Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como salvar uma vítima de Parada Cardiorrespiratória

A parada cardiorrespiratória é o momento em que o coração deixa de funcionar e a pessoa deixa de respirar, sendo necessário fazer uma massagem cardíaca para fazer com que o coração volte a bater.

A parada cardiorrespiratória pode ser gerada por diversas causas, mas, na maior parte das vezes, ela ocorre devido a problemas cardíacos. Ela pode acontecer quando a pessoa está aparentemente saudável ou quando já se encontra no hospital, mesmo já estando em tratamento.

Como salvar uma vítima de Parada Cardiorrespiratória

Primeiros socorros na parada cardiorrespiratória

O que se deve fazer na parada cardiorrespiratória é chamar imediatamente uma ambulância, ligando para o número 192, e iniciar a massagem cardíaca, para que a pessoa tenha mais chances de sobreviver. Para fazer a massagem cardíaca e a respiração boca a boca é preciso:

  1. Chamar pela vítima, na tentativa de verificar se está consciente ou não;
  2. Caso a pessoa esteja inconsciente, deve-se iniciar o Suporte Básico de Vida, verificando se a vítima respira e se há ruídos de saída de ar pela boca ou nariz da vítima;
  3. Caso a pessoa respire normalmente, deve-se colocar em posição lateral de segurança e ligar para o 192, caso contrário, deve-se ligar imediatamente para o serviço de saúde e iniciar as manobras de suporte básico de vida;
  4. Desapertar as roupas para facilitar a respiração e inclinar a cabeça da vítima para trás, para facilitar a passagem do ar pela garganta;
  5. Em seguida, devem-se fazer 30 compressões torácicas de forma ritmada, seguidas de duas insuflações, também chamado de respiração boca-a-boca, que podem ser feitas com auxílio de uma máscara específica, caso a pessoa que esteja a auxiliar, não se sinta confortável para fazer respiração boca-a-boca.

As compressões e insuflações devem ser feitas até que a vítima recupere a consciência ou até que o socorro chegue, devendo informar ao socorrista o que foi feito, quantos ciclos de compressões torácicas foram feitos, se foi feita insuflação e o que aconteceu.

Esse vídeo leve e divertido mostra o que fazer caso encontre uma vítima de parada cardiorrespiratória na rua:

Massagem Cardíaca | Como Fazer

138 mil visualizações

Sintomas de parada cardiorrespiratória

Os principais sintomas da parada cardiorrespiratória são dor forte no peito, falta de ar, suor frio, sensação de palpitação, tonturas e desmaio e visão turva ou embaçada.

Além destes sintomas, surgem sinais como a ausência de pulso e falta de movimentos respiratórios, o que indica claramente que o coração parou de bater e que a pessoa deixou de respirar.

Principais causas

A parada cardiorrespiratória pode ser causada por diversas situações, como por exemplo sangramentos, hemorragia, acidentes, infecções generalizadas, problemas neurológicos, infarto agudo do miocárdio, infecção respiratória, falta de oxigênio e falta ou excesso de açúcar no sangue, por exemplo.

Independentemente das causas, a parada cardiorrespiratória é uma situação muito grave que necessita de atendimento médico urgente. Conheça outras causas da parada cardíaca.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem