Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos para fortalecer o cabelo

Os alimentos para fortalecer o cabelo são, principalmente, alimentos ricos em proteína, como peixe, ovo, carne, gelatina, leite e derivados porque as proteínas são compostas por aminoácidos, como a queratina, que protegem e fortalecem os fios de cabelo, prevenindo e tratando a queda de cabelo.

No entanto, também é importante fazer ingestão de certas vitaminas e minerais como o zinco, ferro, ômega 3 ou biotina, que são essenciais para o crescimento do cabelo, motivo pelo qual é sempre importante manter uma alimentação equilibrada.

Esta dieta deve ser mantida por, pelo menos, 3 meses para permitir que o cabelo se fortaleça, porém, se, mesmo assim, a fragilidade do fio se mantiver é importante consultar um dermatologista ou um clínico geral para avaliar se pode ser sinal de algum problema, como anemia ou hipotireoidismo, por exemplo.

Alimentos para fortalecer o cabelo

Algumas recomendações para fortalecer o cabelo, prevenir a queda e manter os fios saudáveis são:

1. Consumir peixe e sementes

Para manter um cabelo saudável e prevenir a queda é importante consumir alimentos ricos em ômega 3 como o salmão, sardinha, arenque, atum, sementes de chia e linhaça, assim como nozes, óleo de linhaça ou de canola.

Os alimentos ricos em ômega 3 são anti-inflamatórios e alguns estudos indicam que podem ter benefício para a alopecia, uma condição onde acontece uma perda rápida e repentina do cabelo.

2. Ingerir mais vitamina A

O consumo de alimentos como cenouras, tomate, melão, papaia, pimentão, beterraba ou espinafres é importante para o crescimento saudável do cabelo devido ao seu conteúdo em vitamina A. Além disso, como esta vitamina é um potente antioxidante, cuida dos folículos pilosos, evitando os danos provocados pelos radicais livres, que acabariam enfraquecendo os fios.

Em pessoas com alopecia são identificados baixos níveis de betacarotenos, que são um percursor da vitamina A, motivo pelo qual o médico pode sugerir a suplementação com esta vitamina. No entanto, esta suplementação deve ser sempre orientada por um profissional de saúde, já que doses muito elevadas podem ser tóxicas para o cabelo, causando queda.

3. Incluir frutas cítricas na dieta

A ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, a tangerina, o abacaxi, o morango, o kiwi ou o limão, é necessária para a produção de colágeno, uma proteína que forma parte importante da estrutura dos fios de cabelo.

Além disso, a vitamina C é outro potente antioxidante e também ajuda o corpo a absorver melhor o ferro da alimentação, que é essencial para o crescimento do cabelo.

4. Aumentar o consumo de frutos secos

Os alimentos como o amendoim, a avelã, a amêndoa, a aveia, as nozes ou o caju são ricos em biotina, uma vitamina do complexo B que é importante para o desenvolvimento do folículo pilose, prevenindo a progressão da calvície.

5. Consumir alimentos ricos em minerais

Incluir na dieta feijão, ovo, beterraba ou fígado, por exemplo, proporciona a quantidade de ferro necessário para a saúde do cabelo. Ao contrário, a sua deficiência está associada à queda, já que o ferro ajuda na oxigenação dos tecidos do couro cabeludo. Veja uma lista com outros alimentos ricos em ferro.

Outro mineral importante é o zinco, que tem o papel importante do crescimento, desenvolvimento e reparação do cabelo. A sua deficiência pode fazer com que o cabelo se torne fino, quebradiço e sem brilho. Além disso, também é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em silício, sendo que este é um mineral que se associa ao colágeno para que a fibra do cabelo fique mais saudável. Alguns alimentos ricos em zinco e silício são os frutos secos, como a amêndoa, o amendoim ou a castanho do Pará.

6. Incluir carne na dieta

As carnes, tanto brancas como vermelhas, além de conterem boas quantidade de proteínas e aminoácidos, que são essenciais para o cabelo, também fornecem colágeno, que é muito importante para a estrutura, firmeza e elasticidade do cabelo.

O colágeno pode ainda ser utilizado na forma de suplemento alimentar diário, na forma de cápsulas, sob orientação de um médico ou nutricionista. Confira como tomar o suplemento de colágeno.

Cardápio de 3 dias para um cabelo saudável

Este cardápio serve como exemplo para uma alimentação de 3 dias rica em alimentos que ajudem a ter um cabelo mais forte e saudável:

RefeiçõesDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhãOvos mexidos com espinafres + 1 fatia de pão integral torrada + 1 copo de suco de laranja2 panquecas de aveia + 2 colheres (de sopa) de manteiga de amendoim + 1 banana fatiada2 fatias de pão integral com queijo ricotta + 1 copo de suco de abacaxi
Lanche da manhã1 tangerina1 copinho de gelatina1 fatia de mamão
Almoço/ Jantar100 g de bife de frango + 180 g de arroz cozido + 180 g de feijões + 1 salada de brócolis e cenoura100 g de salmão + 2 batatas + salada de feijão verde com cenoura100 g de filete de peru + purê de abóbora + salada de alface, tomate e cebola + 6 amêndoas
Lanche da tarde1 iogurte natural com morangos e 1 colher (de sobremesa) de chia2 torradas com queijo ricottaMousse de abacate e chocolate

Receitas para fortalecer o cabelo

Algumas receitas que contêm todos os nutrientes importantes para fortalecer o cabelo e que se pode fazer em casa são:

1. Vitamina de mamão e aveia

Alimentos para fortalecer o cabelo

Esta vitamina é uma ótima forma de consumir todos os nutrientes referidos como proteínas, ômega 3, zinco e vitamina A que ajudam a fortalecer o cabelo, tornando-o menos quebradiço e mais brilhante.

Ingredientes

  • 200 ml de gelatina dissolvida
  • 25 g de farelo de aveia
  • 100 g de abacate
  • 150 g de mamão
  • 1 iogurte natural
  • 1 castanha do pará

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Beber esta vitamina, no mínimo, uma vez por semana.

Para saber mais sobre esta vitamina, veja o vídeo:

Vitamina para fortalecer o cabelo

663 mil visualizações

Nesta vitamina, não há nenhum alimento rico em ferro porque o iogurte diminui a absorção do ferro. Desta forma, para que o cabelo não caia e fique mais forte, o ferro deve ser ingerido nas principais refeições, sendo que se a fonte de ferro for de origem vegetal, como feijão ou ervilhas, deve-se ingerir também uma fonte de vitamina C como laranja ou pimentão. Saiba mais em: Alimentos ricos em ferro.

2. Mousse de chocolate com abacate

Alimentos para fortalecer o cabelo

Esta é uma excelente opção para consumir como sobremesa ou como um lanche durante o dia, sendo rico em antioxidantes que ajudam a fortalecer o cabelo, assim como manter a pele jovem e saudável.

Ingredientes

  • 1 abacate médio;
  • 2 colheres (de sopa) de cacau em pó;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco;
  • 3 colheres (de sopa) de mel.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma consistência cremosa. Rende cerca de 5 porções.

Bibliografia >

  • PUJOL, Ana Paulo. Nutrição aplicada à estética. 1.ed. Brasil: Rubio Editora, 2011. 346-347.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem