde pode ser usada em receitas vegetarianas. Além disso, os caroços da jaca também podem ser consumidos cozidos ou assados.

Benefícios da jaca para a saúde

Por conter fibras, antioxidantes e carotenoides, os principais benefícios da jaca para a saúde são:

1. Combater a prisão de ventre

A jaca contém uma ótima quantidade de fibras que promovem a formação do bolo fecal e estimulam os movimentos naturais do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre. Conheça outras frutas que ajudam a combater a prisão de ventre.

2. Equilibrar a pressão arterial

A Jaca contém potássio, um mineral que ajuda eliminar o excesso de sódio do organismo, contribuindo assim para o equilíbrio da pressão arterial. Veja outros alimentos fonte de potássio.

Além disso, a jaca também contém vitamina C, carotenoides e flavonoides, antioxidantes que melhoram a saúde das artérias e facilitam a circulação de sangue, ajudando a prevenir a pressão alta.

3. Promover a perda de peso

Por ter ótimas quantidades de fibras, a jaca prolonga o tempo de digestão dos alimentos no estômago, controlando a fome ao longo do dia e promovendo, assim, a perda de peso.

4. Prevenir o envelhecimento precoce

A Jaca contém vitamina C, flavonoides e carotenoides, compostos antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelo excesso de radicais livres, evitando o surgimento das rugas, flacidez e o envelhecimento precoce.

5. Evitar a diabetes

Por ser rica em fibras, a jaca diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, controlando os níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

Além disso, os antioxidantes presentes na jaca também fortalecem as células do pâncreas, equilibrando a produção de insulina e ajudando a controlar os níveis de glicose em pessoas que já possuem a diabetes.

6. Manter a saúde dos olhos

A jaca contém betacaroteno, luteína e zeaxantina, carotenoides que protegem os olhos contra os radicais livres e os raios ultravioletas do sol, ajudando a evitar situações como catarata e degeneração macular, uma doença que diminui a nitidez e a capacidade da visão.

7. Prevenir a anemia

Por ser uma boa fonte de vitamina C, um nutriente que promove a absorção do ferro dos alimentos, a jaca ajuda a combater a anemia. Isto porque o ferro é fundamental para a produção de hemoglobina, um componente das hemácias do sangue que normalmente está diminuído na anemia.

8. Fortalecer o sistema imunológico

A jaca contém antioxidantes, como vitamina C, carotenoides e saponinas, que fortalecem e protegem as células do sistema imunológico contra os radicais livres, ajudando a proteger o organismo contra infecções causadas por vírus e bactérias.

A jaca engorda?

A jaca é uma fruta rica em fibras que ajudam a prolongar a saciedade, diminuindo a fome e a ingestão de alimentos ao longo do dia, o que pode ajudar na perda de peso.

No entanto, quando essa fruta é usada em preparações com muito açúcar e/ou gordura, como doces, geleias, frituras, tortas e sorvetes, a jaca pode engordar.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 150 g, o que equivale a 1 xícara de chá, de jaca:

Componentes

Quantidade em 1 xícara de chá (150g) de jaca

Energia

143 calorias

Carboidratos

35 g

Proteínas

2,6 g

Gorduras

0,9 g

Fibras

2,3 g

Potássio

676 mg

Vitamina C

20,7 mg

Betacaroteno

92,1 mcg

Luteína + zeaxantina

237 mcg

É importante ressaltar que para se obter os benefícios da jaca, deve-se manter uma alimentação equilibrada e saudável e praticar atividades físicas regularmente.

Como consumir

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de jaca, a recomendação mínima diária de frutas é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240 g por dia.

A jaca contém látex, um tipo de “cola” que gruda com muita facilidade e por isso é aconselhável untar os utensílios ou as mãos com óleo de soja ou azeite, por exemplo, antes de mexer nessa fruta.

A jaca madura pode ser consumida ao natural ou desidratada, ou ainda usada em preparações como sucos, sorvetes, geleias e doces. Já a jaca verde pode ser usada em receitas vegetarianas. Além disso, os caroços da jaca também podem ser consumidos cozidos ou assados.

Receitas saudáveis com jaca

Algumas receitas saudáveis com essa fruta são a carne e o doce de jaca:

1. Carne de jaca

Ingredientes:

  • 2 dentes de alho picados;
  • ½ cebola picada;
  • 1 tomate picado em cubos;
  • 1 e ½ xícara de jaca verde;
  • 1 colher de sopa de cheiro-verde picado;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Água;
  • 2 colheres de sopa de azeite.

Modo de preparo:

Retirar a casca e cortar toda a polpa da jaca, com os caroços, em pedaços grandes. Em uma panela, refogar o alho e a cebola no azeite. Adicionar a polpa de jaca, os temperos e cobrir a jaca com a água. Levar ao fogo para cozinhar por 10 minutos após pegar pressão. Se preferir, pode retirar os caroços. Aguar amornar e usar essa carne em receitas como coxinha, torta e empadão.

2. Doce de jaca

Ingredientes:

  • 40 bagos de jaca madura sem caroço;
  • 1 xícara de adoçante para forno e fogão;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, colocar a polpa de jaca e o adoçante, levando ao fogo médio por 10 minutos, depois que pegar pressão. Transferir para um pote com tampa, deixar esfriar e servir.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 15 nov 2022
  • INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Jaca: um estudo de sua química e uma resenha de sua história. 2017. Disponível em: <https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1515/JACA%20-%20UM%20ESTUDO%20DE%20SUA%20QUIMICA.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 15 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Fooddata central: jackfruit, raw. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/174687/nutrients>. Acesso em 15 nov 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

    12:40 | 123794 visualizações
  • 6 frutas para emagrecer mais rápido

    11:30 | 1430349 visualizações