Figo: 9 benefícios e como consumir (com receitas)

maio 2022

O figo, conhecido pelo nome científico Ficus carica, é uma fruta que tem ótimas quantidades de fibras que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e prolongar a saciedade ao longo do dia, favorecendo a perda de peso, além de prevenir a diabetes.

Além disso, o figo também contém carotenoides, antocianinas e flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que combatem o radicais livres e fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir situações, como envelhecimento precoce, câncer, aterosclerose e infarto.

O figo de casca roxa e verde são os tipos mais conhecidos dessa fruta, que têm um sabor levemente adocicado e são geralmente encontrados em supermercados, feiras e mercados municipais. O figo pode ser consumido fresco, desidratado ou em calda, ao natural ou usado em preparações como compotas e saladas. Além disso, as folhas da figueira, a árvore que produz o figo, também pode ser usada no preparo de chás.

Benefícios do figo para a saúde

O consumo do figo pode promover os seguintes benefícios à saúde:

1. Combate a prisão de ventre

O figo tem boas quantidades de fibras, que ajuda a hidratar e formar o bolo fecal, favorecendo a eliminação das fezes e combatendo a prisão de ventre. Conheça outras frutas que ajudam a combater a prisão de ventre.

Além disso, o figo também contém propriedades bactericidas e antioxidantes, e, por isso, estimula a produção das bactérias benéficas do intestino, mantendo a flora intestinal equilibrada e promovendo o bom funcionamento do intestino.

2. Evita a pressão alta

Por conter potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, o figo favorece o controle da pressão arterial, evitando complicações, como infarto e derrame.

Além disso, o figo também é rico em flavonoides, antocianinas e cumarinas, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que melhoram o relaxamento das artérias, facilitando a circulação de sangue e evitando a pressão alta.

3. Ajuda na perda de peso

O figo tem boas quantidades de água e fibras, ajudando a prolongar a saciedade e diminuir a fome ao longo do dia, sendo uma boa opção para incluir em dietas para perda de peso.

4. Previne o risco de câncer

Por ser rico em antioxidantes, o figo ajuda a combater o excesso de radicais livres e fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o risco do surgimento de alguns tipos de câncer, como cólon, ovário e mama.

5. Ajuda a prevenir e controlar a diabetes

O figo tem boas quantidades de fibras, nutriente que diminui a velocidade de absorção do açúcar no organismo, ajudando a equilibrar os níveis de glicose e insulina no sangue.

Por conter ótimas quantidades de antioxidantes, o figo também ajuda a fortalecer e proteger as células do pâncreas contra os radicais livres, equilibrando os níveis do hormônio insulina e evitando a resistência à insulina e diabetes.

6. Diminui colesterol e triglicerídeos

Por conter fibras, o figo ajuda a reduzir a absorção da gordura dos alimentos pelo intestino, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e evitando complicações, como aterosclerose, derrame e infarto.

Além disso, o figo também é rico em flavonoides e carotenoides, compostos com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, impedindo a oxidação das células de gordura e equilibrando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

7. Fortalece o sistema imunológico

O figo contém ótimas quantidades de flavonoides, carotenoides e quercetina, compostos antioxidantes que fortalecem as células do sistema imunológico contra infecções e inflamações, ajudando na prevenção da gripe, resfriado e rinite alérgica.

8. Pode ajudar a evitar a osteoporose

O figo contém cálcio, fósforo e magnésio, minerais que participam da formação e manutenção da saúde dos ossos, ajudando a evitar a osteopenia e osteoporose.

9. Previne o envelhecimento precoce

Por ser rico em compostos antioxidantes, como antocianinas, quercetina e limoneno, o figo ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque combate os radicais livres, que são responsáveis pelos danos às células da pele, prevenindo a flacidez e a formação de rugas. Conheça outros alimentos antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g de figo fresco e de figo desidratado:

Componentes

Figo fresco (100g)

Figo desidratado (100g)

Energia

79 calorias

270 calorias

Carboidratos 

16,3 g

58,3 g

Gorduras

0,5 g

0,6 g

Proteína

0,9 g

2,3 g

Fibra

2,3 g 

11 g

Vitamina A

8 mcg

11 mcg

Carotenos

50 mcg

65 mcg

Vitamina B1

0,03 mg

0,07 mg

Vitamina B2

0,02 mg

0,06 mg

Vitamina B3

0,3 mg

0,8 mg

Vitamina B6

0,11 mg

0,22 mg

Vitamina C

1 mg

1 mg

Vitamina K4,7 mcg15,6 mcg

Ácido fólico

7 mcg

9 mcg

Potássio

170 mg

940 mg

Cálcio

35 mg

240 mg

Fósforo

29 mg

72 mg

Magnésio 

20 mg

86 mg

Ferro

0,6 mg

2,6 mg

É importante ressaltar que para se obter os benefícios com o consumo do figo, é fundamental também manter uma dieta balanceada e saudável, associada à prática regular de atividades físicas.

Como consumir

O figo é uma fruta que pode ser consumida fresca, desidratada ou na forma de conserva, em calda, podendo ser ingerido ao natural ou adicionada em preparações como compotas  e saladas.

No entanto, é importante priorizar o consumo da fruta fresca e com a casca, porque esta forma contém menos calorias e açúcar que as versões desidratadas e em calda.

A quantidade recomendada de figos, em uma dieta equilibrada, é de 2 unidades médias frescas ou 1 unidade desidratada por dia.

Além disso, também é possível preparar o chá com as folhas da figueira. Para isso, basta colocar 3 folhas médias, sem o caule e cortadas em pedaços, em 200 ml de água fervente. Tampar, deixar repousar por 5 a 10 minutos, coar e beber em seguida.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

O consumo excessivo de figo pode causar diarreia, cólicas abdominais e enjoos.

Pessoas que usam medicamentos para controle da diabetes ou pressão arterial, devem consultar um médico antes de consumir o chá de folhas de figo, porque o uso do chá pode causar hipoglicemia ou pressão baixa nestas situações.

Receitas saudáveis com figo

O figo pode ser usado em receitas saudáveis, como saladas, compotas ou torradas.

1. Salada de rúcula, nozes e figo

Ingredientes:

  • 3 xícaras de chá de rúcula;
  • 1/4 xícara de chá de nozes picadas;
  • 2 figos frescos picados;
  • 10 folhas de manjericão fresco;
  • 30 g de queijo de cabra ou mussarela em cubos;
  • Sal, pimenta e vinagre balsâmico a gosto;
  • 1 cebola roxa.

Modo de preparo:

Lavar bem e secar as folhas de rúcula e manjericão. Picar as folhas e colocar em uma tigela. Cortar a cebola em rodelas finas e acrescentar às folhas. Colocar os demais ingredientes na tigela e temperar com azeite, sal, vinagre balsâmico e pimenta a gosto.

2. Torrada com ricota e figos

Ingredientes:

  • 3 fatias médias de pão integral;
  • 30 g de ricota;
  • 2 figos frescos;
  • 1 colher de chá de tomilho fresco ou seco;
  • 1 colher de sobremesa de mel.

Modo de preparo:

Levar os pães ao forno para dourar um pouco. Enquanto isso, misturar a ricota com o tomilho e cortar os figos em fatias médias. Espalhar 1 colher de chá de ricota temperada nas torradas. Colocar 2 rodelas de figo sobre a ricota e finalizar com um fiozinho de mel.

3. Compota de figo sem açúcar

Ingredientes:

  • 1 kg de figos frescos;
  • 500 ml de água;
  • 1 pau de canela;
  • Suco de 1/2 limão.

Modo de preparo:

Lavar bem e cortar os figos em 4 pedaços. Em uma panela colocar os figos, a água, a canela e o limão, e levar ao fogo médio. Quando a mistura começar a ferver, abaixar o fogo, deixando cozinhar por 30 minutos. Após amornar retirar o pau de canela, amassar os figos com um garfo e colocar a compota em uma jarra de vidro com tampa. Esta compota pode ser usada para acompanhar torradas, crepes, saladas ou carnes, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em maio de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em maio de 2022.

Bibliografia

  • PALMEIRA, Luís et al. Nutritional, chemical and bioactive profiles of different parts of a Portuguese common fig (Ficus carica L.) variety. Elsevier. 1-10, 2019
  • MAWA, Shukranul, et al. Ficus carica L. (Moraceae): Phytochemistry, Traditional Uses and Biological Activities. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 1-9, 2013
Mostrar bibliografia completa
  • DEEPA, Ponnuvel et al. A role of Ficus species in the management of diabetes mellitus: A review. Journal of Ethnopharmacology. Vol.2018. 6.ed; 210-232, 2018
  • SPRINGER. Flavonoids – Food Sources, Health Benefits, and Mechanisms Involved. 2017. Disponível em: <https://link.springer.com/referenceworkentry/10.1007%2F978-3-319-54528-8_54-1#citeas>. Acesso em 24 dez 2021
  • Pharmaceutical Biology. Evaluation of antihypertensive potential of Ficus carica fruit. Alamgeer et al. Vol.55. 1.ed; 1047–1053, 2017
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR. Composição de Alimentos. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/search>. Acesso em 24 dez 2021
  • ZHANG, Yu et al. Extracts and components of Ficus carica leaves suppress survival, cell cycle, and migration of triple-negative breast cancer MDA-MB-231 cells. OncoTargets and Therapy . Vol.2018. 11.ed; 4377–4386, 2018
  • U.S DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Figs, dried, uncooked. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/746768/nutrients>. Acesso em 23 dez 2021
  • DI MINNO Alessandro et al. Old and new oral anticoagulants: Food, herbal medicines and drug interactions. Blood Reviews. 31. 4; 193-203, 2017
  • SOLTANA Hala et al. Antitumoral activity of Ficus carica L. on colorectal cancer cell lines. Cellular and molecular biology. 65. 6; 6-11, 2019
  • ZOU Qianhui et al. Ficus carica polysaccharide attenuates DSS-induced ulcerative colitis in C57BL/6 mice. Food & Function journal. 11. 7; 6666-6679, 2020
  • BAEK Hyang-Im et al. Randomized, double-blind, placebo-controlled trial of Ficus carica paste for the management of functional constipation. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition. 25. 3; 487-496, 2016
  • RTIBI Kaiis et al . Ficus carica aqueous extract alleviates delayed gastric emptying and recovers ulcerative colitis-enhanced acute functional gastrointestinal disorders in rats. Journal of Ethnopharmacology. 224. 242-249, 2018
  • BHASKAR Shamkant et al. Traditional uses, phytochemistry and pharmacology of Ficus carica : A review. Pharmaceutical Biology . 52. 11; 1-17, 2014
  • Ficus carica L. (Moraceae): Phytochemistry, Traditional Usesand Biological Activities. Hindawi Publishing Corporation. 1-8, 2013
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Figo (5 variedades). Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?20400>. Acesso em 22 dez 2021
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Figo seco. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?20851>. Acesso em 22 dez 2021
  • AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION. Food exchange lists. Disponível em: <https://www.nhlbi.nih.gov/health/educational/lose_wt/eat/fd_exch.htm>. Acesso em 22 dez 2021
  • REDONDO Luís. A fibra terapêutica. 2º. São Paulo: Byk Química, 63-67.
  • PINTO João. Nutracêuticos e alimentos funcionais. 1º. Portugal: LIDEL, 2014. 50-51.
  • FERREIRA, Célia L. L.. Prebióticos e probióticos - Atualização e prospecção. 2. Brasil: Rubio, 2018.
  • DIRETRIZES MUNDIAIS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE GASTROENTEROLOGIA . Probióticos e prebióticos . 2011. Disponível em: <https://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/file/guidelines/probiotics-portuguese-2011.pdf>. Acesso em 28 out 2019
  • SAAD, Susana Marta Isay. Probióticos e prebióticos: o estado da arte. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. 42. 1; 2006
  • COUTO, Cinthia de Carvalho. Alimentos Prebióticos - Uso e disponibilidade no mercado. Disponível em: <http://www.unirio.br/ccbs/nutricao/ppgan_pt/alimentacao-e-saude/palestras/2015/alimentos-prebioticos-uso-e-disponibilidade-no-mercado>.
  • JOURNAL OF THE ACADEMY OF NUTRITION AND DIETETICS. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Health Implications of Dietary Fiber. Academy of Nutrition and Dietetics. 115. 11; 1861-1870, 2015
  • PAPANDREOU Dimitrios, TUL Zujaja et al. The Role of Soluble, Insoluble Fibers and Their Bioactive Compounds in Cancer: A Mini Review. Food and Nutrition Sciences. 6. 1-11, 2015
  • DREHER Mark. Role of fiber and healthy dietary patterns in body weight regulation and weight loss. Advances in Obesity Weight Management & Control. 3. 5; 244-255, 2015
  • HILLS Ronald, PONTEFRACT Benjamin et al. Gut Microbiome: Profound Implications for Diet and Disease. Nutrients. 11. 1-40, 2019
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

    12:40 | 127285 visualizações
  • 8 Melhores frutas para DIABETES

    16:43 | 404445 visualizações
  • 6 frutas para emagrecer mais rápido

    11:30 | 1430712 visualizações