A parada cardiorrespiratória é o momento em que o coração deixa de funcionar e a pessoa deixa de respirar, sendo necessário fazer uma massagem cardíaca para fazer com que o coração volte a bater.
O que se deve fazer caso isso aconteça é chamar imediatamente uma ambulância, ligando para o número 192, e iniciar o suporte básico de vida:
- Chamar pela vítima, na tentativa de verificar se está consciente ou não;
- Verificar se a pessoa realmente não está respirando, colocando o rosto perto do nariz e da boca e observando se o peito se mexe com as respirações:
- Se estiver respirando: colocar a pessoa na posição lateral de segurança, esperar a ajuda médica e avaliar frequentemente se a pessoa continua respirando;
- Se não estiver respirando: deve-se iniciar a massagem cardíaca.
- Para fazer a massagem cardíaca deve-se seguir os passos:
- Colocar a pessoa de barriga para cima numa superfície dura, como uma mesa ou o piso;
- Posicionar as duas mãos no ponto médio entre os mamilos da vítima, uma em cima da outra, com os dedos entrelaçados;
- Fazer compressões sobre o peito da vítima, com os braços esticados e fazendo pressão para baixo, até que as costelas desçam cerca de 5 cm. Manter as compressões a um ritmo de 2 compressões por segundo, até a chegada da ajuda médica.
A massagem cardíaca também pode ser feita intercalando 2 respirações boca a boca a cada 30 compressões, porém, caso seja uma pessoa desconhecida ou caso não se sinta à vontade para fazer as respirações, as compressões devem ser mantidas de forma contínua até à chegada da ambulância.
A parada cardiorrespiratória pode ser acontecer por diversas causas, mas, na maior parte das vezes, ela ocorre devido a problemas cardíacos. Ainda assim, pode acontecer quando a pessoa está aparentemente saudável. Veja as principais causas da parada cardiorrespiratória.
Este vídeo leve e divertido mostra o que fazer caso encontre uma vítima de parada cardiorrespiratória na rua:
Sintomas de parada cardiorrespiratória
Antes da parada cardiorrespiratória a pessoa pode apresentar sintomas como:
- Dor forte no peito;
- Intensa falta de ar;
- Suores frios;
- Sensação de palpitação;
- Visão turva ou embaçada.
- Tonturas e sensação de desmaio.
Depois deste sintomas, a pessoa pode desmaiar e os sinais que mostram que pode estar em parada cardiorrespiratória incluem ausência de pulso e falta de movimentos respiratórios.
Principais causas
A parada cardiorrespiratória pode ser causada por diversas situações, como por exemplo sangramentos, hemorragia, acidentes, infecções generalizadas, problemas neurológicos, infarto agudo do miocárdio, infecção respiratória, falta de oxigênio e falta ou excesso de açúcar no sangue, por exemplo.
Independentemente das causas, a parada cardiorrespiratória é uma situação muito grave que necessita de atendimento médico urgente. Conheça outras causas da parada cardíaca.