Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a fibrilação ventricular, sintomas e tratamento

Atualizado em Outubro 2019

A fibrilação ventricular consiste numa alteração do ritmo cardíaco, devido a uma alteração dos impulsos elétricos irregulares, que fazem com que os ventrículos tremam inutilmente e o coração bata rapidamente, em vez de bombear sangue para o resto do corpo, resultando em sintomas como dor no peito, aumento dos batimentos cardíacos, ou mesmo perda de consciência.

A fibrilação ventricular é a causa principal de morte súbita cardíaca e é considerada uma emergência médica, devendo por isso ser assistida rapidamente, podendo ser necessário recorrer à ressuscitação cardíaca e a um desfibrilador.

O que é a fibrilação ventricular, sintomas e tratamento

Quais os sinais e sintomas

A fibrilação ventricular pode ser identificada através de sinais e sintomas como dor no peito, batimentos do coração muito rápidos, tonturas, enjoo e dificuldade para respirar.

Na maior parte dos casos, a pessoa perde a consciência e não é possível identificar estes sintomas, sendo apenas possível medir o pulso. Caso a pessoa não tenha pulsação, é sinal de paragem cardiorrespiratória, sendo muito importante chamar a emergência médica e iniciar a reanimação cardíaca. Saiba como salvar a vida de uma vítima de parada cardiorrespiratória.

Possíveis causas

Geralmente, a fibrilação ventricular resulta de um problema nos impulsos elétricos do coração devido a um ataque cardíaco ou lesões no coração que tenham resultado de um ataque cardíaco no passado.

Além disso, alguns fatores podem aumentar o risco de sofrer de fibrilação ventricular, como:

  • Já ter sofrido de um ataque cardíaco ou de fibrilação ventricular;
  • Sofrer de um defeito de coração congênito ou de uma cardiomiopatia;
  • Tomar um choque;
  • Usar drogas, como cocaína ou metanfetamina, por exemplo;
  • Ter um desequilíbrio de eletrólitos, como potássio e magnésio, por exemplo.

Conheça os alimentos que contribuem para um coração saudável.

Como é feito o diagnóstico

Não é possível fazer um diagnóstico devidamente antecipado da fibrilação ventricular, por ser uma situação de emergência, sendo que o médico apenas pode medir a pulsação e monitorar o coração.

Porém, depois da pessoa estar estável, podem-se fazer exames, como eletrocardiograma, testes de sangue, raio-X ao peito, angiograma, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para perceber o que pode ter causado a fibrilação ventricular.

Em que consiste o tratamento

O tratamento de emergência consiste na reanimação cardíaca e na utilização de um desfibrilador, que geralmente regula novamente o ritmo cardíaco. Depois disso, o médico pode receitar remédios antiarrítmicos para serem usados diariamente e/ou em situações de emergência, e recomendar a utilização de um cardioversor desfibrilador implantável, que é um dispositivo médico que se implanta no interior do corpo. 

Além disso, caso a pessoa sofra de doença coronariana, o médico pode recomendar uma angioplastia ou a inserção de um marcapasso. Saiba mais sobre doença coronariana e como é feito o tratamento.


Bibliografia

  • PORTO, Celmo Celeno. Doenças do coração - Prevenção e tratamento. 2.ed. Guanabara Koogan, 2005. 325-326.
  • MAYO CLINIC. Ventricular fibrillation. Link: <www.mayoclinic.org>. Acesso em 01 Out 2019
  • SABARÁ - HOSPITAL INFANTIL. Fibrilação Ventricular. Link: <www.hospitalinfantilsabara.org.br>. Acesso em 01 Out 2019
  • MERCK MANUAL PROFESSIONAL VERSION. Ventricular Fibrillation (VF). Link: <www.merckmanuals.com>. Acesso em 01 Out 2019
  • MORENO, Javier et. al.. Corrientes iónicas y dinámica de la fibrilación ventricular. Rev Esp Cardiol.. 57. 1; 69-79, 2004
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem